Passo a passo para tirar Tom de música

    Autor Mensagem
    osteictes
    Veterano
    # abr/10


    Acho que esse exércicio é bom para se algum iniciante (como eu) quiser aprender... Ajudem nos passos. pois segui uma maneira didática pra tentar tirar o tom de uma música - que tem uma progressão que considero bem bonita (vejam). O fato é que depois dos passos que segui , fazêr o resto seria interessante pra clarear teoria. Começa em um acorde Menor. abaixo fiz um roteiro baseado no meu conhecimento pra tentar tirar o tom, mas travei numa parte.. então o resto fica com vocês. ajudem ai.

    1 - Os Acordes da música:
    A#m F D#m7 G# C# F#

    2 - Retirar dissonantes (pra simplificar)
    A#m F D#m G# C# F#

    3 - Colocar na ordem de escala:
    A#m C# D#m F F# G#

    ---------------------
    travei aqui. Porque? Baseado no que eu conheço escrevi abaixo, algo pra ajudar a desenvolver um raciocinio. tentando encaixar não encaixei...

    1 - Se Escala maior = M m m M M m o

    2 - se escala maior = T T S T T T S
    ----------------
    a pretensão é encaixar de uma forma... mas não consigo ^^... alguem dá uma luz...

    LeandroP
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    osteictes

    Você transformou as tétrades em tríades pra facilitar. Legal! Facilita mesmo.

    Agora experimente retirar os #

    De:
    A#m C# D#m F F# G#

    Passa para:
    Am C Dm Fb F G

    O Fb fica esquisito, então mude o Fb para E - No fim das contas dá na mesma, efeito da enarmonia (nomes diferentes pro mesmo som).

    Am C Dm E F G

    Tá aí a tonalidade: menor

    Ficou mais fácil reconhecer que está em Lá menor.

    Volte com os sustenidos e você tem Lá sustenido menor, relativo de Dó sustenido maior.

    osteictes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    mas isso não é a escala inteira né? falta algo aí... no final das contas o que foi que mudou, o que se adicionou de conhecimento novo sobre o tom... por esse raciocinio já dava pra saber o tom, não?

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: renanozzy
    · votar


    osteictes
    mas isso não é a escala inteira né? falta algo aí... no final das contas o que foi que mudou, o que se adicionou de conhecimento novo sobre o tom... por esse raciocinio já dava pra saber o tom, não?


    A#m C# D#m F F# G#

    Só ta faltando o Cm7(b5) pra vc ter o campo harmônico de A#m completo.

    Tonalidade: A#m

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Na verdade o F não faz parte do campo de A#m, ele é do campo menor harmônico, mas é normal fundir o campo menor com menor harmônico.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    renanozzy
    Na verdade o F não faz parte do campo de A#m

    É verdade. O certo é E#.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Passo a passo para tirar Tom de música