problema com oleo de peroba na escala

Autor Mensagem
guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


Tomaz.
compra um fastfret e passa nas cordas,é o melhor produto na minha opiniao,custa en torno de 20 pilas,mas dura uma eternidade

Dilaurim
Veterano
# mai/10 · Editado por: Dilaurim
· votar


na hora de passar o oleo de peroba, eu tenho que tomar cuidado pra não passar no traste ou tanto faz se passar?

Penta_Blues
Moderador
# mai/10
· votar


Boa noite!!!

Dilaurim
Na minha opinião, isso não é necessário, pois os trastes são de metal e o óleo não vai estraga-los.
Só repito que antes de se hidratar a escala com o óleo, é necessário limpar e secar a escala.
Valeu!!!

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


Dilaurim
é ate bom passar um pouco nos trastes,os bends sairam mais facil,so naum coloka o pote entero no baguio,hehehehehe

Dilaurim
Veterano
# mai/10
· votar


guitar lok
to ligado, vi nos outros tópicos la, só umidecer um pano com o óleo e passar :]
Penta_Blues
vlws:]
aproveitando... valeu pelo tópico la sobre comprar a primeira guitarra me ajudo leras

Pompermayer
Veterano
# mai/10 · Editado por: Pompermayer
· votar


guitar lok

cara o corpo da guitarra e de madeira sim,mas tem o verniz que isola a madeira,se vc passa oleo de peroba no corpo ,vai fica tudo lambusado e naum vai absorver

Minha estante tem verniz também e não estragou até hoje com mais de 10 anos de óleo de peroba...

edit
acho que vc nunca pego uma guita na mao ,e nun sabe nada disso,edit


Não cara, nunca peguei. Inclusive a minha strato que eu não tenho há cinco anos está toda cheia de frisos de tanto eu passar óleo de peroba no corpo inexistente dela, a Les Paul então, que eu não comprei há dois anos, já está toda queimada. Nesse momento mesmo, não tem três guitarras no meu quarto...

Quanto a ser burro, não ofenda o pobre animalzinho que não te causou nenhum mal. E ao grilo besta, acho que cabe ao grilo e à besta se ofenderem. Fica a dica.

Bigtransa
Penta_Blues

Eu ri demais com a história do grilo besta...

Tomaz.

Mas então não é aconselhável passar oleo de peroba em escalas claras?

Isso é uma coisa de gosto pessoal. Tem gente que acha que a madeira fica escorregadia e atrapalha, outros passam bastante e a escala fica grudenta. Essa questão de braço é muito pessoal, uns gostam de braço envernizado, outros gostam de braço cru, outros não se preocupam.

Na minha opinião, a questão fica mais por conta do oleo ser mais eficiente num tipo de escala do que no outro. Vc pode tranquilamente passar oleo de peroba na escala clara, mas não verá resultados tão satisfatórios quanto os da escala escura.

Concordo...

Dilaurim

Cuidado pra não ficar amontoado óleo no cantinho do traste, passa um paninho com mais cuidado pra não deixar acumular. =D

guitar lok

Olhando o seu tópico imaginei que as possíveis micro fissuras do seu braço podem ser resultado da ação das cordas na escala, se for isso, é absolutamente normal.

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer
parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


O óleo de peroba é o produto mais indicado para hidratar escalas escuras ressecadas pelo tempo e pelo uso. Ele só pode ser aplicado ao corpo da guitarra se a mesma possuir acabamento "natural" sem verniz PU ou nitocelulose.
Não é para ser aplicado em grande quantidade, mas apenas humidecendo-se o pano que vai aplicá-lo às escalas. Pode-se aplicá-lo sim às escalas claras, desde que as mesmas NÃO possuam "cobertura" de verniz PU ou nitrocelulose; porém, nesse caso, deve-se aplicar com mais parcimônia ainda. Nas escalas claras com cobertura de PU ou nito, o ideal é usar apenas um pouquinho de lustra-móveis, apenas para limpar mesmo.
Abçs

Pompermayer
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual é a lógica de passar lustra-móveis, produto sintético e não passar óleo de peroba, produto natural?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer
A lógica é a do verniz. O PU impede que o óleo chegue à madeira. O lustra-móveis possui detergente em sua formulação, limpando a superfície, nada mais.
Abç

Pompermayer
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas o lustra-móveis não vai ficar sobre o verniz então? Sei lá, "melecando" o instrumento? Você sugere que passe e retire, então?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer
Não, nem precisa. Apenas passe um pouco com um pano; o tempo encarrega de secar.
Abç

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer
cara lustra-movel naum é para hidratar e sim PARA LUSTRA, como ja dis o nome!!!!!

ja sei o motivo que queimou a a pintura das suas guita ;)

Pompermayer
Veterano
# mai/10
· votar


guitar lok

ja sei o motivo que queimou a a pintura das suas guita ;)

Mas eu não tenho guitarra, lembra?

Não queimei nenhuma pintura não cara, tá doido? Minhas guitarras estão em perfeito estado... Oo

Mauricio Luiz Bertola

A ação do óleo é a mesma em todas as madeias ou é mais notável em um tipo?

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


pompermayer

se vc souber le (eu acredito que sim)>>>
Inclusive a minha strato que eu não tenho há cinco anos está toda cheia de frisos de tanto eu passar óleo de peroba no corpo inexistente dela, a Les Paul então, que eu não comprei há dois anos, já está toda queimada. Nesse momento mesmo, não tem três guitarras no meu quarto...

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


ai vai da boa fé de cada um,e sem rancor

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


ou entaum vc ta passando lustra movel da marca peroba,para naum ter estragado a pintura da guita.
Ou é igual ao bertola falo,sua guitarra tem acabamento natural ,so na madeira sem verniz.

Pompermayer
Veterano
# mai/10
· votar


Desisto desse tópico...

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer

cara eu so to falando a verdade,qual o problema disso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer
Sim, é idêntica em todas as madeiras. Claro que madeiras mais porosas tem maior absorção.
guitar lok & Pompermayer
Srs, por favor......
Abçs

Penta_Blues
Moderador
# mai/10 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Segundo o fabricante do tradicional óleo de peroba, seu produto é indicado para conservar, limpar, lustrar e renovar todos os tipos de madeira e o lustra-móveis do mesmo fabricante é indicado para limpar e dar brilho em madeiras laqueadas, resinadas, envernizadas ou enceradas.
A minha conclusão é que óleo é mais indicado para madeiras que não receberam nenhum tratamento, pois infiltra para proteger, enquanto lustra-móveis é usado apenas para limpar e conservar madeiras tratadas em sua superfície, pois estas já estão protegidas pelo produto aplicado em seu tratamento.
Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Penta_Blues
Exatamente.
Abç

Casper
Veterano
# mai/10
· votar


Em se tratando de madeira e tratamento com óleo,
eu recomendo usar óleo de tungue, no lugar de
peroba.

Eu compro aqui:

http://www.ironfittings.com.br/acabamentos-para-madeira/oleos/134-oleo -de-tungue-puro

Texto d site acima:

Óleo de tungue

O óleo de tungue, às vezes chamado óleo de madeira chinês, é utilizado há muito tempo para a proteção da madeira. É um produto natural que tem grande penetração na madeira e seu acabamento é elástico, resistente à água e sela muito bem a superfície.

O tungue é uma planta originária do extremo oriente, que cresce quase que espontaneamente e muito rapidamente na China, na região do Yang-Tsé. Atualmente os principais produtores mundiais são China, Paraguai e Argentina.

O óleo de tungue é um excelente óleo penetrante para proteger vários substratos porosos, além da madeira. Ele adere muito bem ao granito e ao mármore que serão utilizados em cozinhas, banheiros e outros ambientes com uso pesado e sujeitos a manchas de produtos líquidos.

A aparência da madeira acabada com óleo de tungue é freqüentemente chamada de "madeira molhada", por causa do ganho de profundidade da cor da madeira; o óleo de tungue deixa um tom amarelo-ouro muito bonito, que não escurece com o tempo.

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


Casper

meu amigo passo esse oleo ai,e a escala fico boa pra caramba ,lizinha, mas naum achei em nenhum lugar pra compra,por isso peguei o oleo de peroba memo,

vlw!!

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


penta-blues

ta de marcaçao comigo veio ,porque fecho o topico la?
naum existe nem um topico que tem um testo assim tao explicativo, e os que sao mais de 6 ano atras.

mas ta beleza,a minha parte eu fiz.

vlw!!!!!!!!!!!!!

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


tem um monte de toipico repetido e so o meu trancado o.0

Penta_Blues
Moderador
# mai/10 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

guitar lok
Não existe nenhuma marcação com quer que seja.
Em seu tópico está a justificativa para seu fechamento, mostrando o fundamento para tal, o que deixa claro não se tratar de marcação.
Quanto a reclamar por aqui:
Regras do Fórum Cifra Club
ATENÇÃO!
Os moderadores podem, sem aviso prévio, fechar, editar, excluir e/ou mover tópicos e respostas que infrinjam as regras explicadas acima, bem como punir os usuários que não se portarem de forma adequada nas discussões.
Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer uma sugestão, visite a Central de Ajuda.

Se já tem um monte, vc não precisava abrir mais um.
Valeu!!!

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


la eu posso faze reclamaçoes de moderadores tambem?

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


guitar lok

Pode fazer a reclamação que vc quiser, só não insista em postar reclamações aqui no Fórum. O FCC foi feito para discussões e existem regras para tentar organizar o fórum.

A Central de Ajuda tem o propósito: http://forum.cifraclub.com.br/?action=ajuda

Por favor, leia as regras com atenção: http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

Abs

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


blz

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a problema com oleo de peroba na escala