Dúvida com ponte strato

    Autor Mensagem
    Stevenzin
    Veterano
    # jul/10


    Eu tenho uma guitarrinha aqui jogada no canto (Memphis MG-32), eu fui colocar cordas 0.11 - 0.52, pra ''tira um pouco o som de strato'' e a ponte levantou um pouco (está regulada para 0.10), só que isso não mudou nada ao segurar a afinação, e eu até tava usando como um tipo de floyd O.o. Dá pra alavanca 1 tom e meio da trás e tudo.

    O que eu qeria saber é se a ponte levantada prejudica em algo a guitarra, tá bem pouco levantada...

    Demolisher
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ponte levantada=maior tensão nas cordas=ação mais alta.
    Se a ponte for vintage então... =guitarra quebrada...

    Stevenzin
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Demolisher

    tipo.. a ponte tá como se vc tivesse pego a alavanca e a empurrando em direção ao corpo, afrouxando as cordas, isso não diminui a tensão? Ao invés de aumentar? E mesmo estando muito pouco pra frente?

    ogaitnas
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Stevenzin

    Estragar não estraga nada... só vai ficar mais temperamental com relação a afinação, ponte vintage de 6 parafusos até onde sei não deve ficar flutuando, isso é para ponte pivotada...

    Stevenzin
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ogaitnas

    Ela não tá flutuando... só está como se vc estivesse afrouxando as cordas com a alavanca

    Demolisher
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Stevenzin
    se ela está levantada, está flutuando. Se ela está levantada, é porque a tensão das cordas está puxando a ponte para frente, logo a ponte está compensando a tensão das cordas.
    Se a ponte for vintage, fixa com seis parafusos, ela desconta essa tensão na fixação dos parafusos... isso, a médio prazo, pode causar trincas e até quebras na madeira... pode perguntar pra qualquer luthier.
    ogaitnas
    Concordo com tudo o que vc disse, menos com a parte onde não estraga nada... hehehehehe....
    Abraços.

    Stevenzin
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ok obrigado ae pessoal, não sei nada de ponte de strato

    cristian1990
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    tira foto da ponte pra ajuda a galera

    Meta555
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    eu tenho uma strato q penso ser igual a sua. Pelo menos a minha é bem chata na hora de regular. Se eu fosse vc regularia ela rapido, pra não provocar um problema mais grave. Mesmo q vc ache q não faz mau e se fizer???? É melhor consertar.

    Alex Dezel
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eu usava a minha guitarra dessa maneira, ela tinha ponte tremolo (de strato).
    O ruim é que quando você quer alavancar pra frente, ela quase não vai, além disso, como disseram, pode causar problemas na guitarra.
    Se você quer uma guitarra com ponte móvel, compre uma Floyd Rose ou Edge Pro.

    _deep_
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Stevenzin
    nao tem problema algum, alias a fender diz q essa é a forma ideal de regular a ponte, seja vintage ou nao. repare q todas as fenders saem da fabrica assim e no site da fender tem instrucoes de ajustes, inclusive desse.

    acho q é uma questao pessoal, eu prefiro a ponte grudada ao corpo (nao uso alavanca) se quiser que ela volte a posicao anterior, basta apertar os parafusos q prendem as molas ao corpo da guitarra, assim vc equiliba a tensao entre cordas X molas.

    abraço

    Stevenzin
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Obrigado gente

    _deep_
    A forma ideal?? Levantada??
    Só queria saber se estraga ou não, mas obrigado mesmo assim :)

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Stevenzin
    No manual da minha Fender Standard diz pra deixar a ponte assim. Então acho que estragar não deve né... Se não me engano é algo como 1/8 de polegada erguida em relação ao corpo. Mas talvez assim você perca sustain e corpo no som, mas ganha na possibilidade de usar a ponte como uma floyd.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Se estiver só um pouco não estraga não. No máximo uns 3mm acho que ainda tá bom. Mais que isso é bom apertar um pouco as molas na parte de trás da guitarra.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ao contrario do que disseram, sempre recebi recomendações de Luthier, inclusive se não me engano o próprio Bertola já disse isso aqui, de que a ponte deve ficar paralela ao corpo e não exatamente grudada ao corpo da guitarra. Ou seja, levemente levantada... Apesar de que eu não gostei muito dessa configuração quando tinha uma strato, sempre deixei a ponte colada mesmo.

    Stevenzin
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    GuitarHome
    Eu tbm sempre deixei colada no corpo mesmo

    LeandroP
    Tá 2mm levantada, isso que dizer que eu não vou ter nenhum problema grave? (de acordo com a fender)

    LeandroP
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Stevenzin

    2mm tá jóia ;)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com ponte strato