Autor |
Mensagem |
xExLucasx Veterano |
# abr/10
Gente, primeiro: Começando a escala de ré maior (D) na sexta corda, iremos começar na 10ª casa?
Outra: O Acorde de lá maior (A) é assim:
e----0-------------------------------------------------- B----2-------------------------------------------------- G----2-------------------------------------------------- D----2-------------------------------------------------- A----0-------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
A primeira nota é o Lá(A).. Mas depois vem o Mi... Porque isso? Quer dizer que a terça(3) de Lá é Mi? Não seria Dó?
Me respondam por favor.. Fui
|
LeandroP Moderador |
# abr/10
· votar
xExLucasx
Começando a escala de ré maior (D) na sexta corda, iremos começar na 10ª casa?
Se você quiser começar pela primeira nota, sim, é na 10a casa.
A primeira nota é o Lá(A).. Mas depois vem o Mi... Porque isso? Quer dizer que a terça(3) de Lá é Mi? Não seria Dó?
Temos duas formas de tocar tríades: aberta e fechada.
A tríade fechada pode ser: "1a, 3a e 5a" e suas inversões: "3a, 5a e 1a" ou "5a, 1a e 3a". Já a tríade aberta dispensa esta ordem, podendo ser como no caso do acorde em questão: 1a, 5a, 8a, 3a e 5a, por isso ela é aberta.
|
xExLucasx Veterano |
# abr/10
· votar
LeandroP a tríade aberta dispensa esta ordem, podendo ser como no caso do acorde em questão: 1a, 5a, 8a, 3a e 5a, por isso ela é aberta.
E como saberei se os acordes têm triades fechadas ou abertas? Alguma dica? Ou decoreba?
|
Andy TheCatSp Veterano |
# abr/10
· votar
xExLucasx E como saberei se os acordes têm triades fechadas ou abertas? Alguma dica? Ou decoreba?
basta analisar o acorde, como por exemplo A. como voce disse, depois do Lá, vem o Mi, entao, pode-se concluir que este é uma tríade aberta, pois se usa a tríade de A, mas fora de órdem. aí caso fosse em ordem,tipo La,Dó,Mi, ai poderia concluir-se que é uma tríade Fechada. espero ter clareado um pouco sua mente.abraços
|
xExLucasx Veterano |
# abr/10 · Editado por: xExLucasx
· votar
Vocês dois clarearam, e muito... Mas aplicando o que eu sei ficaria então: A = Aberta B = Aberta C = Aberta D = Aberta E = Aberta F = Aberta G = Aberta
Tem algo estranho, né?
Vamos pegar o G pra tentar ver onde estou errando
Primeiro vem o Sol.. 3ª casa da 6ª corda.. Depois o Si no segundo traste na 5ª corda.. Depois o Ré na 4 corda solta... depois o Sol na 3ª corda solta... depois o si na 2 corda solta.. até aí tudo bem.. Mas ai vem a primeira corda marcada no 3° traste simbolizando um Sol, quebrando a ideia de tríade fechada...
Esses acordes são todos de triade aberta mesmo?? Ou eu estou meio fumado em algum lugar?
Me ajudem por favor
|
LeandroP Moderador |
# abr/10 · Editado por: LeandroP
· votar
xExLucasx E como saberei se os acordes têm triades fechadas ou abertas? Alguma dica? Ou decoreba?
Pela disposição das notas no acorde. Pense em tríades (3 notas).
Exemplo em Dó maior e Dó menor:
fechadas abertas fechadas abertas e-----------0------------3---|--------------------------3-- B-------1---1--------5---5---|-------1---1-4--------4---4-- G---0---0---0----5---5---5---|---0---0---0------5---5---5-- D---2---2--------5---5-------|---1---1----------5---5------ A---3------------3-----------|---3--------------3---------- E----------------------------|----------------------------- Dó maior Dó menor
|
xExLucasx Veterano |
# abr/10
· votar
Ah saquei.. Mas eu estou falando daquelas posiçoes classicas, entende?
|
LeandroP Moderador |
# abr/10
· votar
xExLucasx
É que os acordes que estamos acostumados a tocar no violão são sobreposições de tríades, porque o violão/guitarra tem 6 cordas. Mas pra uma simples tríade não preceisa necessariamente usar as 6 cordas.
|
LeandroP Moderador |
# abr/10
· votar
Andy TheCatSp
+1
|
xExLucasx Veterano |
# abr/10 · Editado por: xExLucasx
· votar
Leandro! Você é um otimo moderador .. e o Andy tambem ajudou muito!
Então com isso aprendi a fazer Dós, Sols, Lás e etc por todo o braço da guitarra, usando tríades simples, certo?
E matando a duvida de vez: O A,B,C,D,E,F e G "clássicos" então são todos abertos mesmo né? Eu havia fala certo mesmo,né?
|
LeandroP Moderador |
# abr/10
· votar
xExLucasx
Posso dizer que são abertos "porque ultrapassa a oitava", mesmo seguindo aquela sequência de inversões que postei antes. Mas tocando com um baixista por exemplo, você pode executar apenas a tríade fechada com base nos desenhos de acordes comuns.
aberta ..... fragmentando .... fechada .... sacou?! e----3------------------------------------------------- B----5---------------------------5--------------------- G----5---------------------------5--------------------- D----5---------------------------5--------------------- A----3------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
|
xExLucasx Veterano |
# abr/10
· votar
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Agora sim entendi!
Desculpa ter falado $#%$ , ok???
Proximo passo agora é aprender a fazer acordes com segunda, terçeira etc etc.. se voces pudessem me citar um topico ou algum lugar falando sobre isso, agradeçeria
|
Andy TheCatSp Veterano |
# abr/10
· votar
xExLucasx voce quer dizer acordes dissonantes?? euestou saindo da internet agora, mas se quando eu voltar, ninguem tiver postado algo para te ajudar, eu procuro algo. abraços
|
LeandroP Moderador |
# abr/10
· votar
xExLucasx
Dê uma lida neste site: http://www.musictheory.net/translations.html#pt_br
Tem uns tópicos legais no forum sobre tríades, inversões, etc... Mas é bom ver intervalos, pra digerir os outros assuntos... Aí é na busca ;)
|
xExLucasx Veterano |
# abr/10
· votar
Poxa, porque voce não falou desse site antes? Que maravilha ele rsrsrsrss
Obrigado aí, manolo XD
|
renanozzy Veterano |
# abr/10
· votar
LeandroP Esse negócio de tríades abertas e fechadas eh de muita importância??
|
LeandroP Moderador |
# abr/10
· votar
renanozzy
Eu acho que sim.
|
xExLucasx Veterano |
# abr/10
· votar
LeandroP Man, posso dar uma sugestão?
Deviam fazer um tópico de Dúvidas sobre Teoria, ou algo parecido!
Tá certo que eu e a maioria odiamos teoria mas eu notei que é muito importante!
|