Modo de ESTUDO

    Autor Mensagem
    Kirk
    Veterano
    # dez/03


    ae galera, essa é pro povo que dão o sangue pela guitarra.... qual é o modo de estudo que vc faz... vc se programa cada dia o que estudar... como que é q vcs fazem...

    o meu modo é tudo programado... um dia é harmonia, outro é escala, depois tecnica... estudo em cimas de musicas.. e assim vai...

    Dave Murray
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Kirk
    como eu toh de ferias agora...acordo cedo (nao tao cedo)....faço oq tenho qfazer e sento na cadera..pego a guita e vejo oq vou estudar....ai eu decido escala por exemplo...ai estudo um monte daqui, aplicaçao, cada escala...relembro as q eu jah sabia, (pra nao esquecer neh..ehehe)...mas eh isso ae...acho q assim eh melhor pra estudar...fica algo mais organizado e eu aprendo melhor

    Fred_B
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    kra, eu pego a guitarra e uq eutiver afim de fazer eu faço, n me programo mt n..... as vezes eu to cum preguiça de armar td o equipamento (po um amp, uma guita e um pealzinhu) e pego o violao e fiko ratiandu...

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    eu vo treinando e estudando o q me vem na cabeça na hora, ms acho q agora q to de ferias vo me programa... ms nao vo fica o dia inteiro tocando pq tb tenho mais o q fazer nas ferias

    Daredevil
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    o que vcs chamam de estudar escala? gravar o desenho delas no braço??

    GuitarMetal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Eu vou dar uma dica, que eu adotei do mestre MOZART MELLO.
    Programe dentro do tempo destinado ao estudo:
    1 - Estudo de HARMONIA;
    2 - Estudo de TECNICA e padrões;
    3 - Aplicação dos topicos estudados (tente compor uma música, desenvolvendo seus licks e aplicando licks já conhecidos).
    É comum no início, que sua composicao soe como um exercício, mas com o tempo, vc vai desenvolvendo a pegada e a ligação das idéias.

    4 - Estude sempre com um metrônomo;
    5 - Anote o andamento do metronomo e não avance enquanto o som nao estiver soando limpo (exercicio de paciencia, acima de tudo);
    6 - Repertorio: procure tirar o máximo possivel de músicas, nos mais variados estilos (nao seja um guitarrista bom de solo (tecnica) mas que nao sabe fazer uma harmonia mais elaborada);

    7 - ESTUDE, ESTUDE e ESTUDE.

    Abraços.

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    eh, na revista Cover Guitarra acho q de outubro teve uma materia do mozart mello dando uma aula, mto boa essa revista

    Daredevil
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    mas o q seria harmonia??

    GuitarMetal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Cara, harmonia é muita coisa, e vc pode subdividir seu estudo de harmonia em:

    1 - Ritimo (baião, samba, funk, soul, pagode, etc.)
    2 - Função harmonica dos acordes;
    3 - Progressão harmônica;
    4 - Substituições por função;
    E muitas outras coisas.

    Vai no site do Mozar Mello e observe o conteúdo do curso de guitarra que ele ministra.

    OBS.: Harmonia não é só campo harmônico ...

    Kirk
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    GuitarMetal
    nossa veio... gostei desse padrao de estudo mto bom mesmo... vo começa a fazer isso.... hehehhe.. gostei

    GuitarMetal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Vc vai notar a diferença em poucas semanas ...
    Tenha tudo controlado por planilhas e tabelas ... para poder medir a sua evolução.
    Uma outra dica: grave, pelo menos uma vez por semana, seus estudos, isto é, uma música com vc improvisando e outra com vc tocando um cover e guarde fita. Por exemplo, todo sábado vc grava pela manha. Após uns 2 meses ouça a primeira fita. E depois ouça a última e veja a evolução (aí vc vai querer estudar de verdade ...)
    Abraços.

    the_paranoid
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    sei lah eu ando mt parado na guita. mas agora nas ferias vo ganha mais tempo dae melhora

    Kirk
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    GuitarMetal

    nooooossa veio.. vlw ai pelas dicas mano... adorei cara.. vo começa a fazer essa programacao certinho que vc falo... bem interessante

    JaCaMaN
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    cara eu pego a guitarra sento na cama e começo a tocae viajo
    é melhor estudo
    pega o caderno q leva na aula de guitarra e começa a estudar
    é muito bom

    agora:
    cara eu num to conseguindo estuda muito bem o BONA - metodo musical - eu o axando meio foda

    GuitarMetal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Cara, para vc tocar muito (como os profissionais) vc tem que ter paciencia e disciplina. Tem gente que vem com esse papo de vou sentar na frente da TV e ficar executando as escalas e alguns padrões. Isso não da certo. O cara evolui até um certo ponto, depois para e fica perdendo tempo. Quando o cara toca e não estuda, ele até melhora a pegada, o ouvido mas continua com o mesmo conhecimento teorico. É preciso unir musicalidade e conhecimento teórico e isto só estudando ...

    zealot
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    eh mesmo.... e tmb tem o lance do Solfejo....etc
    MUSICA eh todo um universo GIGANTESCO!!
    esperto eh akele q organiza por onde começar e onde ker chegar....

    []s

    naka
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    3 horas de tenica diarias obrigatorias, com o tempo q sobra improvisa e musicas

    Ps1c0
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    O foda eh q eu sou mto ruim em teoria...
    tipo vc me diz estude técnica....como faço isso???
    eu escrevo em um caderno??faço na pratica???
    putz pra mim tem q ser passo a passo pq sou mto ruim =/

    Al_Ardanuy
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Ps1c0
    Tipo, quando se fala em exercícios técnicos, está se referindo ao treinamento prático geralmente mais voltado para o aspecto melódico(ou solos se preferir), este tipo de treinamento não pode ser inteiramente explanado aqui, mas posso citar algumas das áreas que você pode desenvolver:
    veja alguns exercícios, como por exemplo os famosos 24 exercícios de velocidade, em que utilizando-se palhetada alternada executa-se repetidamente as 24 ordens possíveis de 4 casas consecutivas, tomando um dedo para cada casa, por exemplo, 1234, 1243, 1324, 1342, 1423, 1432, 2134 ....e assim vai... também temos outros exercícios, como conhecimento do braço do instrumento a partir do estudo das escalas(acredite, nunca subestime o estudo de escalas, ele é realmente vasto), aprendendo treinando e usando na prática cada escala aprendida, inicialmente, aprendendo a maior, menor, e pentatônica(desde o começo ela foi minha favorita, fácil de executar e com um efeito único), e depois de acordo com a evolução aprender novas escalas, como a menor melódica, menor harmônica, diminuta, tons inteiros(ou hexafônica), cromática(a mais fácil de executar, porém difícil de aplicar), egípcia entre muuuuitaas outras. Também pode-se treinar arpejos, palhetada sweep, técnicas como o uso da alavanca para a geração de efeitos(como por exemplo usando-a com harmônicos, naturais ou artificiais), two hands(ou tapping), ligaduras(hammer-on e pull-off), fora a aplicação de acordes, é isso mesmo!! porque afinal acordes não tem só haver com harmonia, mas a aplicação destes acordes pode muitas vezes tornar-se algo técnicamente difícil, às vezes horrivelmente difícil, devido a isto a aplicação prática(no braço do instrumento) dos acordes também faz parte do treinamento técnico, também deve-se treinar o palhetamento de acordes, que seria o equivalente ao dedilhado, porém com a palheta. Enfim, esta é apenas uma pequena parte das áreas a serem treinadas por um guitarrista que almeija estar sempre evoluindo, e pra achar material teórico, vc pode recorrer a velha net, aonde com certeza encontrará muita coisa interessante, é só procurar!! Quando tiver uma base mais sólida, e puder investir uma graninha, eu aconselharia investir na compra, ou xerox de livros como Harmonia e improvisação volumes I e II, do grande mestre recentemente assassinado, Almir Chediak, A arte da improvisação de Nelson Faria, estes são muito bons, não vou falar de outro que não tenha lido! e quanto ao método de prática: Seja organizado, eu prefiro treinar diariamente cada área do que tirar um dia para cada, tipo: tendo-se 2 horas de treino por dia, eu pessoalmente acho muito mais produtivo dividi-la pra cada área que se vai estudar, como por exemplo, 20 minutos diários de exercícios de velocidade, 20 minutos de execução de acordes e etc.... do que estudar estas duas horas de uma coisa só e só volta-la a estudar daqui a 2, 3 , 4 ou mais dias! uma coisa que aprendi quando tocava trombone, é que mais vale estudar 1 hora por dia, todos os dias!! do que estudar 7 horas num dia, apenas 1 vez por semana... procure ser o mais eclético o possível, aprendendo a ouvir novos estilos musicais, e também aprendendo a tirar boas influências musicais de cada um deles. Mas pra tudo isso dar certo, três palavrinhas são fundamentais, paciência, perseverança, e dedicação! Espero ter ajudado, e desculpe ter escrito tanto, é que eu sou realmente péssimo em resumir as coisas, boa sorte!

    Jean
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Eu só gosto de treinar musicas,eu tenho preguiça de estudar teoria mas me da vontade mas deixo pra la,mais tarde eu vou aprender.Mas meu interesse agora é ganhar cada vez mais agilidade.

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    eu me lembro q um usuario daki do forum, nas ferias de julho, monto um planejamenteo de estudo mto foda, se eu nao tivesse viajado nakelas ferias eu ia pegar e estudar por akele planejamento, vo procurar na busca, se eu encontrar posto aki

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Jean

    uma hora ou outra vc vai ter q começar a treinar.. o q eu faço eh treinar exercicios de tecnica, uma hora dou olhada na teoria, e por aih vai

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    oh ta aki o roteiro de estudos q o Errol fez, acho q fico mto bom... ms tem distribuir pelas ferias inteiras...

    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?topic=9433&forum=3

    qm iver mais roteiros assim posta ai pq vai poder ajudar mta gente!

    Ps1c0
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Al_Ardanuy
    Vlw cara...
    valew mesmo...

    vou começar treinando 20 min por dia agora e me programar pra cada dia da semana treinar uma coisa nova...
    daki a pouco qm sabe esteja treinando 1hr por dia, afinal qto mais se aprende mais temos para estudar...
    vlwz

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modo de ESTUDO