Sir.Paulo Veterano |
# jun/10
Achei esse tutorial na internet e gostei muito, e resolvi postar para vocês também, creio que possa ser de ajuda para quem gosta de se aventurar com coisas do tipo faça você mesmo: Seu próprio escudo!
http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche19.jpg O escudo sanduíche nada mais é do que a laminação de chapas de material plástico (vinil, PVC, acrílico, baquelite). Neste caso e comumente no mercado, utiliza-se o acrílico em sua fabricação. Essa laminação pode ser feita de uma forma relativamente simples, tomando os cuidados necessários. E assim que a chapa ficar pronta, ela pode ser cortada, lixada e modelada de acordo com o escudo que quer fazer. Para esta atividade são necessários os seguintes materiais: 1. Chapa de acrílico de, no máximo, 1 mm de expessura e, para um bom resultado na colagem, com as dimensões de 30×30cm ou 45×30cm. Cores diferentes; 2. Cola especial para acrílico – testei a S-310 da Sinteglas e obtive um excelente resultado; 3. Rolo para espalhar a cola – que você mesmo pode improvisar reaproveitando materiais; 4. Madeiras para fazer a prensa das chapas – um pouco maior que as chapas de preferência; 5. Fita Dupla-face; 6. Grampos sargento para prender as madeiras contra as chapas (utilizei 8 grampos neste teste); 7. E força... para apertar os grampos!
CHAPAS DE ACRÍLICO http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche6.jpg
Escolhi 3 chapas de 1mm de espessura para fazer o sanduíche PRETO-BRANCO-PRETO. No total, tenho uma chapa de 3mm que é uma boa medida para futuramente fazer o escudo. Geralmente, os escudos possuem 2,5mm de espessura mas tal diferença não compromete o resultado final no momento de instalar as peças como potenciômetros, captadores e chave por exemplo.
COLA http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche2a.jpg
A S-310 da Sinteglas é uma cola especial para colagem de chapas de acrílico. É uma cola cristalina, viscosa, que garante uma uniformidade na aplicação e possui ótima resistência. Indicada para utilização em peças leves que não demandam esforços mecânicos. Por ser um produto tóxico, a empresa recomenda utilização de máscara e o manuseio em ambientes ventilados.
ROLO PARA ESPALHAR A COLA http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche2.jpg
Como podem perceber, este é um material de alta tecnologia que atualmente estou utilizando para aplicar cola em laminação de chapas de acrílico. A ferramenta é constituida de um tubo de desodorante (de preferência do Boticário para um melhor desempenho), um pedaço de madeira, um parafuso e uma porca borboleta. Fura-se o pedaço de madeira – que servirá de apoio para o rolo – de acordo com a espessura do parafuso. Depois fura-se o tubo de desodorante. Encaixa o parafuso, prendendo a madeira no tubo com a porca borboleta e está pronto o dispositivo que auxiliará no espalhamento da cola. Participação especial de Henry Ho que elaborou a ferramenta para me ajudar no teste da colagem.
MADEIRAS PARA A PRENSA DAS CHAPAS http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche5.jpg
Estas são as madeiras que foram cortadas para fazer a prensa das chapas. Eram duas portas de armário achadas em uma caçamba na rua e resolvemos reaproveitá-las de alguma forma. Participação especial de Márcio Benedetti... que na verdade encontrou várias portas dessas com as quais fizemos diversos dispositivos, estantes, mural entre outras invensões. Muito bom reaproveitar materiais. Sai bem mais barato! http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche4.jpg
Simulação de como será feita a prensa das chapas. É sempre bom testar antes os dispositivos para evitar futuras dores de cabeça! Esse monte de mãos são de pessoas especiais que estão sempre comprando minhas idéias doidas e falando "então vamos fazer" cada vez que eu apareço com uma atividade que deixa todo mundo louco! O pessoal da equipe da B&H Escola de Luthieria sempre me incentiva bastante e faço questão de compartilhar com eles meus projetos.
COMO FAZER http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche7.jpg
A colagem de três chapas é feita em duas fases. Primeiro cola-se duas lâminas, espera o tempo de cura da cola e depois cola-se a terceira lâmina. Na primeira etapa, é recomendável colar na madeira dois pedaços de fita dupla-face. Então, nos dois pedaços de madeira, cola-se cada uma das chapas. Lembre-se de limpar a chapa para um melhor resultado. http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche8.jpg
Em uma das chapas, aplique uma poça de cola no centro da mesma.
http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche9.jpg
Dica importantíssima que recebí do Edu da própria Sinteglas. Assim, na hora de prensar as chapas a cola se espalha por completo em toda sua extensão.
http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche10.jpg
Com o rolo improvisado, espalha-se a cola por toda a chapa.
http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche11.jpg
O ideal é ter certo excesso para que toda superfície seja coberta pela cola.
http://dc185.4shared.com/img/305718828/687f399d/_4__imagem.JPG?rnd=0.4 9670144384584425&sizeM=7 Após a aplicação da cola, faz-se a prensa da primeira etapa de colagem com os grampos sargento. Claro que uma forcinha é sempre uma boa... mas cuidado para não apertar demais os grampos para não deformar as chapas! Nesta hora que percebemos a importância da fita dupla-face: quanto apertamos os grampos (sim, eu também ajudei, não fiquei só olhando, essas fotos nos comprometem demais!) as chapas não escorregam e garantem um melhor manuseio na hora de prensá-las. Para esta cola (S-310) o tempo de cura total é de 24 a 48 horas dependendo da espessura das chapas. A aderência parcial é de 10 a 30 minutos. Então, nesta primeira fase eu deixei uma hora.
http://dc185.4shared.com/img/305719278/a0232f6b/imagem2.JPG?rnd=0.5502 819156741585&sizeM=7 Depois de uma hora, retirei os grampos, descolei um dos lados da chapa colada que estavam presas com a dupla-face na madeira e, no lugar desta, colei a terceira chapa com as fitas repetindo o procedimento de aplicação da cola.
http://dc185.4shared.com/img/305719547/1efe77bc/imagem3.JPG?rnd=0.1796 7972745316352&sizeM=7
Quantos luthiers precisam para prender 8 grampos em uma prensa de chapas? Na verdade, fazer isso sozinho é um pouco mais trabalhoso, pois requer certo cuidado na hora de configurar a posição dos grampos... nessas horas é muito bom ter apoio. Você pode chamar seu irmão que fica vendo TV e comendo bolacha no sofá da sala, sua cunhada que só te perturba, sei pai que adotou a idéia de um empreendimento diferente ou dos universitários, quem sabe. Participação especial de Saulo Peghin que além de ser forte, ao mesmo tempo em que ajudou apertar os grampos ele tirou essa foto acima (sim ele é versátil..e rápido) e algumas outras desta matéria.
http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche15.jpg
Nesta segunda etapa de colagem, assim como na primeira é interessante colocar duas ripas de madeira no centro para garantir a aderência das chapas na parte central também.
http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche16.jpg
Os demais grampos, nas extremidades. Coloquei três em cada.
http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche17.jpg
Configuração dos grampos na prensa das chapas. Essa segunda etapa, eu deixei as chapas pressionadas por 24 horas e o resultado saiu dentro das expectativas: perfeito!
http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2010/05/escudo_sandu iche18.jpg
E assim temos uma chapa sanduíche, tradicionalmente utilizada em escudos de guitarras e baixos.
Fonte:Pauleira guitars
|