Universo Escalas Harmonica E Melódica

    Autor Mensagem
    BeckerPreacher
    Veterano
    # abr/10


    Primeiramente sei q há outros tópicos q falam sobre o assunto porém com Suposições e Incompletos ao meu ver...
    nos modos dessas escalas (Alguém q realmente tenha convivencia com tais escalas) q possa deixar bem especifico sobre o assunto OBRIGADO
    queria saber se esta afirmação q catei de outro tópico semelhante a minha conclusão está correta??

    Sabe-se q os modos gregos sao derivados das inversoes de uma escala. Pra ficar mais pratico vou por todos os exemplos baseados na escala de C.

    Escala maior ( T, 2M, 3M, 4j, 5j, 6M, 7+ , T) de C

    C D E F G A B C , modos gerados pela escala maior de C --> C Jônio, D Dórico, E Frigio, F Lídio, G Mixolidio, A Eólio e B Lócrio.


    Escala menor ( T, 2M, 3m, 4j, 5j, 6m, 7 , T) de C

    C D Eb F G Ab Bb C -> C Eólio, D Lócrio, Eb Jônio, F Dórico, G Frigio, Ab Lidio e Bb Mixolidio.

    Partindo desse principio, analisei os modos gerados pela Menor Harmonica e pela Menor Melodica :


    Escala Menor Harmônica ( T, 2M, 3m, 4j, 5j, 6m, 7+ , T)de C

    C D Eb F G Ab B C-> C Eolio 7+, D Lócrio 6M, Eb Jonio 5#, F Dorico 4#, G Frigio 3M , Ab Lidio 2# e B Locrio 4b / 7dim (neste ultimo eu chamei de Locrio 4b / 7dim pq particularmente acho mt mais viável do q falar Mixolidio 2b / 3b / 4b / 5b / 6b / 7 dim)


    Escala Menor Melodica ( T, 2M, 3m, 4j, 5j, 6M, 7+ , T) de C

    C D Eb F G A B C -> C dórico 7+ , D Frigio 6M , Eb Lidio 5# , F Mixolidio 4# , G Eólio 3M , A Lócrio 2M e B Locrio 4b

    Eu fiz essa nomenclatura me baseando nas relaçoes das escalas. Isso ta errado?Existe alguma nomenclatura especifica pra esse modos gerados pela menor harmonica e menor melodica?

    essa pergunta ñ foi respondida no tópico ...
    Vlw mesmo se puderem responder..
    o Forum vem me ajudando muito
    Vlw!!

    Minow
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Minow
    · votar


    BeckerPreacher
    Tem uns errinhos no meio, mas o princípio tá certo, mas usa-se também uma nomenclatura meio doida.


    Menor melódica
    Frígio 6M
    Lídio #5
    Lídio b7 (lídio dominante)
    Mixolídio 13m
    Lócrio 9M
    Super Lócrio

    Menor harmônica
    Lócrio 6M
    Jônio #5
    Dórico #4
    Mixolídio 9m/13m
    Lídio 9a
    Lócrio bb7


    Muitcho louco, eu sei.
    Obs: nessa ordem mesmo!

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Menor Harmônica


    Eólio 7+
    Lócrio 6
    Jônio aumentado
    Dórico 4+
    Frígio Maior
    Lídio 9#
    Diminuto Alterado



    Menor Melódica


    Dórico 7+
    Frígio 6
    Lídio aumentado
    Mixo 4#
    Mixo 6b
    Lócrio 9
    Superlócrio

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    BeckerPreacher
    Sabe-se q os modos gregos sao derivados das inversoes de uma escala.
    Bom, no meu entendimento, Modos Gregos são outra coisa. Mas como sei que muitos aceitam nomear Modos Gregorianos como Modos Gregos, vamos falar então Gregos mesmo.
    Modos Gregos derivam da Escala Maior Natural. Então, pra mim, outras Escalas não formam Modos Gregos. Acho que confunde mais do que esclarece, mas não deixam de ser conceitos aceitos.

    sei q há outros tópicos q falam sobre o assunto porém com Suposições e Incompletos ao meu ver...
    essa pergunta ñ foi respondida no tópico ...
    Essa pergunta não foi respondida ou não foi feita em outros tópicos?
    Se for o primeiro caso, acho que um pouquinho mais de paciência pra esperar uma resposta teria evitado a criação de outro tópico repetido.
    Se for o segundo caso, vc poderia ter deixado os outros tópicos já existentes mais completos se tivesse postado sua dúvida neles.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Universo Escalas Harmonica E Melódica