diferença em "formato" dos captadores?

    Autor Mensagem
    reydner
    Veterano
    # jul/10


    eu queria saber se tem diferença um captador de ponte e um captador de braço, n em relação à sonoridade, mas em relação ao "formato"( altura, o local onde vai o parafuso, etc).......tipow, se eu posso compra dois de ponte e coloca um deles no lugar do de braço ou vice e versa.
    vlw!

    Guilherme 90
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Boa pergunta.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    reydner

    Creio que sim.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    reydner
    Tem diferença sim. O espaçamento do captador da ponte é maior que o do braço. Logo, colocando um no lugar do outro, os polos não ficarão na posição certa.

    reydner
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    mais tipo assim...hipotéticamente... e se eu virasse ele 180º graus? os polos ficariam no lugar?

    raisedfall
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    reydner
    shshhhshshs
    boa

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    reydner
    Não pois o espaçamento dos polos vai seguir o mesmo.

    MMI
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: MMI
    · votar


    reydner

    Depende da guitarra e da ponte. Numa strato não rola, o captador da ponte é inclinado em relação aos outros dois, ou seja, maior. Já vi duas Gibson Les Paul com 2 captores de braço nas duas posições que ficaram muito legais, eu particularmente achei muito boas. Por conta de espaçamento, desconfio que Floyd também não rola.

    janick
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ninguém entendeu o cara... se o camarada pegar e gira o cap dele 180 graus, de qualquer forma vai dar pra instalar o captador. Vai dar diferença no som?
    Pq se vc compra um humbucker sem inscrição de marca, como vai saber para que lado cada polo vai ta virado? Vc pode acidentalmente instalar o captador "ao contrário" e nem se dar conta disso, acho que é essa a dúvida dele.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    depende do tipo de cap e de guitarra que ce ta falando
    pode mudar o tamanho total, espaçamento dos polos
    pode mudar se for de strato, que tem um cap que fica inclinado.
    mas pode mudar tambem a ocnstrução dele, a bobina e tal.

    mas explica melhor pra que tipo de guitarra ce ta pensando e por que voce quer fazer isso.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    janick
    Ninguém entendeu o cara... se o camarada pegar e gira o cap dele 180 graus, de qualquer forma vai dar pra instalar o captador.
    muitas vezes nao da pra fazer isso por causa dos fios.

    janick
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    Muitas vezes dá cara hehehe
    Vc fala o comprimento do fio? Isso nunca é problema quase... eu digo, vc pegar e girar o captador em 180 graus no eixo dele, não sei se ta me entendendo. Imagina:

    Um captador zebra

    BRANCO|PRETO

    E vc gira ele e ele fica assim:

    PRETO|BRANCO

    sacou? Eu já instalei um cap de ambas as maneiras e não senti diferença no som, mas gostaria de saber se foi erro do meu ouvido ou realmente não tem nada haver.

    joaum
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Tem uns caps que têm parafusos de um lado e bolinhas lisas do outro... alguém sabe se tem diferença entre esses dois lados?

    Heaffy
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ta ai um tópico interessante, tbm qeria saber isso, + tenhu medo dos moderadores me matarem por criar um tópico D:

    Will Bejar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Mas se os polos forem flat, tem diferença do lado "agudo" pro lado "grave"??? Isso é mais plausivel pros staggered!!!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    janick

    Já fiz isso que você fez e senti uma pequena diferença no captador da ponte. O captador era zebrado e fiz isso por conta do visual. Daí pra resolver eu inverti a fiação (troquei o fio hot que vai na chave).

    DR Rock
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    olha cara eu tenho certeza que nao tem diferenca.1 o paul gilbert usava dois super distortion na sua guitar . 2 entra no site da seymour escolha um cap de ponte e o outro do braco ai voce poe no dimension(as dimensoes do cap) e vai ver que as dimencoes sao as mesmas eu te garanto

    joabfarias
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: joabfarias
    · votar


    Bom, eu acredito que os caps da posição braço costumam ter uma resistência diferente (Ohms) porque a vibração das cordas próximo ao braço têm mais "energia cinética" (não encontrei um termo mais adequado).
    Se você colocar dois caps iguais na ponte e no braço, provavelmente o cap do braço vai ter um volume diferente do da ponte, o que não é desejável na maioria dos casos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a diferença em "formato" dos captadores?