pra que serve guitarra de 7 cordas ?

    Autor Mensagem
    gizvanni
    Veterano
    # abr/10


    eu so meio leigo nesses assunto mais queria sabe pra que serve a 7 corda da guitarra de 7 cordas

    nao que respostas idiotas

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Insomniac_
    · votar


    gizvanni
    Ela tem a corda B (famosa "sizona"), que dá um som bem mais pesado e tal. John Petrucci na época mais antiga do Dream Theater utilizava-se bastante dela.
    Neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/24279/ tem um post bem bacana sobre elas.

    Felipe_Trindade
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ela só possui mais uma corda (grossa) que geralmente é usada no heavy metal, pra dar um som mais pesado, essa corda a mais que tem, normalmente éé afinada em B!

    De Ros
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    gizvanni

    Tu tem + 5 notas na região grave.

    Igor Grillo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Insomniac_

    Concluindo sobre petrucci e suas guitas 7cordas...
    ele tb usa uma guitarra barítono... Afinada em A!!

    Dá um grave muito looko!! \o

    abç

    Marverick
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    O que é guitarra barítono?

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Essas aqui são o que na verdade?



    metalrox
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitarras de 7 cordas servem pra dar mais alcance nos graves, sem perder notas agudas...
    a afinação padrão da guitarra de 7 cordas acrescenta uma B grave antes das outras notas que seguem a afinação normal (B - EADGBe). Obviamente a afinação depende do gosto e intenção do guitarrista, assim você pode afinar uma guitarra de 6 cordas 2,5 tons abaixo (o sepultura usa assim no roots por exemplo), que vai alcançar o B da mesma forma, mas vai deixar de alcançar algumas notas agudas. 7 cordas também é bom pra dar versatilidade, acaba equivalendo a ter uma guitarra afinada normal e outra afinada em B. quanto aos vídeos, apesar da aparência, são dois baixos de 6 cordas =) pelo que vi sobre o primeiro, foi feito pra ser usado com a afinação uma oitava abaixo da padrão da guitarra (EADGBe) e não começando em B,
    pesquise pelo nome dos dois instrumentos no google que tem muita coisa.

    bahhhh
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ao meu ver é musicalmente inútil, a não ser q tua banda seja de um homem só, agora com baixista, guitarrista solo, guitarrista base, baterista, tecladista, etc, ter uma guitarra com 7 cordas é só para tocar valsa hahahaha ou usar naqueles acordes dedilhados "D/E"

    ghb
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: ghb
    · votar


    gizvanni

    Geralmente: Pensando em usá-la com a 7ª em B, simétricamente ela é muito interessante para tocar MPB/Bossa, visto que as inversões de 5ª do baixo caminham junto com os acordes (sempre "em cima"). Pensando em usá-la com a 7ª em A, as inversões ocorrem ao contrário, não sei porque, mas ficam mais interessantes em temas de Jazz (acho que penso assim por ouvir John Pizzarelli). Afinada em C eu nunca usei. A 7 acordas também é usada deixando a primeira corda em A, ou seja EADGBea - da 7ª para a 1ª - e a mesma, mecanicamente tem vantagem de não ter que correr muito suas linhas melódicas e blocos. Com distorção, é pra peso haha!!! [ ]'s!!!

    -edit- as opções de acordes se ampliam!!!

    .DuFF.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    bahhhh

    Musicalmente inutil cara?

    ter 5 notas graves A MAIS na sua guitarra é inutil? rs

    Imagine as possibilidades de riffs em uma banda com guitarra de 7 cordas e baixo de 5! =)

    Ouve o novo CD do Epica, Design your Universe, um riff mais foda que o outro!
    Olha a primeira faixa pra vc ter uma ideia:



    qew
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    pra que serve guitarra de 7 cordas ?
    postas idiotas

    err, para ser tocada.

    bahhhh
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: bahhhh
    · votar


    .DuFF.

    Eu sabia q ia ser criticado pelo comentário, mas acho q não fui muito claro. Musicalmente inútil por causa das notas alcançadas pela sétima corda, um baixo facilmente alcança essas notas, este q foi meu ponto, mas tu for analisar, captação, amp, e a pegada do guitarrista, lógico q é diferente.

    Ex de afinação das mesmas.

    * G-C-E-G-C-E-G ("Big guitar")
    * F-A#-D-F-A#-D-F (1/3rd guitar)
    * E-A-B-D-G-B-D
    * E-G-B-D-G-B-D
    * C-G-B-D-G-B-D
    * D-G-C-D-G-A#-D
    * B-F#-B-E-A-D-f#
    * A-E-A-D-G-B-E

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Marverick

    O que é guitarra barítono?

    As guitarras barítono são modelos com comprimento de escala maior e possibilitam a utilização de cordas mais grossas e afinações mais baixas, sendo muito utilizadas no jazz, rock, metal, funk, entre outros estilos, especialmente em gravações de estúdio. Não são muito mais difíceis de tocar do que uma guitarra convencional. Uma vez que seus dedos adaptem-se às cordas mais grossas e aos trastes mais largos, você estará apto a tocar esse instrumento, pois ele não possui uma afinação "esquisita", é apenas mais grave (as guitarras barítono são, normalmente afinadas uma quarta abaixo do padrão – B, E, A, D, F# e B, do grave ao agudo. Há casos de afinações uma quinta ou até mesmo uma oitava abaixo).

    As notas são diferentes, mas os intervalos são os mesmos da afinação Standard, portanto, as digitações permanecem iguais. Modelos barítono são uma boa opção para quem quer a extensão de graves de uma sete-cordas, mas não deseja um braço muito largo. A maioria dos fabricantes atuais conta com guitarras barítono em suas linhas de instrumentos. Um bom exemplo é a PRS SE Mike Mushok signature, que possui 27,7" de comprimento de escala.
    Guitar Player nº 152
    Baritono aqui!

    Luigitr00
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Para tocar com as sete cordaaaas xDD
    Malzão não pude resistir

    Se vc curte um som mais agressivão, ou não (Nu Metal, x.x), vc pode tocar com uma guitar de 7 cordas, pq a corda mais grave serai o Sizão.

    douguita
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: douguita
    · votar


    Pude ver algumas respostas bem interessantes.

    A Guitarra de 7 Cordas, realmente:
    - Possui 5 notas mais graves (Quando a 7ª corda for afinada em B)
    - Geralmente utilizada para Metal.

    No entanto, A 7ª Corda cria uma regiao confortavel para tocar acordes com uma Tessítura muito maior.

    E isso nos da a liberdade de tocar qualquer estilo musical. Nao apenas Metal.

    Pesquisar por George Van EPS. O Pai da Guitarra de 7 Cordas.


    Isso cria uma textura musical bem diferente quando se utiliza apenas a guitarra de 6 cordas.


    Douglas Ribas de Mattos
    http://guitarra7cordas.blogspot.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pra que serve guitarra de 7 cordas ?