Análise - Modo Jonio no livro do Frank Gambale - Improvisation Made Easie

    Autor Mensagem
    tscaranto
    Veterano
    # ago/10


    Boa noite pessoal,

    Estou estudando escala maior ( jonio ) e então já estou fluindo legal com ela em toda extensão do braço e também aprendi o Campo Harmonico Maior.

    Tenho um software que monto uma progressão em cima do campo harmonico usando I , VIm , IIm, V e deixo em loop para improvisar em cima então vou dar 2 exemplos que montei

    C Jonio - C Am Dm G
    G Jonio - G Em Am D

    Como já estou ficando meio enjoado de tocar nisso resolvi buscar mais conhecimento ainda em cima da escala maior e fui no livro do Gambale direto neste capítulo e na página 36 há um song example using the major 7 chord

    Acontece que tem uma tab com a seguinte progressão :

    E(9) , B(9) , D(9), A(9), Cmaj7, Gmaj7, Amaj7, Bmaj7

    procurei analisar e fiquei em dúvida pq divergiu do campo harmonico maior ( sei q não é uma regra q tem q ser sigada a risco ), gostaria que me ajudassem a analisar harmonicamente essa progressão pq vejo por exemplo o D e ele no C.H. maior seria um Dm7b5, o que tá acontecendo nesse acorde? isso é o tal de emprestimo modal pois pensando em mixolidia tem o D ( não sei se to falando besteira, mas ja li sobre algo assim ), e o C e o G ? também não entendi eles ai na progressão

    Se ficar confuso o q escrevi eu tento dar uma melhorada ok? Obrigado antecipadamente pessoal, abaixo segue uma tabelinha que talvez ajude, peguei de um outro tópico

    Abraço

    Modo --> Configuração --> Exemplo com a tônica em E
    Jônio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A, B, C#, D#
    Dórico --> T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G, A, B, C#, D
    Frígio --> T, 2m, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F, G, A, B, C, D
    Lídio --> T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A#, B, C#, D#
    Mixolídio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G#, A, B, C#, D
    Eólio --> T, 2, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F#, G, A, B, C, D
    Lócrio --> T, 2m, 3m, 4, b5, 6m, 7 --> E, F, G, A, Bb, C, D

    tscaranto
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bom dia pessoal,

    Vou dar um up aqui pq postei ontem de madruga.

    Abraço

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    tscaranto
    Deixa de ser "uppeiro", porra! O modera vai te achar ;)!

    Cara, se vc prestar atenção no livro, logo antes desse teu exemplo tem uma harmonia Emaj7 Amaj7 Dmaj7, correto?

    Repara que nos solos, durante os acordes de Emaj7 e Amaj7, ele usa a escala de E jônio. Até aí, td blz, afinal o acorde Amaj7 está dentro do campo harmônico de E jônio, ele pode usar a mesma escala.
    Quando vai pra Dmaj7, esse acorde n tá no campo de E, então ele tem q usar outra escala, pq ocorre uma pequena mudança de tonalidade.
    Nesse caso, ele tem duas opções imediatas... ou usa a escala de D jônio, ou outra escala de uma nota que tenha esse acorde de Dmaj7 no campo harmônico.
    Ele escolheu usar a escala de D lídio (mesmas notas que a escala de A jônio), pq além de ter o acorde dentro do campo, ela tem uma transição mais suave, só mudando uma nota em relação a escala de E jônio q ele estava usando antes (usando a de D j^nio, ele teria duas notas diferentes nessa nova escala, provocando uma transição mais dura, querendo estabelecer uma nova tonalidade).

    No ex mais complexo q vc citou, a mesma lógica continua sendo aplicada, com várias mudanças de escala.

    tscaranto
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Fala ae Rei Arthur

    O up foi por uma boa causa vai ficar registrado um conhecimento bacana hehe

    Pô, valeu a resposta, deu uma "clareada" legal para mim e vou poder me divertir um poco mais nos próximos dias hehe.

    O exemplo que vc citou é o 37 do livro.

    Então aquele progressão mais complexa fica dessa forma :

    E(9) , B(9) , D(9), A(9), Cmaj7, Gmaj7, Amaj7, Bmaj7
    I V I V I V I V

    Sendo que há 3 mudanças de tonalidade na música do E para o D e depois para o C e para o A. O que achei interessante é que a tonalidade foi descendo sempre em 1 tom que deu um efeito bacana e suave.

    tomcykman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Esse Dmaj e' sim um emprestimo modal, emprestimo do campo harmonico menor natural de Em. Ou seja, no campo harmonico menor natural, o setimo grau e' maior. Por exemplo, numa tonalidade de C maior pode aparecer o acorde Bb7, que e' o seu setimo grau no campo harmonico menor natural. :)

    Quando voce aprender sobre os campos harmonicos menores, vai entender melhor.

    Abs

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    tomcykman
    Não. O campo harmônico de Em natural (eólio) é :
    Em7 F#1/2dim Gmaj7 Am7 Bm7 Cmaj7 D7 --> e não Dmaj7.

    Esse acorde Dmaj7 aparece nos modos E mixolídio e E dórico. (escalas de A e de D, respectivamente). Tanto é que o Gambale solou usando a escala de A no ex.

    tomcykman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Rei Arthur Pendragon

    Nao tinha visto que era maj7. Nao tenho esse livro.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    tomcykman
    Pode crer. Eu já tinha sacado que na verdade vc tinha confundido a cifra, só voltei pra corrigir para n criar confusão na hora da galera pesquisar o assunto e n entender direito.

    tscaranto
    Sugiro que vc jogue as próximas perguntas no tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/ , que lá tem uma galera que tá sempre respondendo, por ex. aquele usuário antigo, o Leandro, que entende de teoria.
    Tem esse outro q eu fiz, que pode ajudar tb :
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194768/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Análise - Modo Jonio no livro do Frank Gambale - Improvisation Made Easie