Autor |
Mensagem |
renanozzy Veterano |
# abr/10
Gostaria, se possível, que os professores ou os mais entendidos sobre o assunto dessem umas dicas de como estudar para que durante um improviso o cara consiga trocar de escalas e enxergar as notas alvo mais fácil... É complicado pra caralho ta improvisando sobre um escala e trocar para outra na mesma região com fluência.
|
Prog-metal Veterano |
# abr/10
· votar
renanozzy treinando .
|
Bruno Root Veterano |
# abr/10
· votar
A melhor maneira mesmo e treinando, ae com o tempo vc vai pegando mais velocidade na mao e tb para enxergar as escalas mais rapido.
|
IRON-BALLOON Veterano |
# abr/10
· votar
treinando 2
|
Tonanteador Veterano |
# abr/10
· votar
Nem tem truque, cara, só treinando mesmo.
Mapeie o braço durante o treino, pode facilitar...
|
-Dedo Duro- Veterano |
# abr/10
· votar
renanozzy Pois bem cara, como pode ver, é unânime... Vai se dedicando, treinando, que o tempo vai fazendo o resto por vc. Abração.
|
PedroGtr Veterano |
# abr/10 · Editado por: PedroGtr
· votar
renanozzy
cara, decore os 7 formatos de padroes da escala em "pares de corda" que há ao longo da guitarra. É importante decorar tanto a ordem em que eles vêm subindo e descendo a escala normalmente ( um par nas cordas E e A, o outro nas cordas D e G, e o outro das cordas B e "e" mizinha )..(pus no 1o exemplo aqui), quanto decorar como é a ordem dos padrões da mesma corda (exemplo, subir e descer os padrões somente nos pares de corda B e "e" mizinha)..(pus no segundo exemplo) . Entender o braço da guitarra nao é complicado como muitos pensam por aí.
vou dar um exemplo, subindo a escala em G eólio (conhecido com G menor)
e-------------------------------------------------5-6-8 ]-------- B----------------------------------------[4-6-8------------------ G-------------------------------3-5-7]------------------------ D--------------------- [3-5-7-------------------------------- A-------------3-5-6]------------------------------------- E----[-3-5-6----------------------------------------------
............um par........................outro par..................próximo par...... (coloquei colchetes so pra ajuda-lo a isolar / visualizar um padrão de 6 notas do outro)
Aqui ainda em G menor, mas agora ascendendo em padrões ao longo do mesmo par de cordas.
e----------- 9-11-12]-------------11-12-14]-----------12-14-16]-- B-[-9-11-12-------- -[11-12-14------------- [12-14-16-------- G--------------------------------------------------------- D--------------------------------------------------------- A--------------------------------------------------------- E---------------------------------------------------------
É simples e rápido de assimila-los com treino (metronomo) e estudo.
Quando dominar..faça a mesma coisa com a escala menor harmonica.
Existem trilhões de exercicios/ patterns de aulas de varios guitarristas, por aí pra vc treinar e ficar craque nos padrões em pares de corda.
Tem um material de estudo (uma apostila, na internet. que acho bem legal) do Edu Ardanuy que aborda porrada de patterns pra treinar.. enfim.. é só procurar..
Por hora eu ja falei muito. Encaixar os arpejos e saber as notas alvos deixa mais pra frente quando vc ja tiver fluencia nas escalas.
Abraço e bom estudo
|
renanozzy Veterano |
# abr/10
· votar
PedroGtr Valeu aew pelas dicas cara, mas o problema eh na hora de trocar de escala ou juntar penta com diatônica e arpejo. Passear pelo braço em uma escala soh eh tranquilo.
|
PedroGtr Veterano |
# abr/10 · Editado por: PedroGtr
· votar
renanozzy
Valeu aew pelas dicas cara, mas o problema eh na hora de trocar de escala ou juntar penta com diatônica e arpejo. Passear pelo braço em uma escala soh eh tranquilo.
entao cara, tem uns macetes iniciais que ajudam.. Por exemplo, ajuda saber que quando vc está na região do "shape classico" de pentatonica menor, vc simultaneamente estará na região do formato Mixolidio (nas notas agudas) e Eólio ( nas notas mais graves)
É importante vc tb ver como vc pode partir para um arpejo imediatamente a partir de pontos (ou perto de pontos) específicos em que vc se encontra na escala ( traduzindo: saber quais arpejos menores e maiores, vc pode produzir dependendo de qual região/ shape de digitação de escala, vc se encontra)
Se sozinho com a guitarra vc sentir dificuldades, vc pode ir no Guitar Pro. Seleciona a ferramenta escalas, escolha a que vc quiser, por exemplo "G minor", e observe como os padrões estão dispostos pelo braço da guitarra, e veja onde vc encontra as localizções das tríades em relação ao bloco/padrão de 6 notas que vc estiver.
To tentando nao soar muito confuso..espero que esteja dando pra captar essa coisa de relaçao de arpejos X formatos dos shapes de modos gregos ( leia-se: escala diatônica) X penta .
Escute bons guitarristas, e tente sacar o que eles pensaram pra criar seus solos e melodias
|
PedroGtr Veterano |
# abr/10 · Editado por: PedroGtr
· votar
vamos supor que vc está tocando e esteja nesta região/bloco de 6 notas
e----12--13----14------------------------------------- B----12--13----14------------------------------------- G------------------------------------------------------ D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
ou seja:
(aqui esses numeros estão indicando os graus ok? nao sao os numeros da casa da guitarra nao)
Caso pense em Campo de Am:---------------ou Caso pense em C maior:
e----5-6m--7------------------3-4--5---- B----2-3m--4------------------7-T--2--- G----------------------------------------- D------------------------------------------ A----------------------------------------- E-----------------------------------------
Voce reparará que por exemplo, da pra emendar num arpejo maior do tipo : (Pensando no campo de C maior) (numeros indicando tonica, terça e quinta da tríade maior)
e-----3------------------------------------------------- B-------T----------------------------------------------- G-----5------------------------------------------------- D---------3-------------------------------------------- A-----------T------------------------------------------- E------------------------------------------------------
Colocando em versão de tablatura, serão assim o arpejo de C maior construído saindo do bloco de 6 notas que lhe falei
e-12-----------------12--15--12----------------12--15--12 B---13-------------13----------13------------13--------- G------12--------12--------------12--------12-------- D--------14---14------------------14----14------------ A-----------15-----------------------15--------------- E---------------------------------------------------------
Isso é apenas uma idéia, das inumeras idéias que da pra se aplicar..é assim que guitarristas improvisam (acho eu)..sabendo o que fazer, partindo-se de onde estiver..
|
renanozzy Veterano |
# abr/10
· votar
PedroGtr Entendi o que vc quis dizer sim cara, eh que eh complicado mesmo pra botar isso na prática.. valeu aew pelas dicas.
|
Curly Veterano |
# abr/10
· votar
renanozzy
conheço um artigo de revista muito bom sobre visualização de pentatônicas. basta dar uma lida e entender e vc fará escalas em todo o braço:
http://www.4shared.com/file/27010732/2b74b65c/pentatonic_mapping.html
|
guitarg3 Veterano |
# abr/10
· votar
esse artigo q o Curly mandou é bom
|
PedroGtr Veterano |
# abr/10
· votar
renanozzy
Depois vc ve meu post ali em cima, que eu editei colocando uns negocios adicionais pra vc se ligar. Abraço
|