tscaranto Veterano |
# ago/10
Boa noite pessoal,
Estou estudando escala maior ( jonio ) e então já estou fluindo legal com ela em toda extensão do braço e também aprendi o Campo Harmonico Maior.
Tenho um software que monto uma progressão em cima do campo harmonico usando I , VIm , IIm, V e deixo em loop para improvisar em cima então vou dar 2 exemplos que montei
C Jonio - C Am Dm G G Jonio - G Em Am D
Como já estou ficando meio enjoado de tocar nisso resolvi buscar mais conhecimento ainda em cima da escala maior e fui no livro do Gambale direto neste capítulo e na página 36 há um song example using the major 7 chord
Acontece que tem uma tab com a seguinte progressão :
E(9) , B(9) , D(9), A(9), Cmaj7, Gmaj7, Amaj7, Bmaj7
procurei analisar e fiquei em dúvida pq divergiu do campo harmonico maior ( sei q não é uma regra q tem q ser sigada a risco ), gostaria que me ajudassem a analisar harmonicamente essa progressão pq vejo por exemplo o D e ele no C.H. maior seria um Dm7b5, o que tá acontecendo nesse acorde? isso é o tal de emprestimo modal pois pensando em mixolidia tem o D ( não sei se to falando besteira, mas ja li sobre algo assim ), e o C e o G ? também não entendi eles ai na progressão
Se ficar confuso o q escrevi eu tento dar uma melhorada ok? Obrigado antecipadamente pessoal, abaixo segue uma tabelinha que talvez ajude, peguei de um outro tópico
Abraço
Modo --> Configuração --> Exemplo com a tônica em E Jônio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A, B, C#, D# Dórico --> T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G, A, B, C#, D Frígio --> T, 2m, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F, G, A, B, C, D Lídio --> T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A#, B, C#, D# Mixolídio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G#, A, B, C#, D Eólio --> T, 2, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F#, G, A, B, C, D Lócrio --> T, 2m, 3m, 4, b5, 6m, 7 --> E, F, G, A, Bb, C, D
|
Rei Arthur Pendragon Veterano |
# ago/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar
tscaranto Deixa de ser "uppeiro", porra! O modera vai te achar ;)!