Uso das Escalas

    Autor Mensagem
    dungacardoso
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: dungacardoso


    Bem, pesquisei no forúm mas não consegui tirar minha dúvida, duvida não, duvidas, então, neste final de semana eu tirei a manhã pra estudar um pouco de escalas, eu sempre faço assim pra ficar praticando, eu faço a gravação de uma base no computador, coloco pra reproduzir, e então vou acompanhando pela escala, uma das minhas duvidas é o seguinte, a escala pentatonica e a diatônica de dó, elas se encaixam perfeitamente na base, C, G, Am, F. já outras escalas de dó não sei se é a minha percepção, mas acho que não se encaixam, não tem harmonia.

    Como eu só uso a pentatonica de dó pra essa base (C, G, Am, F) eu queria saber se esta certo ou eu depedendo do acorde que está sendo tocado no momento eu altero a escala?, tipo, quando estiver tocando o C, eu faço pentatonica de C, quando tiver tocando o G, faço pentatonica de SOL e etc...

    Sou iniciante no assunto, toco a violão a muito tempo, mas agora estamos pensando em formar uma banda, então eu quero estudar agora, a gente vai tocar de tudo, mas o que a gente deseja mesmo é Heavy Metal.

    Obrigado a Todos!!

    eduardodff
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: eduardodff
    · votar


    Se você usar os modos irão sair harmônicos, por exemplo:

    Dó Jônico
    Ré Dórico
    Mi Frígio
    Fá Lídio
    Sol: MIxolídio
    Lá : Eólio
    Si Lócrio

    O erro mais comum é o cara querer usar dó jonico, dó dórico, dó frígio, etc na escala de dó!! Assim não haverá harmonia, você tem que seguir a sequencia da escala e od modos!!

    Não é após cada troca de nota que você troca escala, a escala pentatonica menor de Am e Penta maior de C podem ser usadas em quaisquer notas da escala de dó!! O que você pode fazer é usar o sistema CAGED e passear pelo braço da guitarra na pentatônica!!

    Sistema CAGED: http://www.youtube.com/watch?v=pTrpiq7S8Z4

    Modos: http://www.youtube.com/watch?v=3ibGDo30NUA&feature=related

    horwatich
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: horwatich
    · votar


    O lance dos modos nunca foi montar escalas, mas sim definir o som das notas caracteristicas. Para fazer um bom solo você tem que entender a relação de consonancia e dissonancia das notas que estão sendo tocadas. As notas da tríade do acorde sempre soam mais consonantes, depois vem as que não tem intervalo de semitom com as notas da tríade, e daí para frente são dissonancias mais fortes...
    As notas que você deve pesquisar nessa harmonia estão em C/Am, as que estiverem fora serão de uso mais restrito. Mas pense sempre no acorde primeiro depois na escala...Tônica, tríade, penta (as tradicionais) e semitons.

    dungacardoso
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    eduardodff

    Vlw eduardo!!!

    dungacardoso
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: dungacardoso
    · votar


    então, o que devo estudar realmente, pra ficar bom na improvisação, pelo menos o básico?
    quais escalas são mais utlizadas no heavy metal?
    e quais escalas tem um desenho que ajuda na execução com mais velocidade, existe alguma? ,ou é só pratica mesmo?

    sou leigo, nada de termo técnico!!

    eduardodff
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: eduardodff
    · votar


    Cara, se quer começar do zero, treine bastante escala pentatônica que é sem dúvida a mais usada nos solos rockn´roll!! Agora não se fixe só num desenho, são 5 shapes de pentatônica que "varrem" o braço da guita inteiro!! Dá pra fazer miséria!!!
    Heavy Metal usa muito do modo frígio! Me corrijam os mais entendidos nessa vertente!

    dungacardoso
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: dungacardoso
    · votar


    eduardodff

    A pentatonica eu ja tou craque, rsrsrsr

    ja que vc diz que é a mais usada em rock, eu to precisando de técnica, pq eu fiquei limitado nela.

    as vezes uso a diatônica,
    ja que citei, pq a diatônica, é a mesma Dó Jonio?

    horwatich
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Para tocar rápido treine as escalas diatônicas com três notas por corda...ou quatro se você conseguir.

    eduardodff
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Se vc tá craque na penta já tem muita coisa pra fazer!!! Deriva o mixolídio da penta e manda ver!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso das Escalas