tecnicas com alavanca e harmonicos !

    Autor Mensagem
    aisly kotzen
    Veterano
    # mai/10


    ola galera
    algumas pessoas em alguns topicos que eu dei umas dicas, me pediram pra eu esplicar melhor umas tecnicas diferentes com alavaca e harmonicos, a tecnicas de dimebag darrel e satriani pricipalmente que saõ as favoritas da galera ...

    espero que eu ajude algumas pessoas do aqui forum a melhorar e adquirir mais tecnicas que são dificilmente esploradas...

    então vamos lá

    primeiro lugar acerte a distorção, dependendo da tecnica que vc vai fazer destas aqui a baixo, vc vai precisar achar uma distorção compativel com o som que vc vai fazer se não a tecnica pode não sair corretamente.

    harmonicos
    para executar as tecnicas abaixo temos que saber um pouco sobre Harmonicos.... existem Harmônicos Naturais e Harmônicos Artificiais.

    Harmônicos Naturais

    Os Harmônicos Naturais são obtidos ao posicionar o dedo indicador sobre qualquer corda, em cima do sétimo traste, sem pressionar a corda, e a seguir palhetando a corda. Também é possível tocar harmônicos naturais sobre o quinto traste,o décimo segundo e o décimo nono traste. Além desses, existem harmônicos naturais que são mais difíceis de se tocar, eles ficam na terceira, quarta e nona casa.

    Harmônicos Artificiais

    Os Harmônicos Artificiais são aqueles que são manipulados com uma palhetada especial. Eles podem ser tirados de qualquer corda em qualquer casa, mas com certeza é muito mais fácil na região do meio do braço. Há muitas formas diferentes de se conseguir um Harmônico Artificial, e em algumas das técnicas deste topico vamos aprender as principais..

    vamos as tecnicas WEEEEEEeeeeee \o/

    1 – Surf Music

    Você pode ouvir essa técnica sendo bastante usada por Dick Dale, guitarrista de Surf Music e também por muitos guitarristas de Blues, sendo chamada de Vibrato ou Tremolo. Para executá-la apenas toque um acorde (Am, por exemplo) e abaixe a alavanca suavemente algumas vezes. Este efeito pode ser usado em qualquer acorde, teste com e sem distorção.

    2 – Dive Bomb

    Esta técnica, muito usada por Jimi Hendrix consiste em tocar um harmônico (natural ou artificial) e abaixar em velocidade média a alavanca o máximo possível. Para conseguir o efeito desejado utilize uma distorção e um pouco de delay. Existem diversos tipos de delay, uns em que a nota tocada se repete rapidamente e outros em que esta repetição é mais lenta. Prefira o segundo. Você também pode ouvir o guitarrista Fletcher usando este efeito nas músicas Kodiak e Unite da banda de hardcore da Califórnia Pennywise (No final e no início, respectivamente).

    3 – Motorcycle

    Com uma distorção e um pouco de reverb, abaixe toda a alavanca e toque a corda E grave. Em seguida levante-a devagar e abaixe-a toda de uma vez só, imitando uma moto passando marcha. Repita várias vezes seguidas até pegar o feeling.

    4 - Guitar Scream

    De todas as loucuras que você pode fazer na guitarra essa é provavelmente a mais alucinante. Quando já estiver dominando essa técnica, você irá entender exatamente porque. Não é a toa que ela se tornou a preferida de Joe Satriani. Em muitas músicas de metal essa técnica pode ser encontrada, mas o melhor exemplo continua sendo Surfing with the Alien de Joe Satriani.
    Para executar essa técnica com perfeição você vai precisar de bastante treino, mas eu já digo, vale a pena, pois é uma técnica muito valiosa.

    Vamos dividir o treino em duas partes. Na primeira parte você precisa aprender como tocar um harmônico artificial na terceira corda solta.

    Parte 1

    -Ajeite a palheta em sua mão para que só a pontinha dela apareça.
    .
    -Observe que se você mexer o polegar sobre a palheta a pontinha dela fica escondida. Não é preciso deslizar o dedo, apenas virá-lo.
    .
    -Treine um pouco esse movimento, segurando a palheta com a pontinha para fora e escondendo ela com o movimento do polegar.
    .
    -Agora você fará o mesmo ao tocar a terceira corda solta. Você toca a corda e num movimento continuo esconde a pontinha da palheta, de forma que a lateral do seu polegar esbarre de leve na corda solta, abafando-a.
    .
    -Para conseguir tirar um som de harmônico da corda solta é preciso tocá-la no lugar correto. Existem alguns lugares ao longo da corda onde é possível tocar a corda com essa técnica e fazer soar o harmônico. Experimente executar o movimento descrito acima em diferentes pontos da corda para descobrir onde é que está o melhor ponto para fazer soar um harmônico bem alto.

    Parte 2

    -Abaixe bastante a alavanca da sua guitarra.
    .
    -Toque um harmônico artificial na terceira corda solta.
    .
    -Suba a alavanca.

    .
    5-Dimebag Darrel

    Esta técnica foi criada e muito usada por Dimebag Darrel, ex-guitarrista do Pantera. O efeito sonoro é parecido com a técnica Guitar Scream, descrita acima. É bem simples, porém requer uma boa prática para fazer ela fluir. Dessa vez nós vamos tirar um harmônico da terceira corda na terceira casa.

    Observe que, com muita distorção é possível tocar um harmônico ao posicionar o dedo indicador da mão esquerda em cima do terceiro traste da terceira corda, sem pressioná-lo, e palhetando a corda. É mais ou menos isso que nós precisamos fazer.



    .
    -Toque a terceira corda solta com o indicador da mão esquerda.
    ,
    -Logo em seguida posicione o indicador sobre o terceiro traste. Assim o harmônico soa também.
    .
    -Agora abaixe toda a alavanca.
    .
    -Toque um harmônico com a mão esquerda na terceira casa da terceira corda.

    -Levante a alavanca.

    6-Van Halen

    Toque a corda G solta e abaixe a alavanca como num dive bomb (descrito acima), porém desta vez, encoste levemente o seu dedo no traste 5 extraindo um harmônico natural e retorne a posição original.



    .
    7-Steve Vai

    Steve Vai executa técnicas dificílimas. Porém, em seu repertório também encontramos técnicas muito fáceis. E essa é uma delas.
    Toque um ligado contínuo na corda B entre as casas 7 e 9, e lentamente abaixe a alavanca (mantenha o ligado soando) em seguida retorne a posição original novamente com o ligado soando.
    .
    8-Shred Guitar

    Toque o harmônico natural na casa 7 da corda G,em seguida abaixe a alavanca. Logo que a alavanca chegar até embaixo, encoste levemente o dedo na casa doze da mesma corda, fazendo soar o harmônico natural da casa doze e levante a alavanca até atingir a nota desejada.

    espero que tenham gostado do topico, e qualquer duvida em qualquer tecnica da um toque ai que eu explico melhor ok

    abrass

    xExLucasx
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Minha lespa não tem alavanca =/

    aisly kotzen
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ta aqui alguns exemplos em video

    a tecnica do dimebag darrell




    a tecnica do satriani



    depois eu acho mais pra mostrar =)

    xExLucasx
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: xExLucasx
    · votar


    Deixa eu te ajudar



    Konrad
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    E ninguém fala do Jeff Beck?

    aisly kotzen
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    xExLucasx


    rsrrs valeww

    all4n_dlima2
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ja vi essas dicas em um Blog quado eu estava aprendendo.

    Mas de qlqr forma, parabens ae pelo tutorial de algumas das tecnicas.


    Ahhh, e também é possivel fazer uns efeitos com a alavanca no 2º traste corda G (Harmonico Natural) e na 17ª casa corda G(H.Natural tb)A aplicação é basicamente a mesma usada pelo DImeBag.

    Abraços!

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    aisly kotzen
    Cara quando eu tiver tempo eu faço um videozinho tentando explicar a técnica do Satriani e um dive bomb para enriquecer seu tópico!!!
    Abração e obrigado pelo tópico.

    aisly kotzen
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    all4n_dlima2

    opaa ... brigadãooo


    GuitarHome

    poxa cara ia ser bom

    eu num tenho recursos pra fazer um video bacana ... se vc fizesse ia ser otimo
    abração ai e obrigado pela força ...

    luquinhas12
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ps:Não faça isso,se tiver uma stratocaster barata
    abraços

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu num tenho recursos pra fazer um video bacana ... se vc fizesse ia ser otimo
    abração ai e obrigado pela força ...


    Eu também não, até tenho com a camera digital, mas queria fazer de um jeito que desse para falar e ao mesmo tempo tocar com a guitarra em linha. Bom gravei um video aqui tentando mostrar de perto bem fuleiro mesmo e vou tentar explicar por aqui mesmo, já posto.

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Bom o que eu faço...
    Eu dou uma "porrada" em direção as cordas B G e D, tanto para pegar apenas uma delas, ou para pegar duas ou até as três o que eu acho que da um efeito muito bacana e o Satch também faz bastante isso. Na hora que eu vou dar a "porrada" com a mão direita da palhetada eu na mesma hora jogo a alavanca para baixo, acho que da para perceber no video, é algo automático que quando você pega as manhas faz sem pensar. Não liguem para a qualidade do video que minha web é tão ruim que ficou até alterando o brilho durante o video. Tem mais alguns "truquezinhos" que pode ser aplicado sobre essa técnica, alguns eu mostro ali no video como por exemplo ficar batendo a mão na alavanca etc. Esse efeito pode ser feito facilmente tanto com o cap da ponte quanto com o do braço que fica muito legal também, esqueci de mostrar. O outro efeito que eu mostro no video eu faço o seguinte, eu deixo a alavanca pressionada para baixo para as cordas ficarem um tanto soltas e com o dedo do meio da mão esquerda dou um puxão na corda G (no caso do video) e logo em seguida coloco o dedo em cima do 7 ou 5 traste para produzir um harmonico natural, tambem pode ser feito em outros trastes.



    xExLucasx
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: xExLucasx
    · votar


    GuitarHome
    Deus do céu vocês adoram me dar G.A.S. em.. Dessa vez de compra guitarra com alavanca XDDDD

    Brigado por mostrar ae

    FlavioPhenonx
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    vocês adoram me dar G.A.S.

    Luftal, ou simplesmente Dimeticona resolve'





    Abç's

    all4n_dlima2
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GuitarHome

    Parabens ae GH!
    Gostei da iniciativa, qdo der... vou tentar postar algo aki, isso se o aisly kotzen me permitir =D.

    Obs: Até em demonstração seu timbre me impressiona haha!

    Abraços^^

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GuitarHome
    Dá pra votar mais de uma vez? +n.

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    all4n_dlima2
    Hehehe valeu man!!!
    Posta sim cara, é sempre legal olhar como os outros fazem e tentar aprender a partir disso.
    Abração!

    erico.ascencao
    Hehehe valeu erico!!!
    Abração brother.

    janick
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    aisly kotzen
    Harmônico natural só se faz com o "dedo indicador"? Hm, beleza!

    aisly kotzen
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: aisly kotzen
    · votar


    GuitarHome

    nusss cara .... valew mesmo man ;;;
    o timbre, a distorção e o Delay estavam casando perfeitamente, e gostei da ideia de dar uma "porrada" nas 3 cordas, enrriqueçeu e muito o topico ... =) brigadão pela força!!!

    pergunta ... seu cap por acaso e um kent armstrong ???? parece =/


    all4n_dlima2
    Parabens ae GH!
    Gostei da iniciativa, qdo der... vou tentar postar algo aki, isso se o aisly kotzen me permitir =D.


    ooOO mais e claro que eu permito, e que muito que vc poste, tecnicas com harmonicos e alavanca são tecnicas que eu sempre estudei bastante por que da um up muito barbaro em qualquer solinho .... o q vc tiver ai pra mostrar vai ser muito bem vindo =) abração aee


    janick
    Harmônico natural só se faz com o "dedo indicador"? Hm, beleza!
    na verdade não cara , vc pode fazer com qualquer dedo, só que eu acho bem mais facil com o indicador (pricipalmente pra que ta começando)
    abraçoss
    [edit] e mais facil no caso da tecnica do dimebag ... pra simplesmente fazer um harmonico eu acho mais facil com o dedo 2 (medio)... mais isso varia de pessoa pra pessoa ...

    daniel_guitar
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GuitarHome
    se eu fizer isso na minha cort ou ela não afina ou a ponte sai junto, muito bom cara :D

    testemunha
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Foi só eu que ri da voz dublada do Herman Lee? HAIUAHAIUHAIAHA coisa ridicula!

    fill.zanchez
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GuitarHome
    Parabéns cara! Além de estar tocando "horrores", está compartilhando seu conhecimento aqui com a galera!

    aisly kotzen
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    testemunha
    Foi só eu que ri da voz dublada do Herman Lee? HAIUAHAIUHAIAHA coisa ridicula!

    eu ri tbem , e so fala merda ainda huahauahuha (mais pelo menos faz o treco direito)


    fill.zanchez
    Parabéns cara! Além de estar tocando "horrores", está compartilhando seu conhecimento aqui com a galera!

    verdade, mais uma vez obrigado ao
    GuitarHome

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    aisly kotzen
    Faltaram duas que eu sei fazer. Uma é a do Zakk Wylde:


    E outra é uma que o Van Halen usa bastante: você abafa as cordas bem de leve perto da ponte com a mão da palhetada e com a outra mão você vai tocando na mizinha, ai é só ir andando com a mão que está abafando.

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    aisly kotzen
    daniel_guitar
    fill.zanchez
    Opa valeu galera!!! Sobre os caps, são originais da Schecter mesmo!
    Espero que tenham gostado e apesar da baixa qualidade espero que consigam tirar algum proveito desse videozinho :). Só treinar que garanto que logo vocês pegam as manhas.
    Qualquer dúvida que eu possa responder estarei aqui.
    Abraço.

    Nicpelido
    Veterano
    # set/10
    · votar


    http://www.guitarcoast.com/2008/02/artigos-alavanca-8-tcnicas-destruid oras.html

    Nicpelido
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Nicpelido
    · votar




    sidguitar1
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tinha feito esse topico a um tempo atras com tecnicas de alavanca pra quem ta iniciando, tem varios videos bem massa de guitarristas aqui do forum e de uns gringos tambem, de uma olhada e se curtir fique a vontade pra postar hehehe,abraço http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/248118/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tecnicas com alavanca e harmonicos !