Uso das Escalas

    Autor Mensagem
    dungacardoso
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: dungacardoso


    Bem, pesquisei no forúm mas não consegui tirar minha dúvida, duvida não, duvidas, então, neste final de semana eu tirei a manhã pra estudar um pouco de escalas, eu sempre faço assim pra ficar praticando, eu faço a gravação de uma base no computador, coloco pra reproduzir, e então vou acompanhando pela escala, uma das minhas duvidas é o seguinte, a escala pentatonica e a diatônica de dó, elas se encaixam perfeitamente na base, C, G, Am, F. já outras escalas de dó não sei se é a minha percepção, mas acho que não se encaixam, não tem harmonia.

    Como eu só uso a pentatonica de dó pra essa base (C, G, Am, F) eu queria saber se esta certo ou eu depedendo do acorde que está sendo tocado no momento eu altero a escala?, tipo, quando estiver tocando o C, eu faço pentatonica de C, quando tiver tocando o G, faço pentatonica de SOL e etc...

    Sou iniciante no assunto, toco a violão a muito tempo, mas agora estamos pensando em formar uma banda, então eu quero estudar agora, a gente vai tocar de tudo, mas o que a gente deseja mesmo é Heavy Metal.

    Obrigado a Todos!!

    eduardodff
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: eduardodff
    · votar


    Se você usar os modos irão sair harmônicos, por exemplo:

    Dó Jônico
    Ré Dórico
    Mi Frígio
    Fá Lídio
    Sol: MIxolídio
    Lá : Eólio
    Si Lócrio

    O erro mais comum é o cara querer usar dó jonico, dó dórico, dó frígio, etc na escala de dó!! Assim não haverá harmonia, você tem que seguir a sequencia da escala e od modos!!

    Não é após cada troca de nota que você troca escala, a escala pentatonica menor de Am e Penta maior de C podem ser usadas em quaisquer notas da escala de dó!! O que você pode fazer é usar o sistema CAGED e passear pelo braço da guitarra na pentatônica!!

    Sistema CAGED: http://www.youtube.com/watch?v=pTrpiq7S8Z4