Autor |
Mensagem |
Math14 Veterano |
# jun/10
Eai pessoal,
Olha eu ja procurei topicos sobre isso mas ninguem sobe explicar direito
Tipo eu fazia curso ate mes passado,professor passa as escalas com desenho no braço e tudo,so q ai ele parou na escala de F# e disse q depois ia fala sobre a escala de F maior ,so q ai eu nem liguei,ai hoje eu fui tira de ouvido e pensei q ela tava no Tom de C, ai e vim no cifraclub e vi q tava F maior...
Minha duvida e a siguinte: de onde vem a escala de F ?? tipo se eu continuar a montar as escalas apatir de F# eu vou chegar na de F maior?? ou eu tenho q a acha a relativa dela??
abç..Flw
|
LeandroP Moderador |
# jun/10
· votar
Math14
A escala maior possui uma relação entre as notas de tom e semitom disposta da seguinte maneira:
T, T, ST, T, T, T, ST
Em Dó maior temos:
Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e Dó
Se você pegar a mesma escala começando pela nota Fá você terá:
Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi e Fá
Só que a estrutura (T, T, ST, T, T, T, ST) foi alterada entre o IIIº e IVº grau da escala. Como a distância entre Lá e Si é de um Tom e você precisa de um SemiTom, então você precisa bemolizar (acrescentar um bemol, abaixar em um semitom) a nota Si, transformando-a num Sib (Si bemol), como na escala abaixo:
Fá, Sol, Lá, Sib, Dó, Ré, Mi e Fá
|
Math14 Veterano |
# jun/10
· votar
LeandroP
então a escala de F vem da escala de C ?? e isso... so isso q eu presciso saber pq os intevalos de escala maior eu ja sei
vlw,cara so responde essa ai pra eu ter certeza
|
Math14 Veterano |
# jun/10
· votar
LeandroP
so pra eu confirma a se ele se originar da escala de Do isso vai ser um Modo Lídeo??
|
LeandroP Moderador |
# jun/10
· votar
Math14
A escala de Fá maior tem origem na nota Fá. Só utilizei o exemplo em Dó porque é uma escala maior sem nenhum acidente (sustenido ou bemol), de fácil assimilação.
Dê uma boa lida neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/
Qualquer dúvida é só perguntar ;)
|
LeandroP Moderador |
# jun/10 · Editado por: LeandroP
· votar
Math14
so pra eu confirma a se ele se originar da escala de Do isso vai ser um Modo Lídeo??
Aí sim, vai ser o modo lídio.
Mas se o que você quer formar é a escala de Fá maior deve tomar cuidado com o IVº grau. A escala maior tem o intervalo de 4a justa e o modo lídio tem o intervalo de 4a aumentada.
Fá maior (modo jônio): Fá, Sol, Lá, Sib, Dó, Ré, Mi e Fá
Fá maior (modo lídio): Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi e Fá
|
Math14 Veterano |
# jun/10 · Editado por: Math14
· votar
Esquece... agora eu entedi oq vc quis dizer nesse ultimo post ,vlw cara se tirou minha duvida
abç...Vlw
|
LeandroP Moderador |
# jun/10
· votar
Math14
Se você quiser construir os modos derivados da escala de Fá maior (F, G, A, Bb, C, D, E e F), basta inverter a escala:
F, G, A, Bb, C, D, E e F (jônio)
G, A, Bb, C, D, E, F e G (dórico)
A, Bb, C, D, E, F, G e A (frígio)
Bb, C, D, E, F, G, A e Bb (lídio)
C, D, E, F, G, A, Bb e C (mixolídio)
D, E, F, G, A, Bb, C e D (eólio)
E, F, G, A, Bb, C, D e E (lócrio)
|
Math14 Veterano |
# jun/10 · Editado por: Math14
· votar
LeandroP nao foi mal cara eu li errado ai eu confundi oq vc tava falando