Autor |
Mensagem |
Kirk Veterano |
# dez/03
ae galera, essa é pro povo que dão o sangue pela guitarra.... qual é o modo de estudo que vc faz... vc se programa cada dia o que estudar... como que é q vcs fazem...
o meu modo é tudo programado... um dia é harmonia, outro é escala, depois tecnica... estudo em cimas de musicas.. e assim vai...
|
Dave Murray Veterano |
# dez/03
· votar
Kirk
como eu toh de ferias agora...acordo cedo (nao tao cedo)....faço oq tenho qfazer e sento na cadera..pego a guita e vejo oq vou estudar....ai eu decido escala por exemplo...ai estudo um monte daqui, aplicaçao, cada escala...relembro as q eu jah sabia, (pra nao esquecer neh..ehehe)...mas eh isso ae...acho q assim eh melhor pra estudar...fica algo mais organizado e eu aprendo melhor
|
Fred_B Veterano |
# dez/03
· votar
kra, eu pego a guitarra e uq eutiver afim de fazer eu faço, n me programo mt n..... as vezes eu to cum preguiça de armar td o equipamento (po um amp, uma guita e um pealzinhu) e pego o violao e fiko ratiandu...
|
yvo Veterano |
# dez/03
· votar
eu vo treinando e estudando o q me vem na cabeça na hora, ms acho q agora q to de ferias vo me programa... ms nao vo fica o dia inteiro tocando pq tb tenho mais o q fazer nas ferias
|
Daredevil Veterano |
# dez/03
· votar
o que vcs chamam de estudar escala? gravar o desenho delas no braço??
|
GuitarMetal Veterano |
# dez/03
· votar
Eu vou dar uma dica, que eu adotei do mestre MOZART MELLO.
Programe dentro do tempo destinado ao estudo:
1 - Estudo de HARMONIA;
2 - Estudo de TECNICA e padrões;
3 - Aplicação dos topicos estudados (tente compor uma música, desenvolvendo seus licks e aplicando licks já conhecidos).
É comum no início, que sua composicao soe como um exercício, mas com o tempo, vc vai desenvolvendo a pegada e a ligação das idéias.
4 - Estude sempre com um metrônomo;
5 - Anote o andamento do metronomo e não avance enquanto o som nao estiver soando limpo (exercicio de paciencia, acima de tudo);
6 - Repertorio: procure tirar o máximo possivel de músicas, nos mais variados estilos (nao seja um guitarrista bom de solo (tecnica) mas que nao sabe fazer uma harmonia mais elaborada);
7 - ESTUDE, ESTUDE e ESTUDE.
Abraços.
|
yvo Veterano |
# dez/03
· votar
eh, na revista Cover Guitarra acho q de outubro teve uma materia do mozart mello dando uma aula, mto boa essa revista
|
Daredevil Veterano |
# dez/03
· votar
mas o q seria harmonia??
|
GuitarMetal Veterano |
# dez/03
· votar
Cara, harmonia é muita coisa, e vc pode subdividir seu estudo de harmonia em:
1 - Ritimo (baião, samba, funk, soul, pagode, etc.)
2 - Função harmonica dos acordes;
3 - Progressão harmônica;
4 - Substituições por função;
E muitas outras coisas.
Vai no site do Mozar Mello e observe o conteúdo do curso de guitarra que ele ministra.
OBS.: Harmonia não é só campo harmônico ...
|
Kirk Veterano |
# dez/03
· votar
GuitarMetal
nossa veio... gostei desse padrao de estudo mto bom mesmo... vo começa a fazer isso.... hehehhe.. gostei
|
GuitarMetal Veterano |
# dez/03
· votar
Vc vai notar a diferença em poucas semanas ...
Tenha tudo controlado por planilhas e tabelas ... para poder medir a sua evolução.
Uma outra dica: grave, pelo menos uma vez por semana, seus estudos, isto é, uma música com vc improvisando e outra com vc tocando um cover e guarde fita. Por exemplo, todo sábado vc grava pela manha. Após uns 2 meses ouça a primeira fita. E depois ouça a última e veja a evolução (aí vc vai querer estudar de verdade ...)
Abraços.
|
the_paranoid Veterano |
# dez/03
· votar
sei lah eu ando mt parado na guita. mas agora nas ferias vo ganha mais tempo dae melhora
|
Kirk Veterano |
# dez/03
· votar
GuitarMetal
nooooossa veio.. vlw ai pelas dicas mano... adorei cara.. vo começa a fazer essa programacao certinho que vc falo... bem interessante
|
JaCaMaN Veterano |
# dez/03
· votar
cara eu pego a guitarra sento na cama e começo a tocae viajo
é melhor estudo
pega o caderno q leva na aula de guitarra e começa a estudar
é muito bom
agora:
cara eu num to conseguindo estuda muito bem o BONA - metodo musical - eu o axando meio foda
|
GuitarMetal Veterano |
# dez/03
· votar
Cara, para vc tocar muito (como os profissionais) vc tem que ter paciencia e disciplina. Tem gente que vem com esse papo de vou sentar na frente da TV e ficar executando as escalas e alguns padrões. Isso não da certo. O cara evolui até um certo ponto, depois para e fica perdendo tempo. Quando o cara toca e não estuda, ele até melhora a pegada, o ouvido mas continua com o mesmo conhecimento teorico. É preciso unir musicalidade e conhecimento teórico e isto só estudando ...
|
zealot Veterano |
# dez/03
· votar
eh mesmo.... e tmb tem o lance do Solfejo....etc
MUSICA eh todo um universo GIGANTESCO!!
esperto eh akele q organiza por onde começar e onde ker chegar....
[]s
|
naka Veterano |
# dez/03
· votar
3 horas de tenica diarias obrigatorias, com o tempo q sobra improvisa e musicas
|
Ps1c0 Veterano |
# dez/03
· votar
O foda eh q eu sou mto ruim em teoria...
tipo vc me diz estude técnica....como faço isso???
eu escrevo em um caderno??faço na pratica???
putz pra mim tem q ser passo a passo pq sou mto ruim =/
|
Al_Ardanuy Veterano |
# dez/03
· votar
Ps1c0
Tipo, quando se fala em exercícios técnicos, está se referindo ao treinamento prático geralmente mais voltado para o aspecto melódico(ou solos se preferir), este tipo de treinamento não pode ser inteiramente explanado aqui, mas posso citar algumas das áreas que você pode desenvolver:
veja alguns exercícios, como por exemplo os famosos 24 exercícios de velocidade, em que utilizando-se palhetada alternada executa-se repetidamente as 24 ordens possíveis de 4 casas consecutivas, tomando um dedo para cada casa, por exemplo, 1234, 1243, 1324, 1342, 1423, 1432, 2134 ....e assim vai... também temos outros exercícios, como conhecimento do braço do instrumento a partir do estudo das escalas(acredite, nunca subestime o estudo de escalas, ele é realmente vasto), aprendendo treinando e usando na prática cada escala aprendida, inicialmente, aprendendo a maior, menor, e pentatônica(desde o começo ela foi minha favorita, fácil de executar e com um efeito único), e depois de acordo com a evolução aprender novas escalas, como a menor melódica, menor harmônica, diminuta, tons inteiros(ou hexafônica), cromática(a mais fácil de executar, porém difícil de aplicar), egípcia entre muuuuitaas outras. Também pode-se treinar arpejos, palhetada sweep, técnicas como o uso da alavanca para a geração de efeitos(como por exemplo usando-a com harmônicos, naturais ou artificiais), two hands(ou tapping), ligaduras(hammer-on e pull-off), fora a aplicação de acordes, é isso mesmo!! porque afinal acordes não tem só haver com harmonia, mas a aplicação destes acordes pode muitas vezes tornar-se algo técnicamente difícil, às vezes horrivelmente difícil, devido a isto a aplicação prática(no braço do instrumento) dos acordes também faz parte do treinamento técnico, também deve-se treinar o palhetamento de acordes, que seria o equivalente ao dedilhado, porém com a palheta. Enfim, esta é apenas uma pequena parte das áreas a serem treinadas por um guitarrista que almeija estar sempre evoluindo, e pra achar material teórico, vc pode recorrer a velha net, aonde com certeza encontrará muita coisa interessante, é só procurar!! Quando tiver uma base mais sólida, e puder investir uma graninha, eu aconselharia investir na compra, ou xerox de livros como Harmonia e improvisação volumes I e II, do grande mestre recentemente assassinado, Almir Chediak, A arte da improvisação de Nelson Faria, estes são muito bons, não vou falar de outro que não tenha lido! e quanto ao método de prática: Seja organizado, eu prefiro treinar diariamente cada área do que tirar um dia para cada, tipo: tendo-se 2 horas de treino por dia, eu pessoalmente acho muito mais produtivo dividi-la pra cada área que se vai estudar, como por exemplo, 20 minutos diários de exercícios de velocidade, 20 minutos de execução de acordes e etc.... do que estudar estas duas horas de uma coisa só e só volta-la a estudar daqui a 2, 3 , 4 ou mais dias! uma coisa que aprendi quando tocava trombone, é que mais vale estudar 1 hora por dia, todos os dias!! do que estudar 7 horas num dia, apenas 1 vez por semana... procure ser o mais eclético o possível, aprendendo a ouvir novos estilos musicais, e também aprendendo a tirar boas influências musicais de cada um deles. Mas pra tudo isso dar certo, três palavrinhas são fundamentais, paciência, perseverança, e dedicação! Espero ter ajudado, e desculpe ter escrito tanto, é que eu sou realmente péssimo em resumir as coisas, boa sorte!
|
Jean Veterano |
# dez/03
· votar
Eu só gosto de treinar musicas,eu tenho preguiça de estudar teoria mas me da vontade mas deixo pra la,mais tarde eu vou aprender.Mas meu interesse agora é ganhar cada vez mais agilidade.
|
yvo Veterano |
# dez/03
· votar
eu me lembro q um usuario daki do forum, nas ferias de julho, monto um planejamenteo de estudo mto foda, se eu nao tivesse viajado nakelas ferias eu ia pegar e estudar por akele planejamento, vo procurar na busca, se eu encontrar posto aki
|
yvo Veterano |
# dez/03
· votar
Jean
uma hora ou outra vc vai ter q começar a treinar.. o q eu faço eh treinar exercicios de tecnica, uma hora dou olhada na teoria, e por aih vai
|
yvo Veterano |
# dez/03
· votar
oh ta aki o roteiro de estudos q o Errol fez, acho q fico mto bom... ms tem distribuir pelas ferias inteiras...
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?topic=9433&forum=3
qm iver mais roteiros assim posta ai pq vai poder ajudar mta gente!
|
Ps1c0 Veterano |
# dez/03
· votar
Al_Ardanuy
Vlw cara...
valew mesmo...
vou começar treinando 20 min por dia agora e me programar pra cada dia da semana treinar uma coisa nova...
daki a pouco qm sabe esteja treinando 1hr por dia, afinal qto mais se aprende mais temos para estudar...
vlwz
|