Questão rápida sobre harmonia de Gimme Shelter

    Autor Mensagem
    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/10


    Olá pessoal!
    tava tirando gimme shelter (stones) e me veio uma duvida sobre a tonalidade dela.
    a progressão é
    C# B A a musica inteira quase
    enfim, o A e B estariam no campo de E, mas o C teria que ser menor. e montando o campo de F# eu teria C# e B mas o A teria que ser menor.
    Enfim, alguém me ajuda a entender a tonalidade dessa musica, por favor? hahah

    Muito obrigado!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Como são acordes com 5as fica mesmo subentendido quem é maior e quem é menor. E esses acordes (levando em consideração apenas o baixo) também estão nos campos harmônicos de Mi maior e de Lá maior.

    Faça um teste. A nota chave é a nota D# (falando em nota de escala).

    Se esta nota lhe parecer agradável, então está no campo de Mi maior, senão está no campo de Lá maior (o que eu acho mais provável).

    JJJ
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    De cabeça (não tô com guitarra aqui), pra mim, o tom é C#.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP

    hey!
    valeu!
    vou fazer o teste em casa =)

    JJJ

    mas no campo de C# temos: A#m e B#m5-°

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
    · votar


    LeandroP

    eu posso testar com o G# tb? pois em um é G#m e no outro é G#m5-

    ah, mais uma coisa.
    vc disse pra eu analisar dessa forma pois os acordes estão em quintas. Mas e se não estivessem, como ficaria a analise?

    valeu d nv =)

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Mas você mudou a afinação como o keith richards faz?

    Ele costuma usar afinação em sol aberto D/G/D/G/B/D

    JJJ
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    mas no campo de C# temos: A#m e B#m5-°
    Eu estou me referindo mais no sentido de "tom de descanso" ou coisa que o valha. Ademais, Keith Richards não é obrigado a seguir campo harmônico algum (aliás, duvido muito que ele saiba o que é isso!) hehehe

    Sir.Paulo
    Ele costuma usar afinação em sol aberto D/G/D/G/B/D
    independente disso, os acordes são aqueles.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    JJJ

    Ademais, Keith Richards não é obrigado a seguir campo harmônico algum (aliás, duvido muito que ele saiba o que é isso!) hehehe

    hauhauhaua isso é verdade

    Sir.Paulo

    q nem o JJJ disse, os acordes sao esses msm =)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    vc disse pra eu analisar dessa forma pois os acordes estão em quintas. Mas e se não estivessem, como ficaria a analise?

    Se não estivessem ficaria mais fácil, bastando observar os maiores e os menores e as suas posições dentro do campo harmônico. Como os acordes são de 5as, então fica pelo "contexto" harmônico.

    A nota G# está pro campo harmônico de Mi maior assim como está pro de Lá maior, então não vale a pena ir por esta linha. Pra matar se é um ou outro pegue uma nota que diferencia as duas escalas, que é a nota D#, que só tem na escala de Mi maior. Se ela não combinar, então o de Lá maior é o mais provável.

    Não posso afirmar nada com base na música em si. Estou sem a música pra ouvir e sem o instrumento pra constatar... Tá sendo tudo pelo contexto ;)

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP

    Se não estivessem ficaria mais fácil, bastando observar os maiores e os menores e as suas posições dentro do campo harmônico. Como os acordes são de 5as, então fica pelo "contexto" harmônico.

    mas o q nao to entendendo é isso, tipo..se observar por maior ou menor, essa progressao nao se encaixa em nenhum dos campos.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    C# B A


    Se for em E maior, então fica assim:
    C#m - B - A

    Se for em A maior, então fica assim:
    C#m - Bm - A

    JJJ
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP
    Se for em E maior, então fica assim:
    C#m - B - A
    Se for em A maior, então fica assim:
    C#m - Bm - A


    Logo, não é nenhum dos dois... Pois não se trata de "power chord", é acorde cheio e, sim, é tudo maior.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    JJJ

    Pois não se trata de "power chord", é acorde cheio e, sim, é tudo maior.

    Ah, então tá... Eu tinha entendido (no meu primeiro post) que se tratava de acordes com 5as. Dá um desconto, tô no trampo e lendo as coisas rapidamente ;)

    Motoboy From Hell-SDMF

    Foi mal ter te confundido...Desculpa.

    Keith Young
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF


    pra que isso?? toque-a e seja feliz! hehehehehehe

    ah gimme shelter o keith toca com afinação std. nao aberta...

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP

    hahah td bem!
    mas entao, levando em conta que seriam todos acordes maiores cheios, essa progressao que "não tá no campo", eu faria a analise de q maneira?

    (desculpa estar incomodando tanto, é que to encucado com isso, e vc é referencia em teoria aqui no forum, haha =)

    Keith Young

    pior que geralmente nao me ligo tanto assim nessas coisas, mas eh q nesse caso me intriguei hahaha
    sabe qndo vc implica com a parada? hahaha


    abçs!!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Eu vou tentar responder isso assim que chegar em casa à noite.... Agora só vou me complicar aqui e te confundir. Eu tenho esta música em casa e com o violão na mão fica mais fácil... Belê?!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP

    blz cara!
    valeu =)

    ogner
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Ahh, rapaz...Isso me cheira a empréstimo modal:
    Acordes(sorrateiros) do modo menor são usados no modo maior paralelo e vice-versa...

    Masssssss o LeandroP parece, só parece, que sabe um pouquinho, bem pouquinho a mais mesmo que eu..deixa ele colocar o parecer dele ae!!! hehehe...

    De qualquer forma, já que entrou nessa da uma lida sobre Emprestimo Modal (AEM) caso vc não saiba ainda....É sempre bom aprender uma paradinha nova!!...Hehe

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP
    Dá um desconto, tô no trampo e lendo as coisas rapidamente

    Tem eco aí?

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Veja a melodia da música!! assim você saberá a tonalidade!!

    Power acorde no fundo no fundo tem terça, e ela está na melodia!!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ogner

    vou dar uma lida sobre esse tema
    valeu cara!

    Jabijirous

    hmm entendo
    mas no caso, essa musica nao é com power chord, eh tudo cheio msm!

    JJJ
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP
    Dá um desconto, tô no trampo e lendo as coisas rapidamente ;)
    sem grilo, cara!

    ogner
    já que entrou nessa da uma lida sobre Emprestimo Modal
    mas não esqueça de, antes de fazer o empréstimo, saber de quanto serão os juros! ;p

    ogner
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    JJJ
    mas não esqueça de, antes de fazer o empréstimo, saber de quanto serão os juros! ;p

    Bem lembrado!!! Boa!! Hehehe

    macaco veio
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    virge!
    imprestimo modal! nunca vi falar com esse nome, mas e' mais ou menos isso ai, assim como chamam "progressao de harmonia" de "campo harmonico" e tudo e' so questao de nome (as vezes chamo de "cu harmonico" quando e' bossa nova e nao acho os acordes).
    No meu intender a progressao e' de C#m onde F#m e G#m seriam quarto e quinto acorde (primeira regra de progressao) entao A e B que sao usados sao os relativos da quarta e quinta (segunda regra), mas o primeiro acorde (tom da musica) e' um acorde dissonante (o tal imprestimo modal), analisaria dessa forma pois o solo esta na pentatonica menor (quem vem de uma escala menor) e se encaixaria perfeito nessa progressao. Mas se estiver tudo errado pois no solo da melodia cantada entra a terca maior muitas vezes entao poderia analisar de outra forma como sendo um tom maior Db (da menos acidente que C#) onde a presenca do B e' a terceira regra de harmonia (tons afastados vizinhos em nome, dois acidentes de diferenca) B e' um tom abaixo de Db e o A mais afastado ainda (4 acidentes), mas com pentatonica menor no solo fica meio esquisito.
    Keith Richards nao sabe nada, mas desde quando genio precisa estudar? nao estudem, quando eu comecei a estudar ai perdi minha genialidade.

    JJJ
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: JJJ
    · votar


    macaco veio
    No meu intender a progressao e' de C#m onde F#m e G#m seriam quarto e quinto acorde (primeira regra de progressao) entao A e B que sao usados sao os relativos da quarta e quinta (segunda regra), mas o primeiro acorde (tom da musica) e' um acorde dissonante (o tal imprestimo modal), analisaria dessa forma pois o solo esta na pentatonica menor (quem vem de uma escala menor) e se encaixaria perfeito nessa progressao. Mas se estiver tudo errado pois no solo da melodia cantada entra a terca maior muitas vezes entao poderia analisar de outra forma como sendo um tom maior Db (da menos acidente que C#) onde a presenca do B e' a terceira regra de harmonia (tons afastados vizinhos em nome, dois acidentes de diferenca) B e' um tom abaixo de Db e o A mais afastado ainda (4 acidentes), mas com pentatonica menor no solo fica meio esquisito.

    afff...

    Ant--
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Gimme Shelter é fora do comum. O tom é C# mas usam a escala menor paralela. É de confundir a cabeça mesmo.
    Mas, hey, eles são os STONES :)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Nada melhor do que chegar em casa e colocar o disco pra tocar.

    Então, todos os acordes são maiores mesmo. O Tom é C# e a tonalidade é maior.

    Como são todos acordes maiores e não estão num mesmo campo harmônico, então você precisa analisar cada acorde separadamente, tomando como acorde do Iº grau o C#

    C# = Iº (primeiro grau)
    B = bVIIº (sétimo grau abaixado)
    A = VIº (sexto grau)

    Os dois acordes C# e B podem ter uma 7a menor, o que coloca na categoria dos acordes dominantes (não confundir com função dominante), que são acordes maiores com 7a menor (possuem um trítono entre a 3a e a 7a do acorde).

    O acorde A pode ter uma 7a maior e também uma 4a aumentada.

    Você pode improvisar sobre os acordes C# e B com o modo mixolídio de cada acorde (C# mixolídio e B mixolídio) e sobre o acorde A com o modo lídio (A lídio).

    Como disse antes, o acorde C# pode ter uma 7a menor, e sobre esses acordes, além do modo mixolídio, uma penta menor cai muito bem --> C#m (a pentatônica é uma escala derivada da menor natural, subtraindo a 2a e a 6a da escala).

    Em resumo, se você tem A lídio, B mixolídio e penta menor de C#, a escala de Mi maior cai muito bem sobre qualquer um dos 3 acordes, e se quiser pode tocar a penta de C# menor e acrescentar a 3a maior (o acorde é maior mesmo), sendo a seguinte escala:C#, E, E#, F#, G# e B (A nota E# é a 3a maior de C#).

    C# --> penta de C#7 ou C#m7
    B --> penta de B ou B7
    A --> penta de A

    (ou uma escala de E maior sobre todos eles já está valendo)

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP

    perfeito =)
    muito obrigado cara!

    Aprendo muito neste forum, e você é um cara que contribui muito pra isso (direta e indiretamente - diga-se, lendo posts antigos haha)

    Valeu mesmo, man!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Pra mim é um enorme prazer poder ajudar. É uma forma de manter a forma °.°

    JJJ
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: JJJ
    · votar


    LeandroP
    Como são todos acordes maiores e não estão num mesmo campo harmônico, então você precisa analisar cada acorde separadamente, tomando como acorde do Iº grau o C#

    C# = Iº (primeiro grau)
    B = bVIIº (sétimo grau abaixado)
    A = VIº (sexto grau)

    Os dois acordes C# e B podem ter uma 7a menor, o que coloca na categoria dos acordes dominantes (não confundir com função dominante), que são acordes maiores com 7a menor (possuem um trítono entre a 3a e a 7a do acorde).

    O acorde A pode ter uma 7a maior e também uma 4a aumentada.

    Você pode improvisar sobre os acordes C# e B com o modo mixolídio de cada acorde (C# mixolídio e B mixolídio) e sobre o acorde A com o modo lídio (A lídio).

    Como disse antes, o acorde C# pode ter uma 7a menor, e sobre esses acordes, além do modo mixolídio, uma penta menor cai muito bem --> C#m (a pentatônica é uma escala derivada da menor natural, subtraindo a 2a e a 6a da escala).

    Em resumo, se você tem A lídio, B mixolídio e penta menor de C#, a escala de Mi maior cai muito bem sobre qualquer um dos 3 acordes, e se quiser pode tocar a penta de C# menor e acrescentar a 3a maior (o acorde é maior mesmo), sendo a seguinte escala:C#, E, E#, F#, G# e B (A nota E# é a 3a maior de C#).

    C# --> penta de C#7 ou C#m7
    B --> penta de B ou B7
    A --> penta de A

    (ou uma escala de E maior sobre todos eles já está valendo)


    Então era C# mesmo... A ideia da nota de "conforto" (que tomei emprestado dos vocalistas, mas aqui é no sentido da nota que mais fica "confortável" sobre a harmonia da música) é bem mais simples.

    Duvido que o Keith Richards entenda um décimo do que você escreveu aí (mas tenho certeza que ele consegue fazer um solinho legal em cima).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Questão rápida sobre harmonia de Gimme Shelter