Música do Malmsteen em tom Maior. Existe?

Autor Mensagem
RMafe
Veterano
# jul/10 · Editado por: RMafe


Pode parecer uma dúvida boba, mas é pq é sempre válido analisar como um guitarrista compõe e toca em outras situações,etc.
Enfim, música do Malmsteen em tonalidade maior , existe ou é lenda?

Copos De Agua
Veterano
# jul/10
· votar


Claro que existe, rapaz!

RMafe
Veterano
# jul/10
· votar


Copos De Agua


Qual?

LeandroP
Moderador
# jul/10
· votar


Em "tom maior" não existe, mas em "tonalidade maior" pode ser.

Não me lembro de nenhuma agora.

Codinome Jones
Veterano
# jul/10
· votar


Não conheço nenhuma agora

marcosshrp
Veterano
# jul/10
· votar


ai depende de como vc ve as coisas..se o cara fize uma musica em Am, o shape é o mesmo de C maior

^^

Willi Les Paul
Veterano
# jul/10
· votar


Bom, ja q ele usa menor harmonica em 99,99% das musicas, é dificil uma musica estar em tonalidade maior mesmo
hsuahuehushuaehuhsuae
brincadeira

Igor Grillo
Veterano
# jul/10
· votar


Bom, ja q ele usa menor harmonica em 99,99% das musicas, é dificil uma musica estar em tonalidade maior mesmo

hsuahsuahsush poiss é....... rsrs


ele pode usar o relativo do tom maior com o shape da menor harmonica

ex:
tom: C
relativo: Am (daew tu faz o shape da menor harmonica)

Então de alguma forma tudo é jonio!!
hsuahsuahsuahushauhs

\o

Willi Les Paul
Veterano
# jul/10
· votar


Igor Grillo
kkkkkkkkkkkkk
exatamente.
A musica pode estar tanto num tom maior, quanto na sua relativa menor. Ai depende só da nota q esta no "centro" da musica

Dogs2
Veterano
# jul/10
· votar


Malmsteen fact

ele compôs o tema desse ano pra escola de samba Tom Maior em tom menor

FAP
Veterano
# jul/10
· votar


Eu não manjo muito de teoria, mas acredito que:
1) Tom maior realmente "non ecsiste", mas sim tonalidade, como disse o LeandroP (ok, eu sei que você já corrigiu, mas não custa lembrar :P)
2) O Malmsteen faz muita modulação nas músicas dele, ou seja, nem sempre a música fica no mesmo tom o tempo todo, o que dificulta em encontrar o que você quer
3) Apesar de Am ser o mesmo shape de C maior, a ordem dos graus do modo e do campo harmônico muda, porque Am = A eólio e C = C jônio. Isso significa que não são a mesma coisa se for considerar a composição por inteiro
4) Eu não lembro de nenhuma música predominamente em tonalidade maior feita pelo sueco :S

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# jul/10
· votar


Dogs2
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/

Adeus.

RMafe
Veterano
# jul/10
· votar


ok, eu sei que você já corrigiu, mas não custa lembrar :P)
Pois é nem tinha corrigido, tenho mania de editar, eu acabei falando dos dois jeitos msm. Mas vlw a correção LeandroP.

Aproveito pra agraçer a moderação pois havia cometido o erro de escrever "tom aior" no topico, n tendo como corrigir, e a moderação corrigiu pra mim rapidamente. Acho q em menos de 5 min os caras corrigiram.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


Malmsteen é sinistro...

RMafe
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Pois é, de uns tempos pra ca pararam de falar do Rei. Antes era "Rei" pra td qnto é lado. Mas deixa ele lançar um album de novo q aí o Rei vira trending topic de novo

Igor Grillo
Veterano
# jul/10
· votar


3) Apesar de Am ser o mesmo shape de C maior, a ordem dos graus do modo e do campo harmônico muda, porque Am = A eólio e C = C jônio. Isso significa que não são a mesma coisa se for considerar a composição por inteiro

Cara...
Vamos laah...
Jônio: I7M, IIm7, IIIm7, IV7M, V7, VIm7, VIIØ
Eólio: Im7, IIØ, III7M, IVm7, Vm7, VI7M, VII7

No caso de C jonio e A Eólio...
C Jônio: C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, BØ
A Eólio: Am7, BØ, C7M, Dm7, Em7, F7M, G7

Então cara... As escalas de A Eólio e C Jônio são EXATAMENTE as mesmas!!

abç

LeandroP
Moderador
# jul/10
· votar


marcosshrp
ai depende de como vc ve as coisas..se o cara fize uma musica em Am, o shape é o mesmo de C maior

Isso não tem nada a ver com tonalidade... Nada!

marcosshrp
Veterano
# jul/10
· votar


LeandroP
Igor Grillo
ele pode usar o relativo do tom maior com o shape da menor harmonica

ex:
tom: C
relativo: Am (daew tu faz o shape da menor harmonica)

Então de alguma forma tudo é jonio!!
hsuahsuahsuahushauhs


FAP
Veterano
# jul/10
· votar


Igor Grillo
Então cara... As escalas de A Eólio e C Jônio são EXATAMENTE as mesmas!!

Mas como falei antes, podem ser exatamente as mesmas notas, porém os graus são diferentes, por isso uma música predominantemente em A eólio e outra em C jônio podem soar de maneira diferente.

Um pequeno exemplo que lembrei agora é Iron Maiden. O solo de The Trooper, em E eólio, tem sonoridade diferente do solo de Run To The Hills, que é em D mixolídio. São exatamente as mesmas notas também, mas o campo harmônico "puxa" para outras harmonias e melodias.

Enfim, como não manjo muito de teoria eu posso estar falando besteira, mas eu sinto essa diferença. Por isso bato na tecla dizendo que uma música do Malmsteen em Am não é a mesma coisa se ele fizesse em C, hehehe

LeandroP
Moderador
# jul/10
· votar


FAP
Enfim, como não manjo muito de teoria eu posso estar falando besteira, mas eu sinto essa diferença. Por isso bato na tecla dizendo que uma música do Malmsteen em Am não é a mesma coisa se ele fizesse em C, hehehe

Você tá certo... Como diria um amigo: "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa" °.°

O fato de ser relativos não tem nada a ver com tonalidade, pois como você bem disse: os graus mudam em relação a tônica.

john_joao
Veterano
# jul/10
· votar


Igor Grillo
3) Apesar de Am ser o mesmo shape de C maior, a ordem dos graus do modo e do campo harmônico muda, porque Am = A eólio e C = C jônio. Isso significa que não são a mesma coisa se for considerar a composição por inteiro

Cara...
Vamos laah...
Jônio: I7M, IIm7, IIIm7, IV7M, V7, VIm7, VIIØ
Eólio: Im7, IIØ, III7M, IVm7, Vm7, VI7M, VII7

No caso de C jonio e A Eólio...
C Jônio: C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, BØ
A Eólio: Am7, BØ, C7M, Dm7, Em7, F7M, G7

Então cara... As escalas de A Eólio e C Jônio são EXATAMENTE as mesmas!!

abç



Doeu meus ovos! Você está analisando as notas e não os intervalos em relação a tônica.

ohm777
Veterano
# jul/10
· votar


Cross the Line do Magnum Opus ou Presto Vivace do Concerto com a orquestra japonesa.

ricolb
Veterano
# jul/10
· votar


RMafe
Realmente é difícil achar alguma música dele totalmente harmonizada no C.H Maior, somente partes como o refrão, por exemplo. A que eu conheço, que se aproximou mais disto foi "Alone in paradise", onde "parece" que só o acorde do 1º grau foi substituído, não sei se é isto, analizei de "ouvido". ABÇS!

Igor Grillo
Veterano
# jul/10
· votar


john_joao
Entãao cara...
eu analizei como se o cara estivesse solando....
em uma musica em Am ele pode solar em C que será a mesma coisa!!

Mas...
se estivermos falando do campo harmonico dai a coisa ja muda!!'

rsrs

abç

malucobeleza666
Veterano
# jul/10
· votar


LeandroP

Cara, já é de tempos que eu percebo que você tem uma base teórica bem sólida, me desculpa a pergunta; mas você fez que tipo de curso? Faculdade, apenas curso de teoria, autodidata, como foi? Valeu ehehhe

Ahhh e se não quiser responder, sinta-se á vontade ^^

^^

LeandroP
Moderador
# jul/10
· votar


malucobeleza666

Sou autodidata. Aprendi lendo e relendo, olhando os outros, ouvindo discos, trocando idéia.

O Lula tem mais diplomas do que eu °.°

malucobeleza666
Veterano
# jul/10
· votar


LeandroP

massa cara!! ehuaeua eu num tenho paciência para ficar procurado conteúdo não xD


^^

Minow
Veterano
# jul/10
· votar


Igor Grillo
ele pode usar o relativo do tom maior com o shape da menor harmonica

Aí não é menor harmônica, é jônio #5.

LeandroP
Moderador
# jul/10 · Editado por: LeandroP
· votar


malucobeleza666

Eu também não tenho. Foi o desejo, a necessidade e a vontade.

Minow

Né?!

Cara, tem a escala maior melódica, certo?!
(T, 2, 3, 4, 5, b6 e 7M)

Eu penso na relativa da menor harmônica (jônio #5) podendo ser (na prática) esta escala (maior melódica), trocando a #5 pela b6 (já que são intervalos enarmônicos) e preservando a 5a justa. Assim fica menos dissonante e mais fácil de aplicar. Bobagem... Tô vendo isso nesses dias de vazio mental °.°

Minow
Veterano
# jul/10
· votar


LeandroP
É, na prática funciona. :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música do Malmsteen em tom Maior. Existe?