Autor |
Mensagem |
RMafe Veterano |
# jul/10 · Editado por: RMafe
Pode parecer uma dúvida boba, mas é pq é sempre válido analisar como um guitarrista compõe e toca em outras situações,etc. Enfim, música do Malmsteen em tonalidade maior , existe ou é lenda?
|
Copos De Agua Veterano |
# jul/10
· votar
Claro que existe, rapaz!
|
RMafe Veterano |
# jul/10
· votar
Copos De Agua
Qual?
|
LeandroP Moderador |
# jul/10
· votar
Em "tom maior" não existe, mas em "tonalidade maior" pode ser.
Não me lembro de nenhuma agora.
|
Codinome Jones Veterano |
# jul/10
· votar
Não conheço nenhuma agora
|
marcosshrp Veterano |
# jul/10
· votar
ai depende de como vc ve as coisas..se o cara fize uma musica em Am, o shape é o mesmo de C maior
^^
|
Willi Les Paul Veterano |
# jul/10
· votar
Bom, ja q ele usa menor harmonica em 99,99% das musicas, é dificil uma musica estar em tonalidade maior mesmo hsuahuehushuaehuhsuae brincadeira
|
Igor Grillo Veterano |
# jul/10
· votar
Bom, ja q ele usa menor harmonica em 99,99% das musicas, é dificil uma musica estar em tonalidade maior mesmo
hsuahsuahsush poiss é....... rsrs
ele pode usar o relativo do tom maior com o shape da menor harmonica
ex: tom: C relativo: Am (daew tu faz o shape da menor harmonica)
Então de alguma forma tudo é jonio!! hsuahsuahsuahushauhs
\o
|
Willi Les Paul Veterano |
# jul/10
· votar
Igor Grillo kkkkkkkkkkkkk exatamente. A musica pode estar tanto num tom maior, quanto na sua relativa menor. Ai depende só da nota q esta no "centro" da musica
|
Dogs2 Veterano |
# jul/10
· votar
Malmsteen fact
ele compôs o tema desse ano pra escola de samba Tom Maior em tom menor
|
FAP Veterano |
# jul/10
· votar
Eu não manjo muito de teoria, mas acredito que: 1) Tom maior realmente "non ecsiste", mas sim tonalidade, como disse o LeandroP (ok, eu sei que você já corrigiu, mas não custa lembrar :P) 2) O Malmsteen faz muita modulação nas músicas dele, ou seja, nem sempre a música fica no mesmo tom o tempo todo, o que dificulta em encontrar o que você quer 3) Apesar de Am ser o mesmo shape de C maior, a ordem dos graus do modo e do campo harmônico muda, porque Am = A eólio e C = C jônio. Isso significa que não são a mesma coisa se for considerar a composição por inteiro 4) Eu não lembro de nenhuma música predominamente em tonalidade maior feita pelo sueco :S
|
L.A.M_Hard_Rock Veterano |
# jul/10
· votar
Dogs2 http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/
Adeus.
|
RMafe Veterano |
# jul/10
· votar
ok, eu sei que você já corrigiu, mas não custa lembrar :P) Pois é nem tinha corrigido, tenho mania de editar, eu acabei falando dos dois jeitos msm. Mas vlw a correção LeandroP.
Aproveito pra agraçer a moderação pois havia cometido o erro de escrever "tom aior" no topico, n tendo como corrigir, e a moderação corrigiu pra mim rapidamente. Acho q em menos de 5 min os caras corrigiram.
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/10
· votar
Malmsteen é sinistro...
|
RMafe Veterano |
# jul/10
· votar
MauricioBahia Pois é, de uns tempos pra ca pararam de falar do Rei. Antes era "Rei" pra td qnto é lado. Mas deixa ele lançar um album de novo q aí o Rei vira trending topic de novo
|
Igor Grillo Veterano |
# jul/10
· votar
3) Apesar de Am ser o mesmo shape de C maior, a ordem dos graus do modo e do campo harmônico muda, porque Am = A eólio e C = C jônio. Isso significa que não são a mesma coisa se for considerar a composição por inteiro
Cara... Vamos laah... Jônio: I7M, IIm7, IIIm7, IV7M, V7, VIm7, VIIØ Eólio: Im7, IIØ, III7M, IVm7, Vm7, VI7M, VII7
No caso de C jonio e A Eólio... C Jônio: C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, BØ A Eólio: Am7, BØ, C7M, Dm7, Em7, F7M, G7
Então cara... As escalas de A Eólio e C Jônio são EXATAMENTE as mesmas!!
abç
|
LeandroP Moderador |
# jul/10
· votar
marcosshrp ai depende de como vc ve as coisas..se o cara fize uma musica em Am, o shape é o mesmo de C maior
Isso não tem nada a ver com tonalidade... Nada!
|
marcosshrp Veterano |
# jul/10
· votar
LeandroP Igor Grillo ele pode usar o relativo do tom maior com o shape da menor harmonica
ex: tom: C relativo: Am (daew tu faz o shape da menor harmonica)
Então de alguma forma tudo é jonio!! hsuahsuahsuahushauhs
|
FAP Veterano |
# jul/10
· votar
Igor Grillo Então cara... As escalas de A Eólio e C Jônio são EXATAMENTE as mesmas!!
Mas como falei antes, podem ser exatamente as mesmas notas, porém os graus são diferentes, por isso uma música predominantemente em A eólio e outra em C jônio podem soar de maneira diferente.
Um pequeno exemplo que lembrei agora é Iron Maiden. O solo de The Trooper, em E eólio, tem sonoridade diferente do solo de Run To The Hills, que é em D mixolídio. São exatamente as mesmas notas também, mas o campo harmônico "puxa" para outras harmonias e melodias.
Enfim, como não manjo muito de teoria eu posso estar falando besteira, mas eu sinto essa diferença. Por isso bato na tecla dizendo que uma música do Malmsteen em Am não é a mesma coisa se ele fizesse em C, hehehe
|
LeandroP Moderador |
# jul/10
· votar
FAP Enfim, como não manjo muito de teoria eu posso estar falando besteira, mas eu sinto essa diferença. Por isso bato na tecla dizendo que uma música do Malmsteen em Am não é a mesma coisa se ele fizesse em C, hehehe
Você tá certo... Como diria um amigo: "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa" °.°
O fato de ser relativos não tem nada a ver com tonalidade, pois como você bem disse: os graus mudam em relação a tônica.
|
john_joao Veterano |
# jul/10
· votar
Igor Grillo 3) Apesar de Am ser o mesmo shape de C maior, a ordem dos graus do modo e do campo harmônico muda, porque Am = A eólio e C = C jônio. Isso significa que não são a mesma coisa se for considerar a composição por inteiro
Cara... Vamos laah... Jônio: I7M, IIm7, IIIm7, IV7M, V7, VIm7, VIIØ Eólio: Im7, IIØ, III7M, IVm7, Vm7, VI7M, VII7
No caso de C jonio e A Eólio... C Jônio: C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, BØ A Eólio: Am7, BØ, C7M, Dm7, Em7, F7M, G7
Então cara... As escalas de A Eólio e C Jônio são EXATAMENTE as mesmas!!
abç
Doeu meus ovos! Você está analisando as notas e não os intervalos em relação a tônica.
|
ohm777 Veterano |
# jul/10
· votar
Cross the Line do Magnum Opus ou Presto Vivace do Concerto com a orquestra japonesa.
|
ricolb Veterano |
# jul/10
· votar
RMafe Realmente é difícil achar alguma música dele totalmente harmonizada no C.H Maior, somente partes como o refrão, por exemplo. A que eu conheço, que se aproximou mais disto foi "Alone in paradise", onde "parece" que só o acorde do 1º grau foi substituído, não sei se é isto, analizei de "ouvido". ABÇS!
|
Igor Grillo Veterano |
# jul/10
· votar
john_joao Entãao cara... eu analizei como se o cara estivesse solando.... em uma musica em Am ele pode solar em C que será a mesma coisa!!
Mas... se estivermos falando do campo harmonico dai a coisa ja muda!!'
rsrs
abç
|
malucobeleza666 Veterano |
# jul/10
· votar
LeandroP
Cara, já é de tempos que eu percebo que você tem uma base teórica bem sólida, me desculpa a pergunta; mas você fez que tipo de curso? Faculdade, apenas curso de teoria, autodidata, como foi? Valeu ehehhe
Ahhh e se não quiser responder, sinta-se á vontade ^^
^^
|
LeandroP Moderador |
# jul/10
· votar
malucobeleza666
Sou autodidata. Aprendi lendo e relendo, olhando os outros, ouvindo discos, trocando idéia.
O Lula tem mais diplomas do que eu °.°
|
malucobeleza666 Veterano |
# jul/10
· votar
LeandroP
massa cara!! ehuaeua eu num tenho paciência para ficar procurado conteúdo não xD
^^
|
Minow Veterano |
# jul/10
· votar
Igor Grillo ele pode usar o relativo do tom maior com o shape da menor harmonica
Aí não é menor harmônica, é jônio #5.
|
LeandroP Moderador |
# jul/10 · Editado por: LeandroP
· votar
malucobeleza666
Eu também não tenho. Foi o desejo, a necessidade e a vontade.
Minow
Né?!
Cara, tem a escala maior melódica, certo?! (T, 2, 3, 4, 5, b6 e 7M)
Eu penso na relativa da menor harmônica (jônio #5) podendo ser (na prática) esta escala (maior melódica), trocando a #5 pela b6 (já que são intervalos enarmônicos) e preservando a 5a justa. Assim fica menos dissonante e mais fácil de aplicar. Bobagem... Tô vendo isso nesses dias de vazio mental °.°
|
Minow Veterano |
# jul/10
· votar
LeandroP É, na prática funciona. :)
|