Qual a melhor escala para impovisar??

    Autor Mensagem
    edson_slash
    Veterano
    # dez/03


    Sempre que improvisamos acabamos em PEtatonica, Pentatonicas blues note, maiores e e menores, sabemos que temos mais um monte de escalas cromaticas, modos Gregosm frigios... um monte...agora como que podemos na hora de improvisar colocar tudo isso na harmonia...

    jimmypagelf
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    e so enventar e botar para fora(imaginação) essa e minha regra

    edson_slash
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Mais a variação de um "modo" pra outro...sera que não confunde não?

    jimmypagelf
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    jimmypagelf


    cara se vc me perguta,, me fassa a escala de do cinseramente,, vou fazer ela pela metade,, mas me pede para fazer uma improvisação,,,, ai sou fera,,,sou meio assim, por que nunca peguei aula,, eu vou pelos guitarristas,, pego o que eles fazem e mando ve,,, eu posso esta fazendo altas escalas, mas nem percebo

    n

    nobre
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    tem que abrir o ouvido cara... tem hora q a gente toca uma escala diferente e fala putz q merda hueuhehue
    tem q saber tirar som legal de escalas dissonantes , esquisitas mesmo
    tipo pega uma melodia e vai solando com todas as tonalidades possiveis e imaginaveis, mesmo as que nao tem nada a ver com o campo harmonico da base, tentando buscar nessa escala as notas que agradam, e fugindo na hora certa, das mais "fora"
    tendo criatividade não precisa pegar escala egipcia, grega, marciana , pra inovar nos solos!

    jimmypagelf
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    não precisa pegar escala egipcia, grega, marciana


    essa foi boa

    driveguy
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    o q também ajuda bastante em horas q vc num consegue encaixar um solo de jeito nenhum é arpegiar...

    Homem Cueca
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    pentas rulez....eolio rulez, dorico rulez, e jonio rulez...

    GuitarMetal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Fala serio, galera ...
    improvisar o tempo todo de ouvido ... vc acaba ficando repetivo. As ideias vao se esgotando, as frases vao se esgotando.
    Quando vc utiliza uma escala apropriada para uma determinada harmonia, por mais sem assunto que estiver o seu improviso, pelo menos vai soar correto.
    Quer uma dica ?
    Estude as escalas sim. E muito.
    Improvise sem pensar nelas tb.
    Depois tente juntar as duas formas.

    driveguy
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    O q eu curto faze é mistura a escala menor natural com a cromática. e improvisar com uma velocidade moderada.

    Homem Cueca
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    a harmeolio eh mto boa tmb...

    GuitarMetal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    A sonoridade de cada escala fica mais ou menos agradável dependendo da harmonia que tá rolando ...

    Dependendo da harmona: harmeolio é o máximo ...
    Dependendo da harmona: Jonio (diatonica ou maior) mesmo é o bicho.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/03
    · votar


    Pegue os modos que você já conhece. Agora escolha um tom. Vamos no Cm por exemplo.

    Faça este acorde de Cm em um programa de computador por exemplo e deixe ele rolar.

    Agora experimente solar um Cm eólio, depois um Cm frígio e um Cm dórico. Analise cada um deles e veja qual expressa (pra você) uma sensação de alegria, melancolia, tristeza, saudade, enfim. Tudo depende o que você quer transmitir no momento da improvisação depende destas diferenças que "você" faz nessas escalas sobre um acorde específico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a melhor escala para impovisar??