Dúvida Pertinente em Modos Gregos - com aúdio.

    Autor Mensagem
    Manubio
    Veterano
    # abr/10


    Vamos lá, tentei upar um tópico para ver se alguém ajudava, mas num rolou...

    Dois até tentaram, mas eu também não consegui me expressar direito.
    Li um arquivo que baixei na net e ele foi muito esclarecedor em relação a tudo, ajudou muito mesmo (link pro tópico que contém o arquivo) mas o fato é, o escrito diz que quando vamos fazer um solo tipo em A Mixolideo, os acordes que caracterizam este modo são aqueles que tem a VIIm de A, ou seja C#m5b Em G e que eu deveria utilizar somente eles para fazer uma cadência que soasse como A Mixolideo e que as outras notas do campo harmônico, que seria o de E, deveriam ser utilizados somente como notas de passagem.

    É exatamente isto o correto? Ou o autor errou? Eu acho muito estranho que todas as músicas em A Mixo sejam sempre compostas pelas mesmas 4 notas, A C#m5b Em G.

    Então gravei dois áudios, um onde toco em A Lideo, só que fiz a base em A-C#m-E-B e outro onde toco A Mixo e a base em A-Em-G-Bm.

    Na A Lideo parece que o E sai fora, e na A Mixo parece que o Bm tá fora, o que me pareceu de acordo com a teoria, mas práticamente não se percebe no áudio.

    Seguem os áudios:
    A Lideo
    A Mixo

    Alguém saberia me explicar isto? Tem como montar bases em A Mixo sem ser usando só A C#m5b Em G?

    Abraço, e desde já, obrigado

    Konrad
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    .........

    Manubio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad
    Nop.

    Isto ai é uma sequencia de Ré, percebe?
    Ou seja, eu poderia usar qualquer acorde do campo harmônico de Ré contanto que começasse em A, mas não é bem assim que funciona, tem algumas coisas que soam muito esquisitas se eu toco qualquer acorde deste campo harmônico.

    Abraço

    Konrad
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    Manubio
    na A Mixo parece que o Bm tá fora,

    Por quê?

    Bm = B, F# e D.

    Tudo nos conformes, não?

    Manubio
    Isto ai é uma sequencia de Ré, percebe?

    Percebo! Mas se nesse modo há a diminuição a de meio tom na sétima, vai ficar a igual a sequência de D mesmo, não?

    Enfim, já vi que atrapalhei mais do que ajudei, portanto vou esperar alguém mais qualificado do que eu....

    Manubio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad
    Então, mas o fato é que, quando se coloca o tom em Lá as coisas complicam, não sei pq, pega a guitarra ai e testa, fica bem estranho tipo vc sair do A, ir pro D, depois Bm, fica bizarro.

    É, to esperando alguém mais qualificado que eu tb, só que tá dificil...

    Abraço

    GuitarDark
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: GuitarDark
    · votar


    Bom, é o seguinte,

    EDITEI O MEU POST, pois não tenho certeza do que estava dizendo, e para evitar aumentar as duvidas suas e de outros, achei melhor editar...

    mas achei o link de um material muito bom aqui
    http://rapidshare.com/files/52004189/Modos_Gregos_Sem_Mist_rio.doc

    baixa isso ai, tem muita informação boa, já peguei ele a algum tempo, mas não estudei ainda, mas acredito que vai sanar suas duvidas...

    Konrad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Manubio
    Então, mas o fato é que, quando se coloca o tom em Lá as coisas complicam, não sei pq, pega a guitarra ai e testa, fica bem estranho tipo vc sair do A, ir pro D, depois Bm, fica bizarro.

    Cara, estou achando estranho você achar estranho. ;)

    É essa "inovação" que dá um tempero diferente no resultado final... eu acho que essa sua "surpresa/estranheza" pode ser ao intenção do modo.

    No mais, pelo menos ajudei com um up! ehhe

    Manubio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    GuitarDark
    Hum...

    Mas destes A7 Bm7 C#m75b D7+ Em7 F#m7 G7+ eu posso usar qualquer um em qualquer ordem? Pq segundo o artigo que li, deveria ser só aqueles que possuissem a VIIm do A, ou seja, os que possuissem a nota G. E realmente, quando eu toco algumas notas que não possuem a nota G e solo em cima, fica com uma sonoridade esquisita, quase que como se estivesse tocando em um tom errado.

    Abraço

    GuitarDark
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Como eu disse ali em cima não tenho certeza, mas acredito que se você utilizar todos os acordes, mas excluir o C# que é caracteristicos de outros modos ele deve soar bem... Quanto ao G nos acordes, é o que da a sonoridade de A mixo, por isso eu disse no outro topico que já vi usarem vamp com o G no caso... Mas não sei se só pq o som não esta soando eternamente a harmonia fugirá do modo... =/

    pior que nao tem como eu testar isso na guitarra agora

    Manubio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Up...

    axleWs
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Manubio
    Eu, mesmo sabendo do que se trata, não tenho a mínima ideia de como se usa um modo grego.

    Posso aproveitar o tópico?

    Tipo, a escala de A maior.

    A B C# D E F# G#

    Digamos que tenho uma música exatamente neste tom.

    O que seria usar os modos gregos nessa música?

    Grato.

    Manubio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Seria aplicar esta escala em música em outros tons e conseguir uma sonoridade diferente

    axleWs
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Manubio
    Não entendi, mas vou ler o arquivo que você referenciou lá em cima. Obrigado. Aliás, entendi o que você disse, mas não sanou minha dúvida.

    Alguém ae disposto a ajudar o Manu bio?

    GuitarDark
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tenta isso:

    A7 Bm7 C#m75b Dsus Em7 F#m79b G7+ (acordes para A Mixo)

    Caio Gomes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu não tô entendendo muito bem, mas só um adendo que 9 e 6 são notas de tensão e a 4 deve ser evitada (ou seja, não deve entrar na formação dos acordes ou no improviso, apenas de passagem). Porque se for o A-D-Bm, vai ficar estranho porque Bm é tensão. Então A-D-Bm-E fica legal.

    Acho que não ajudei em nada, é que não consegui entender. Mas tudo bem.

    De Ros
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Manubio

    Olha cara, eu não entendi direito a tua dúvida, então lógico que minha resposta talvez não seja exatamente o que tu está querendo saber...

    Quando tu faz uma composição modal, a tua harmonia tem que ser modal. Óbvio.

    Se tu for compor algo em A mixolidio, e não estamos falando de intenção blues, tua harmonia tem que ser A mixolidio.

    Se na tua progressão em A mixo, alguma vez acontecer a seguinte progressão - A7 - D7maj (pode ser só triades), acabou o efeito mixolidio.

    Toca aí que tu vai entender.

    Mas se a tua progressão for, por exemplo:

    A7 - Bm7 - Em7 - A7 apesar do Bm7 não ter a nota caracteristica, tu não está fazendo nehuma cadência "tonalizante" (gostou da palavra? inventei agora!), então tu está modal, e fica tudo tranquilo.

    Abraço!

    Manubio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    De Ros
    Cara, era exatamente isto...

    Então, como eu sei se será "tonalizante" ou não? Evitando tocar acordes da tríade de D neste caso?

    Abraço, vlw pela ajuda

    De Ros
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Manubio

    Se tu tocar um A7 e na sequencia um D, tu fez um V - I , a principal cadencia da musica tonal. Impossivel mander o "sabor" modal depois disso.

    O que são acordes da tríade de D ?

    Manubio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    De Ros
    Opa, voltei a pegar na guitarra hoje para aprender estas coisas...

    Vamos lá...

    Como saber se é uma cadência tonalizante ou não?

    Tava pegando agora, e tentei usar o A7 Bm7 e Em7, e rolou legal, terminando no A7...

    Mas como usar mais que isto? como saber que cadências soam bem? Eu teria que aprender aquelas coisas de dominantes e subdominantes?

    Abraço, vlw pela ajuda.

    De Ros
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Manubio

    Como saber se é uma cadência tonalizante ou não?


    Cara, escuta o exemplo que escrevi acima e não tem como errar. É uma cadência que vai para o tom, ao invés do modo.

    Mas como usar mais que isto? como saber que cadências soam bem? Eu teria que aprender aquelas coisas de dominantes e subdominantes?

    A principio, tu pode usar todos os acordes do campo, desde que não use nenhuma cadencia que estrague a intenção. E desde que tu caracterize o "A" (nesse caso) como centro tonal.

    Uma base assim

    /A /A G/A /A G/A /A G/ etc... Já funciona super bem.

    Aprender essas coisa de dominantes e subdominantes? Tu não sabe ainda? E está estudando harmonia modal???

    Putz.

    Bom, agora que já está pronto o telhado, já sabe onde vão as paredes da tua casa? Hehehe!!!

    Abraço!

    Manubio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    De Ros
    É, acho que acabei me adiantando um pouco, e já vi onde acaba dando problema.

    Estas coisas de dominantes e subdominantes, aprende-se em harmonia tonal? é este o nome? pq vou dar uma olhada nos tópicos ou quem sabe pegar um livro de harmonia completo, agora que to sem professor, vai ser o jeito tentar fazer na raça mesmo.

    Abraço, vlw por toda a ajuda.

    De Ros
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Manubio

    Isso é harmonia funcional (estudo das funções).

    Quer uma dica? Clica no Leandro Pannuci e lê tudo o que ele postou. Daí tá morta a cobra!!

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Pertinente em Modos Gregos - com aúdio.