Análise - Modo Jonio no livro do Frank Gambale - Improvisation Made Easie

    Autor Mensagem
    tscaranto
    Veterano
    # ago/10


    Boa noite pessoal,

    Estou estudando escala maior ( jonio ) e então já estou fluindo legal com ela em toda extensão do braço e também aprendi o Campo Harmonico Maior.

    Tenho um software que monto uma progressão em cima do campo harmonico usando I , VIm , IIm, V e deixo em loop para improvisar em cima então vou dar 2 exemplos que montei

    C Jonio - C Am Dm G
    G Jonio - G Em Am D

    Como já estou ficando meio enjoado de tocar nisso resolvi buscar mais conhecimento ainda em cima da escala maior e fui no livro do Gambale direto neste capítulo e na página 36 há um song example using the major 7 chord

    Acontece que tem uma tab com a seguinte progressão :

    E(9) , B(9) , D(9), A(9), Cmaj7, Gmaj7, Amaj7, Bmaj7

    procurei analisar e fiquei em dúvida pq divergiu do campo harmonico maior ( sei q não é uma regra q tem q ser sigada a risco ), gostaria que me ajudassem a analisar harmonicamente essa progressão pq vejo por exemplo o D e ele no C.H. maior seria um Dm7b5, o que tá acontecendo nesse acorde? isso é o tal de emprestimo modal pois pensando em mixolidia tem o D ( não sei se to falando besteira, mas ja li sobre algo assim ), e o C e o G ? também não entendi eles ai na progressão

    Se ficar confuso o q escrevi eu tento dar uma melhorada ok? Obrigado antecipadamente pessoal, abaixo segue uma tabelinha que talvez ajude, peguei de um outro tópico

    Abraço

    Modo --> Configuração --> Exemplo com a tônica em E
    Jônio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A, B, C#, D#
    Dórico --> T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G, A, B, C#, D
    Frígio --> T, 2m, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F, G, A, B, C, D
    Lídio --> T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A#, B, C#, D#
    Mixolídio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G#, A, B, C#, D
    Eólio --> T, 2, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F#, G, A, B, C, D