Duvida em Análise Harmonica

    Autor Mensagem
    caiotfernandes
    Membro Novato
    # mai/14


    Alguém tem uma explicação para a utilização do acorde Em7(5-) no refrão da musica abaixo da banda Onze:20? Visto que o acorde não faz parte do campo harmonico de D#. Já pensei em tudo que conheço (emprestimo modal, acorde de preparação) mas nada se encaixa. Enfim, se alguem puder me tirar essa duvida serei grato ;)

    Tom: D#

    Primeira Parte:

    Eb7M Dm7 Gm7
    Você nem quis ouvir o que eu sentia
    Cm7 Eb/F Bb7M
    E é por isso que não deu pra te esperar
    Eb7M Dm7 Gm7
    Você não entendeu o que eu queria
    Cm7 Eb/F
    Era te levar daqui pra nunca mais
    Gm Gm7M Gm7 Gm6 Cm7
    Ouvir dizer que eu não servia
    F4 F Bb7M
    Pra te fazer feliz

    Refrão:

    Eb7M
    Fiz esse reggae pra você
    Ebm7
    Pra nunca mais se esquecer
    Bb7M
    Que eu ainda tô aqui
    Em7(5-)
    E que não tem por que fugir
    Eb7M
    E quando ouvir cê vai saber
    Ab7
    Que nada foi em vão
    Bb7M
    Foi tudo por você
    Bb7(4/9)
    Deixa acontecer

    caiotfernandes
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    alguem??

    Delson
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    caiotfernandes
    Toque, e se ficar bonito, então tá explicado...

    caiotfernandes
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Sim, mas não teria uma explicação um pouco mais lógica?

    soruji
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Apenas uma correção:

    A considerar a cifra postada, música não está em D# e sim em A#/Bb



    Em7(-5) = E - G - Bb - D


    Essas são as notas do acorde sugerido. Bom, três delas (G - Bb - D) fazem parte da escala de Bb. A única que está fora da escala é o E. Porém, ela poderia ser uma nota responsável por dar uma tensão ao acorde fazendo com que soe de forma mais, digamos, dissonante, "jazzy".

    Estude os acordes diminutos e sua função para que você entenda melhor esse acorde, pois esse acorde que você citou pode ser escrito assim também: Eº (cifra de um acorde diminuto).

    Ou seja:

    Em7(-5) = Em7(5b) = Eº

    Denis Warren
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    soruji
    A música está em Bb. A tônica A# não é usada para definir tonalidade. É possível usá-la? Sim, é permitido pela teoria mas é pouco comum.

    "Essas são as notas do acorde sugerido. Bom, três delas (G - Bb - D) fazem parte da escala de Bb. A única que está fora da escala é o E. Porém, ela poderia ser uma nota responsável por dar uma tensão ao acorde fazendo com que soe de forma mais, digamos, dissonante, "jazzy"."

    Isso, é uma das explicações. Como esse acorde tem 3 notas em comum com o Eb7M (Eb G Bb D) ele também pode ser considerado um acorde subdominante do campo harmônico com uma nota alterada.

    "Em7(-5) = Em7(5b) = Eº"

    Opa, aqui não. O acorde Em7(b5) é um meio diminuto pois tem sétima menor. Para ser diminuto tem que ter sétima diminuta:

    Eo possui as notas E, G, Bb e Db (não D).

    Explicações para o acorde da harmonia, o Em7(b5):

    1 - Conhecido como #IVm7(b5), ou seja, um subdominante que representa uma variação do acorde de quarto grau.

    2 - Uma pequena cadência modal - Lídio: Bb7M + Em7(b5). Passagem originada do campo harmônico de F maior. Claro, isso depende também da melodia.

    3 - Acorde de passagem: melhor ainda se o Bb7M tiver baixo em F. Fica assim...

    Bb7M/F | Em7(b5) | Eb7M

    Ocorre um cromatismo entre as notas: F-> E-> Eb. Mesmo que esse cromatismo não esteja na mesma voz, o baixo, escutamos esse tipo de movimento dentro da cadência. Como na música popular o encadeamento das vozes não é tão importante o nosso ouvido permite outras disposições.

    4 - Nota de aproximação cromática: esse é um recurso bastante comum onde os acordes da cadência são antecipados por acordes com estrutura semelhante com uma das notas alteradas. Ou ainda todas as notas, observe:

    Bb7M | F7 E7M | Eb7M

    O acorde de E7M está inteiro meio tom acima do Eb7M e está fazendo uma aproximação cromática. Esse princípio pode ser aplicado para uma única nota ou mais.

    Filippo14
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Denis Warren
    A sua terceira explicação eu acho que é a mais simples de entender e para mim é isso mesmo. Vale falar que o Bb7M tem duas notas em comum com o Em7(5b), o Bb e o D, e no primeiro e segundo acorde existem as notas F e A, e E e G, respectivamente. Ou seja, ele fez uma aproximação com algumas notas meio que cromatizadas, o Em7(5b) pode-se dizer que é um Bb7M um pouco mudado, com 2 notas mais graves e bem perto que as originais. Escrevendo é confuso, mas não passa de dois acordes diferentes, mas parecidos, sendo o segundo uma passagem para o proximo acorde.

    Abração

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida em Análise Harmonica