Troca de trastes em escala solta

    Autor Mensagem
    kem69
    Veterano
    # abr/10


    Sei que tem milhões de topicos aqui sobre troca de trastes (sim... eu usei a busca e li os que pude) e não achei nada sobre minha duvida.
    Eu tenho uma Les Paul Fink que estava com o tensor quebrado. Usando a tecnica do ferro de passar roupa, consegui tirar a escala sem danifica-la. Ja comprei tensor novo, retirei os trastes antigos (estavam mais do que gastos) e já comprei os trastes novos.
    Agora a duvida... Coloco os trastes antes ou depois de colar a escala? Eu estou tendendo a colocar os trastes antes de colar a escala, pois com ela solta vou conseguir fazer um acabamento melhor (ela tem binding - que vou recolocar).
    Existe algum motivo para eu não colocar os trastes na escala e só depois colar?
    Valew.

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    nao sei, talvez a ordem de lixamento das coisas...

    ve naquele site guitarbuild que eu te passei no outro topico... lá tem milhares de tutoriais com muitas fotos, ve se alguem faz isso.

    nesse site eles tambem tem um forum (em ingles) com muitos projetos feitos e em andamento, da pra ver fotos e tal.

    é bom confirmar, por que a ordem faz bastante diferença pra acertar algumas coisas.

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kem69
    Então cara, pergunta pra algum Luthier daqui do fórum antes.
    Mas eu acho que é melhor colocar os trastes depois da escala colada no braço.
    Pq? Não sei, mas é o único jeito que eu já vi um luthier fazer aehaeuhae

    Marcosrcf
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kem69
    Eu também nunca vi ninguém colocando trastes antes de colar a escala.

    Pra você fixar eles, vai ter que bater de leve com um martelo de borracha, ou com algo que não estrague os trastes... sem contar o risco de trincar a escala. A menos que exista uma técnica pra isso, mas nunca vi nada.

    Acredito que seja bem mais fácil depois de colado!

    ghb
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kem69
    O certo acho que é com a escala depois de colada pois se for antes, na hora em que você colocar o tensor pra funcionar é provável qua saiam os trastes (apesar das travas, os cortes "se abrirão" depois, eu acho), pois a madeira tende a envergar, pois será forçada pelo tensor a ficar reta(ainda mais se for um Truss Rod).

    kem69
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: kem69
    · votar


    Bom, ansioso como sou coloquei os trastes antes de ler as respostas, mas pensei em tudo o que voces me falaram aqui.
    Bater o martelo de plastico nos trastes com a escala solta é mais facil... a base da escala é reta, o apoio é muito melhor do que com um braço redondo e irregular...
    Quanto ao traste soltar, o slot onde voce coloca o traste é o mesmo antes ou depois de colar a escala... se for pra soltar tanto faz, e pra soltar desse jeito só se "empenar" para traz demais o braço, o que deixaria a guitarra trastejando em qualquer posição. O certo é o braço levemente empenado...
    Abaixo fotos logo após eu remover a escala, marcadores (que sairam com o calor do ferro - tive que polir um a um depois) e remover trastes, e a segunda ja com a escala retificada, limpa, escurecida (hehehe ebonifiquei a escala) e tudo recolocado.

    http://i82.photobucket.com/albums/j266/kem69/Guitarra/escalasemtrastes .jpg

    http://i82.photobucket.com/albums/j266/kem69/Guitarra/escalacomtrastes .jpg

    DaniloReis
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kem69

    Muito bom o acabamento cara, só fiquei curioso, como se lima os trastes do lado?

    Marcosrcf
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    DaniloReis
    Corta com um alicate as sobras, depois desce a lima neles, quando tá bem rente acerta na lixa. (eu fiz assim)

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    kem69
    po, ficou bonito o serviço hein?

    legal, continue postando fotos!!!

    DaniloReis
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Marcosrcf

    deve dar um trabalhinho fufu heim? 22 trastes, vc tem que cortar, limar e lixar 44 vezes!

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    DaniloReis
    nao só isso.
    tem que limar com calma, devagar pra não arrancar o traste, e arredondando os cantos.

    por que voce acha que voce pega um instrumento barato, corre a mão pela escala e sente os dentes dos trates?

    DaniloReis
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kiki

    é verdade, dá pra sentir isso na minha Behringer Strato, mas na minha Shelter Nashville que foi barata os trastes já vieram redondinhos, a minha Behringer é de 10 anos atrás, deve ser a evolução tecnológica (:

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    DaniloReis
    nao necessariamente evolução, depende do que o fabricante decide fazer.

    tem uns instrumentos que eles fazem uma "limada geral", que tira uma lasca da madeira da escala. fica um chanfrado na madeira. não fica tão bonito, mas nao espeta a mão. ou seja, ganha em conforto.

    toda a construção exige uma serie de tomadas de decisão, cada fabricante escolhe onde economizar pra fazer um instrumento barato.

    jazzerblue
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    bha, les paul finch!tive uma ha uns 15 anos atras.é um instrumento legal, vale apena arrumar mesmo!

    Marcosrcf
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    DaniloReis
    A minha ainda tinha 24 trastes só pra piorar!
    huauhauhauha

    kem69
    Tá ficando bacana hein!

    kem69
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: kem69
    · votar


    Como eu sou dentista, vou usar um disco de desgaste para tirar o excesso dos trastes, mas claro, com a escala devida protegida com fita crepe. Depois pedra de amolar para fazer o bizel nos trastes...
    Como ainda vai o friso branco (ta ai uma coisa que ainda não ta definida - se alguém tiver uma sugestão sobre que material usar manda ai) fica mais facil não machucar a mão depois...
    E acho que dar acabamento nos trastes não vai ser mais sacal do que foi polir os marcadores... isso sim foi chato e demorado...

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    kem69
    faz a marcação com aquela obturação prateada de amalgama!!!!!

    (brinks)

    mas entao ce ta usando seus brinquedinhos como micro-retifica?
    legal!

    Van_Lorien
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kem69
    Muito bom o trabalho. Uma dúvida, como vais fazer pra nivelar os trastes?

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kem69
    po, ficou show hein, fico bonita memo a escala

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de trastes em escala solta