Autor |
Mensagem |
xing0o shérwood Veterano |
# ago/10
Bom Galera é o seguinte,. Comecei estudar guitarra a algum tempo, Aprendi as escalas,arpejos só que tenho muita dificuldade em usar tudo isso dentro da improvisação.
Exemplo: A musica esta em B
Basicamente eu poderia usar B C#m D#m E F# G#m A#º
Só que o problema é... eu deveria usar a escala MAIOR/MENOR, PENTA MAIOR/MENOR?
Alguém poderia me ajudar, colocando os detalhes e dicas sobre a improvisação? Ja procurei em alguns posts mas não achei oque procuro,
A desculpa qualquer erro que tenha cometido.
|
Drive30 Veterano |
# ago/10
· votar
xing0o shérwood A musica esta em B
Maior ou menor??
Vou explicar de um jeito tosco e nao muito teorico mas que funciona bem.. hehe
1) Maior ou menor - esse é um lance que voce tem que saber. é facil veja se tem terça menor (hehe) , se sim é tonalidade menor.
2) Cara se for maior, no caso B, manda uma escala B jonio mesmo que é a maior natural, ou entao uma penta maior de B. Se for menor manda uma escala B eólia (menor natural) ou penta menor. Nao tem erro, hahaha
Depois com o tempo voce vai utilizando menor harmonica, melodica, etc.
|
xing0o shérwood Veterano |
# ago/10
· votar
E no caso dos arpejos. Poço usar o arpejo EXEMPLO:[Campo de B] Poço arpejar D#m quando a musica estiver tocando a nota G#m.
|
Drive30 Veterano |
# ago/10
· votar
xing0o shérwood
arpeggios sao algumas notas de um acorde ou campo tonal, normalmente a tonica, terca e quinta... as vezes com setima, nona , etc...
Se a musica é B nesse caso ai acredito ser B maior, estude esse tom, veja quais sao os intervalos , qual é a terça, quinta, etc... e voce vai ver quais notas de arpeggio utilizar
no seu exemplo até pode, nao porque vai ta tocando G#m mas sim por causa que existem intervalos de notas do campo B major que sao as mesmas de um d# menor. Ex: a quinta de B major = terça menor de D#.
Guie-se sempre nas notas da tonalidade, e nao qual acorde vai ta tocando em qual hora
|
Penta_Blues Moderador |
# ago/10
· votar
Bom dia!!!
xing0o shérwood Leia as regras e use a BUSCA: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/240853/relacionados.html
Regras do Fórum Cifra Club 1. Criação de tópicos 1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagado caso a moderação ache necessário.
Valeu!!!
|