Nem Yngwie, nem Slash; Ernesto Nazareth! "Apanhei-te; cavaquinho" - De Ros.

Autor Mensagem
nofear
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros
Po cara, legal quando vc faz esse som! Toco cavaquinho e gosto dessas suas versões!

Dogs2
Veterano
# ago/10 · Editado por: Dogs2
· votar


De Ros
Falei isso por se tratar de um gênero tipicamente Brasileiro e com uma riqueza harmonica e melodica muito vasta, assim como a musica erudita européia.

Claro que a música do velho continente tem uma imensidade de compositores e estilos, mas lembrando que o Brasil tem só 500 anos de história, esse paralelo não me parece incongruente.

Acho eu.

Hehehehe, Abraço!

Putz! Incongruente! Faz anos que não escrevo essa palavra!!!


Na boa, respeito seu ponto de vista mas eu penso que não tem como comparar por esse aspecto. Aliás, ter razão vc tem, mas se vc compara por esse aspecto (harmonia e melodia), é uma análise plausível sob o ponto de vista do choro mas extremamente superficial no ponto de vista da música erudita. O choro tem uma riqueza harmônica e melódica ótima e ele, por si, deve ser abordado por aí. Mas o barato da música erudita nunca foi "riqueza" harmônica e nem melódica, e nem contrapontística, mas sim o tratamento de uma idéia musical. Ela tá intimimamente relacionada com a melodia e a harmonia SIM, e aliás, ela é melódica por si só (salvo exceções), mas o tratamento dela, suas variações e seu caráter implícito e até subliminar durante o curso da música, soando quase que como uma defesa de uma idéia num texto, é que é o "tchan" (no sentido não-axezístico) da música erudita. O que forma a complexidade, linguagem e "gramática" dela é isso e ela deve ser abordada por aí, aliás, analisar música erudita (salvo exceções e intenções) sem começar por estruturação de idéias não serve pra muita coisa. No máximo demonstra um efeito, mas raramente mostra uma intenção de "diálogo" (vamos dizer assim) do compositor. Já no choro acredito que seja o melhor caminho abordar por esse ângulo. Enfim, nem discordei de vc, mas achei importante meter a colher, só pra ficar claro que a forma de compor, abordar e tudo mais da música erudita não tem praticamente nada a ver com estilos populares, apesar de nenhum estar errado ou ser pior que o outro.
E não to dizendo que é o seu caso POR FAVOR, mas minha pouca experiência constata que quem veio do popular pra se enveredar em erudito e até mesmo regentes (por incrível que pareça regentes. Claro que não um puta regente, mas regentes bem respeitados até) têm geralmente muita dificuldade em compreender isso, aqui no Brasil.

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


AB-JDR-94HI

O Romeo é bom demais! Tem muita fluência ao tocar e é um grande compositor. Sabe muito de harmonia!

makumbator

Bah velho, fico sempre muito feliz com os teus comentários, tu é um cara que sabe incentivar teus colegas!

Sobre a ideia de um CD de clássicos do Choro, só se alguma gravadora se interessar, porque pagar os direitos autorais é uma facada!!!

Por isso que meus CDs de música erutida só tem um Villa-Lobos (paguei uma bela grana) e o resto é de um pessoal que morreu a "entos" anos... Mas eu adoraria fazer, sem duvida! E faria com um regional, que é para não sair da linguagem!

Um abração e muito obrigado pelas belas palavras de apoio!

Alan_Domingues

Tu é o cara !

Vindo do Petrucci Brasileiro, chego a ficar emocionado!! Tu que arrebenta (aquela "Tumeni Notes" é de dar medo!).

Abração!!

nofear
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros
Não conhecia essa sua banda! Parabéns, muito bom! Baita timbrão tbm!

all4n_dlima2
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros

Parabens Mestre!
Admiro muito seu trabalho, me servem de bastante aprendizado!

Nunca, mas nunca mesmo, deixe de postar videos =P

É um video melhor que outro... mais uma vez, Parabéns!

Grande abraço!

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


Dogs2

É verdade. O erudito tem uma forma de concatenar e relacionar idéias que é bem diferente da música popular em geral. No plano não apenas da forma, mas da idéia musical propriamente dita . Talvez apenas a chamada música "erudita ligeira"(o que é um termo estranho) se iguale ao popular nesse aspecto, pois nesse caso realmente o espírito é outro.

No entanto, o choro(assim como certas vertentes do jazz) tem um potencial camerístico imenso, principalmente pela preocupação com a instrumentação(que no popular "rasteiro" é algo de menor importância). Mas é claro que isso não o torna "erudito" no tratamento do material musical, apenas permite elevar o gênero a um grau de sofisticação mais alto(mas ainda dentro do popular).

De Ros
Sobre a ideia de um CD de clássicos do Choro, só se alguma gravadora se interessar, porque pagar os direitos autorais é uma facada!!!

É verdade, havia me esquecido desse "detalhe". Poucos chorôes de peso estão mortos há mais de 70 anos, então sobra muito pouco material em domínio público.

Falando em Villa-Lobos, nos países em que o tempo para se cair em domínio público é de 50 anos após a morte do autor(Canadá, Japão, Coréia do Sul, China, entre outros) o Villa esse ano tornou se livre.

Pois como ele morreu em 1959, conta-se 50 anos a partir de primeiro janeiro de 1960(ano subsequente a sua morte). Mas infelizmente a maioria dos países é de 70 anos(como o Brasil). Aqui teremos que esperar mais 20 anos...
Pixinguinha, por exemplo(morto em 1973),só alcançará tal condição no Brasil em janeiro de 2044!!! Hhsahsasha! Até lá eu já morri!hashsahsa!

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


nofear

Fico tri feliz que tu goste!! Abração!!!

Dogs2

Entendi o que disse, inclusive o fato de tu não estar discordando, mas falando que certos aspectos da forma de compor são bem diferentes.

Esses Choros que eu gravei a até hoje são, como tu apontou, música popular.

Só que o terreno começa a ficar escorregadio e perigoso conforme vamos adentrando... E a obra do magnífico Radamés Gnatalli?

Ele é um cara absolutamente imerso no mundo do Choro, mas de escrita fantástica no desenvolvimento de suas peças! O cara tem mais de vinte concertos escritos, até para guitarra eletrica!

E se eu falar de Villa-lobos a coisa complica ainda mais...

Mas eu nem quero entrar nesse mérito, porque é uma discussão meio infrutífera, afinal, eu pelo menos, não dou muita bola para catalogar estilos musicais.

A minha intenção era fazer com que as pessoas dessem mais importância a um gênero musical nascido aqui e que muitos músicos simplesmente ignoram a existência. Um gênero muito rico e com um repertório vastissimo!

Então, onde se leu "O Choro é a música erudita do Brasil", fica "Choro é o bicho!" e pronto, hehehe!!

Abração!!!

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


De Ros
E a obra do magnífico Radamés Gnatalli?


Pra mim é o maior artista da música que o Brasil já produziu. Acima até do Villa-Lobos. O maestro da orquestra aqui de Juiz de Fora era amigo pessoal dele(e do Villa também), e atesta que ele era um músico completo, na acepção total do termo. No popular e no erudito.

Ele só não é mais conhecido por não ter se fixado no exterior(como o Villa fez na juventude em Paris e depois nos EUA). Mas se tivesse nascido na Europa ou EUA teria muito mais nome que tem.



E se eu falar de Villa-lobos a coisa complica ainda mais...


O Villa era justamente acusado no início da carreira de não ser um compositor erudito, pois os críticos não viam em suas obras uma preocupação tão grande com a forma, com os cânones de instrumentação e com o desenvolvimento das idéias. O que até era bem verdade na primeira fase, em que ele era tido como exageradamente "exótico".

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


nofear

Valeu velho!! Nada como gravar com um baita produtor que saca da estética da coisa e equipamento de primeira!



all4n_dlima2

Pô, brigadão mesmo!!! E nunca, nunca mesmo, deixe de comentar, pois isso é sempre um baita incentivo! Hehehe!

Valeu pelas palavras de apoio! Abração!

makumbator

Uma vez eu fui fazer um workshop em Portugal numa loja de discos, e saiu no jornal de lá que eu iria tocar Villa-Lobos... Não é que me bateu um fiscal para ver as autorizações? E já estava com o talão para tirar a nota na hora para eu acertar a conta lá mesmo!

Daí eu disse que a informação estava errada e eu não iria tocar a música. O fiscal me disse: -Bom, eu vou assistir, e se tu tocar, aí vou ter que multar, e o valor é outro...

Resultado? Nunca toquei Villa-lobos ao vivo! E fica a pergunta : Será que o dinheiro vai encaminhado certinho para a familia? Jamais saberemos...

maspn
Veterano
# ago/10
· votar


o De Ros toca pra caramba...

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


De Ros
Daí eu disse que a informação estava errada e eu não iria tocar a música. O fiscal me disse: -Bom, eu vou assistir, e se tu tocar, aí vou ter que multar, e o valor é outro...

Mas vc iria tocar né? Teve que mudar para não ser multado, não é mesmo?

Ano passado eu toquei na França com uma orquestra de cordas em um festival do Eurochestries(mantido pela união européia). Eles pediam a listagem do repertório dos vários concertos que a gente fez(6 no total) e pagavam os direitos.

No nosso repertório tinha muito Villa-Lobos, entre outros compositores mais recentes(todos brasileiros). O único que estava em domínio público era o Carlos Gomes, e um compositor de Juiz de Fora(que havia estudado composição na França e se suicidou nos anos 20). Mas o festival levava muito a sério esse ponto.

Curiosamente, na orquestra geral(que reunia o pessoal das orquestras dos vários países participantes) a gente tocava o hino do festival, escrito por um compositor francês que nos regeu na ocasião. O festival também pagou os direitos de execução dessa peça(mesmo com o próprio autor regendo...hashshsa!).

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10 · Editado por: AB-JDR-94HI
· votar


De Ros
pois é cara... e ainda tem moleque que fica falando que ele só tem técnica... basta ver os riffs do cara são espetaculares...

edit: gostei muito da banda... quanto tempo que vc saiu?

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


maspn

Valeu velho, obrigado pelo elogio!!


makumbator

Mas vc iria tocar né? Teve que mudar para não ser multado, não é mesmo?

Iria tocar o Estudo # 2, que estava no meu repertório. Mas depois dessa, nunca mais toquei e até deixei de praticar.

Eles pediam a listagem do repertório dos vários concertos que a gente fez(6 no total) e pagavam os direitos.

E será que a grana chega aos compositores? Eu sou amigo de um maestro e compositor daqui. Num papo com ele, tive a impressão de que ele recebeu uma quantia risível face o trabalho que ele já produziu!

O maestro da orquestra aqui de Juiz de Fora era amigo pessoal dele(e do Villa também)

Putz!!! Fico orgulhoso só de conhecer, pela internet, alguém que trabalha com alguém que foi amigo do Radamés e do Villa!!!!

Hehehehe!!!

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


AB-JDR-94HI

Bah velho, o Michael Romeu conheçe uma técnicas de composição muito legais e ele é um cara muito estudioso! Pode ter certeza que ele tem um embassamento muito grande no trabalho dele!

O Akashic durou uns 10 anos. Lançou 2 CDs, "Timeless Realm" e "A Brand New Day". O primeiro foi gravado na Europa, depois de uma tour gigante de 8 meses por lá! o Segundo foi gravado em São Paulo, com o mesmo produtor, o portugues Luis Barros (baterista do Tarântula, grande banda Portuguesa). Eu não saí da banda, nós resolvemos acabar a banda pelo motivo que já te falei antes. Continuamos grandes amigos!

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros
pena que acabou... gostei bastante do som...

De Ros
Veterano
# ago/10 · Editado por: De Ros
· votar


AB-JDR-94HI

Acho que deve ter até como baixar os CDs do Akashic na net... Querendo comprar (o primeiro), me envia um e-mail! Abraço!!

P.S. Há rumores que o Symphony-X está no estúdio gravando CD novo. Oba!!!

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


P.S. Ha rumores que o Symphony-X está no estudio gravando CD novo. Oba!!! ²

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


De Ros

O segundo CD eu fui obrigado a baixar na internet(desculpe!), pois não tem para venda em lugar nenhum!

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


De Ros
Iria tocar o Estudo # 2, que estava no meu repertório. Mas depois dessa, nunca mais toquei e até deixei de praticar.


heheh! Torça para ir tocar no Canadá, Japão, Coréia do Sul, China e mais uns poucos países...hehehe! Aí não vai ter que pagar nada!


E será que a grana chega aos compositores?

Não sei como é na Europa nesse ponto, mas PARECE que ao menos se arrecada proporcionalmente bem mais que em países como o Brasil(que tem certa tradição no "jeitinho"!), agora se a distribuição é bem feita, aí já são outros 500!


Putz!!! Fico orgulhoso só de conhecer, pela internet, alguém que trabalha com alguém que foi amigo do Radamés e do Villa!!!!

Hheeh! O Maestro Nilo Hack é tão antigo que a gente brinca que ele deu aula para os filhos do Bach(e os filhos mais velhos, hein!)! hashahs!!

Su Sukita
Veterano
# ago/10
· votar


Sou muito fã de choro. Adorei, man.

Meus sinceros parabéns!

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


makumbator

Velho, eu só tenho um!!! Muita gente me pede para comprar e infelizmente ninguém da banda tem para vender! Então, pode baixar sem o menor problema!

Hheeh! O Maestro Nilo Hack é tão antigo que a gente brinca que ele deu aula para os filhos do Bach(e os filhos mais velhos, hein!)! hashahs!!

Mas maestro velho é que sabe das coisas!! Abração!!

Su Sukita

Valeu velho, fica ligado que vem mais por aí!!

Abraços!!

victorhab
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros

Muito maneiro cara. Me amarro no teu canal do Youtube. Papo sério.
Tu é o cara !

Abraços.

Faço das suas palavras, as minhas...

Juh_Cruz
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros
Êta música arretada!
hsauhsaushuash

Ficou muito bom!!!
Sem muito a dizer.. hehe
Parabéns!!!

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros

Presente para você, amigão...
Hoje fiz um vídeo com meu amigo Sérgio, composição dele, chorinho. Só que é violão.
Vê lá, espero que goste.
Abração.

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


victorhab

Bacana velho, fico feliz ao saber que tem gente curtindo os meus videos!!

Juh_Cruz

A música é realmente ótima, baita composição!! Valeu!!!

MMI

Grande composição!! Valeu por me mostrar! Manda um abraço, e os meus parabéns, para ti e para o Sergio!!

Obrigado!!!

Su Sukita
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros
No máximo você pode me chamar de 'velha', hahaha. ;)

Vou aguardar as próximas músicas, você mandou muito bem.

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


Su Sukita


Hehehe, desculpe, não sabia tu é guria!

Então, onde se lê:

"Valeu velho, fica ligado que vem mais por aí!!"

Fica:

Valeu guria, fica ligada que vem mais por aí!!!

Hehehehe! Abraço!

TG Aoshi
Veterano
# set/10
· votar


De Ros
1 X 0 - Excelente sugestão!!

haha! Sou tarado por essa música!

Vou ficar esperando! =p

JP_dragon
Veterano
# set/10
· votar


o de sempre de ros: só voce pra me fazer ouvir choro/samba.
muito bom,aproveitei e dei uma olhada no seu canal do youtube e nesses videos da akashic que voce passou... que pena a banda ter acabado =/

enfim,ficou muito bom,e também acho que você deveria lançar um "peças de bravura choro n roll"

keep crying and rocking!

De Ros
Veterano
# set/10
· votar


TG Aoshi

Mas olha, vai demorar, viu! Essa música é bem complicadinha...

JP_dragon

Crying and Rocking! Huauhauhauah! Muito bom!!!

Mas olha, o "Peças" tem vários Choros! Tá certo que não são famosos (ainda), mas são bem divertidos!!

Valeu pelos elogios! Abração!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nem Yngwie, nem Slash; Ernesto Nazareth! "Apanhei-te; cavaquinho" - De Ros.