PedroGtr Veterano |
# abr/10 · Editado por: PedroGtr
Pessoal, eu to com uma duvida na análise harmônica de um trecho clássico. A seqüência dos arpejos é esta :
F , E dim , Dm , C , Bb , B dim , C , C# dim , D 1......2........3.....4....5.....6........7....8.............9
É toda tocada em tríades (inclusive os acordes diminutos: somente tonica ,terça menor e quinta diminuta..sem a presença da sétima diminuta).
Pois bem, do passo 1 ao 5, eu creio estar no campo de F maior ( ou D menor) . O que e intriga é o passo 6 em diante; devido á presença dessas outras tríades diminutas.
Tentei analisar no contexto de campo Menor Harmônico, ou Menor Melódico..mas não estou tendo sucesso, pois a meu ver, os campos em que penso, acabam ao meu ver, não encaixando.
Pra facilitar possíveis explicaçoes, estou pondo aqui os campos harmônicos
Menor: Im7 , IIm7(b5), bIII7M, IVm7, Vm7, bVI7M , bVII7 Menor Harmonica: Im(7M), IIm7(b5), bIII7M(#5), IVm7, V7, bVI7M, VIIo Menor Melódica: Im(7M) , IIm7 , bIII7M(#5) ,IV7, V7, VIm7(b5), VIIm7(b5)
Alguem pode me ajudar a explicar o que ocorre? Que mudança é esta que ocorre e que eu nao estou enxergando.
Abraços
|
PedroGtr Veterano |
# abr/10 · Editado por: PedroGtr
· votar
LeandroP
Os diminutos são Edim, Bdim e C#dim ? exato. sao esses mesmo.
Poo, foi bem esclarecedor esse lance de eles serem "diminutos de passagem".
Não entendi a progressão que você colocou.
Entao, dito isso que vc explicou, no caso, é uma progressão VIII (ou I, como queira) , VII, VI, V , IV ; seguido por "diminuto de passagem", como voce disse; depois V; dpois outro "diminuto de passagem" ; finalizando com VI.
No campo de F maior ( ou D menor)
Procede corretamente essa análise que fiz?
..............................................
Posso sempre usar entao? Pra dar um ar "clássico" pras musicas? ( tirei esse trecho de um estudo de arpeggios estilo clássico)
desde já agredeço por essa iluminada que vc me deu nessa duvida
|
LeandroP Moderador |
# abr/10
· votar
F , Edim , Dm , C , Bb , Bdim , C , C#dim, Dm
PedroGtr
O tom é o F, certo?! Então ele é o Iº maior.
O Edim é diatônico, ou seja, pertence ao campo harmônico de Fá maior, sendo naturalmente o VII°.
Os demais acordes são diatônicos também. Pela ordem:
Dm = VIº menor Bb = IVº maior
Restam o Bdim e o C#dim, que estão fazendo uma ligação entre dois acordes. Estes diminutos são "diminutos ascendentes", pois este é o sentido da ligação.
Pra usar uma cifra analítica você deve comparar sempre com o Iº grau, como fez com os outros acordes.
Bdim = #IVº diminuto C#dim = #Vº diminuto
Estes diminutos (Bdim e C#dim) não são diatônicos à escala de Fá maior.
|