Não consigo afinar as oitavas!

Autor Mensagem
IRON-BALLOON
Veterano
# mar/10


Salve galera! tudo blz?
O problema dessa vez é o seguinte, faz um ano que eu comprei minha guitarra (usada) e levei minha no luithier para regular, ele cobrou 100 reais para, mexer no tensor, limpar as escalas, regular a ponte (tremolo), afinar as oitavas, não sei se foi caro, por que tava trastejando e ele arrumou, por que não dava pra dizer não, ja tava la mesmo.

Pois é, o tempo passou, e ela precisa novamente de um reajuste, no momento to sem grana, e tou com medo de chegar lá e ele falar que é 100 reais denovo, ela ta trastejando um pouco, suja a escala, e desregulada as oitavas, aí eu comprei um afinador dolphin, ja faz um 3 meses, e não consigo afinar as oitavas das tres primeira cordas, tipo, eu toco na casa 12 e falta uns 0.25, aí eu pego a chave aperto, solto, e ele não sai do 0.25 com a corda afinada.
antes de levar no luthier, queria pelo menos afinar as oitavas por enquanto, por que até desanima tocar nas últimas casas.
porque que não sai do -0.25, e devo levar ela nesse luthier, ou ele é careiro?
valew ae que tiver paciência.

LeandroP
Moderador
# mar/10 · Editado por: LeandroP
· votar


IRON-BALLOON

Leva no luthier. Não tá caro o serviço dele não, mas pode ficar caro se você continuar mexendo onde não sabe.

Will N Guns
Veterano
# mar/10
· votar


pow cara leva no luthier e vê quanto q ele vai cobrar, se for muito caro espera tu arrumar uma grana e conserta isso aew, se tu tentar consertar e ñ souber pode ate piorar essa situação aew;)

vlw

IRON-BALLOON
Veterano
# mar/10
· votar


Valeu ae, mas eu não posso nem tentar afinar as oitavas?

Will N Guns
Veterano
# mar/10
· votar


se tuh n se encomodar em tar um pouquinho desafinado..

Will N Guns
Veterano
# mar/10
· votar


se tuh n se encomodar em tar um pouquinho desafinado..

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


IRON-BALLOON


LeandroP
IRON-BALLOON

Leva no luthier. Não tá caro o serviço dele não, mas pode ficar caro se você continuar mexendo onde não sabe.


[2]

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar


IRON-BALLOON
Quanto tempo tem suas cordas que você está tentando regular as oitavas? Se as cordas estiverem velhas nem pense em conseguir regular.

LeandroP
Moderador
# mar/10
· votar


IRON-BALLOON

Poderia tentar. Não leve a mal que postei antes. Mas você disse que está trastejando, então não se trata de uma simples regulagem de oitavas, mas com o braço mesmo.

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar


tão não se trata de uma simples regulagem de oitavas, mas com o braço mesmo.


Braço e provavelmente uma retifica nos trastes. Eu também levaria no Luthier, 100 reais se o serviço for bom eu pagaria.
Abç.

rafael_cpu
Veterano
# mar/10
· votar


Iron-Balloon

É possível você ajustar sim. Tem que ter paciência, mas sempre fiz nas minhas guitarras. Hoje tenho um afinador simples, temia que não ficasse tão preciso, mas fica sim, o seu afinador é até melhor que o meu.

Se você não quebrar nada (e não é fácil quebrar, basta ter o mínimo de cuidado), não terá porque o luthier cobrar mais caro se você ao final desistir.

Faça o seguinte:
Depois de afinar a corda solta, compare com a nota do 12º traste (a oitava), não use o harmônico!

Se a nota ficar mais grave, aproxime o sadle dos captadores, se tiver mais aguda, afaste. Gire bem pouquinho o parafuso, ou mova pouco o sadle, conforme o modelo de sua ponte (você não mencionou). Se continuar grave, gire mais um pouquinho no mesmo sentido, até conseguir ajustar perfeitamente. O mesmo se continuar aguda.

Evite girar muito de uma vez só, ou mover ora num sentido, ora no outro. Isso só complicará o processo.

Como você não mencionou sua guitarra e ponte, é o que posso dizer agora.

T+

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


IRON-BALLOON


Cara,EXTREMA CAUTELA é o que recomendo ao mexer no tensor do braço de uma guitarra. Velho,esta questão(tensor)é algo extremamente crítica. Ao passo que vc reporta que a guitarra esta trastejando.Pois é,recomendo que não mexa neste tensor aí e leve lógo para um LUTHIER. Pois se tiver algúm "empeno simples" e vc deixar assim,o problema pode se tornar crítico a tal ponto,que seja irremediável. E neste caso,o prejuízo será certeiro.Pois para corrigir o "abacaxí" depois,só trocando o braço. Aí sim,que vc vai ver "qual é a dor de uma saudade". Deixa isso quieto,de querer regular esta guitarra em casa sem saber mexer(seja tensor ou oitávas)e leva essa guitarra "ONTEM" ao luthier !!!

Mateus Z.
Veterano
# mar/10
· votar


mas ele n mexeu no tensor, e sim na ponte...


"pequena observaçao"

crisão
Veterano
# mar/10
· votar


rafael_cpu

Cara, muito obrigado, sei que não fui eu que abri o tópico, mas por mais óbvio que pareça essas coisas tem gente, como eu, que nunca teve oportunidade de aprender.
tava querendo abaixar as cordas da minha guita mas tava esperando pra levar no luthier pq não sabi regular as oitavas.

Fiz o que você ensinou e ficou perfeito... Até votei em você...

abraço

rafael_cpu
Veterano
# mar/10
· votar


crisão
Cara, muito obrigado, sei que não fui eu que abri o tópico, mas por mais óbvio que pareça essas coisas tem gente, como eu, que nunca teve oportunidade de aprender.
tava querendo abaixar as cordas da minha guita mas tava esperando pra levar no luthier pq não sabi regular as oitavas.

Fiz o que você ensinou e ficou perfeito... Até votei em você...

abraço


Opa, obrigado, cara, nem sabia que tinha isso de votar... rsrsrs. Valeu!
Fico feliz em saber que foi útil. Ontem à tarde, por coincidência, também abaixei um pouco mais a ação da minha.

Abraço.

T+

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


pessoal mandando levar em luthier pra afinar oitavas.....

seguinte, não se esqueça que depois que mexer no carrinho tem que afinar a corda solta novamente... pode ser idiota falar, mas às vezes o cara não se dá conta.

Outra, que guitarra é?

cadojapan
Veterano
# mar/10
· votar


Aproveitando a onda, regulagem de oitavas eh soh na 12 casa? Tenho como fazer uma regulagem de oitavas mais precisa? usando outras casas?

crisão
Veterano
# mar/10
· votar


cadojapan
Cara eu pensei isso que vc falou, mas vc regulando até a 12ª teoricamente todas estão, pq a guitar foi feita nessas dimensões...
se vc tentar afinar a 18ª desafina a 12ª

crisão
Veterano
# mar/10
· votar


Eu usei dois afinadores, o meu BOSS e o afinador do Pocket POD pra ficar bem preciso

IRON-BALLOON
Veterano
# mar/10
· votar


Valeu aí a todos, foi mal por que eu sai ontem e so voltei hoje.
conclusão: LUTHIER

IRON-BALLOON
Veterano
# mar/10
· votar


GuitarHome
As cordas estão velhas sim, valeu ae.
Symptom
Sim eu afinei depois de mover os carrinhos.
rafael_cpu
Eu mexi devagar, mas não sai do -0.25

Minha guitarra é uma yamaha rgx121dz e com ponte tremolo, aquela de strato, e ela vai um pouco para trás, porque o cara que eu comprei falou que ela estava flutuante, soque eu não uso a alavanca quase.
valeu ae a todos que me ajudaram.

rafael_cpu
Veterano
# mar/10
· votar


IRON-BALLOON

Minha guitarra é uma yamaha rgx121dz e com ponte tremolo, aquela de strato, e ela vai um pouco para trás, porque o cara que eu comprei falou que ela estava flutuante, soque eu não uso a alavanca quase.
valeu ae a todos que me ajudaram.


Poxa, deveria ter postado isso logo no primeiro post...rsrsrs... isso muda tudo...

As cordas estão velhas sim, valeu ae.

Tentar ajustar oitavas com cordas velhas? Aí não dá, amigo...rsrsrs.

Abração.

cadojapan
Aproveitando a onda, regulagem de oitavas eh soh na 12 casa? Tenho como fazer uma regulagem de oitavas mais precisa? usando outras casas?

crisão
Cara eu pensei isso que vc falou, mas vc regulando até a 12ª teoricamente todas estão, pq a guitar foi feita nessas dimensões...
se vc tentar afinar a 18ª desafina a 12ª


A oitava da corda solta é a nota do 12º traste. A segunda oitava é a do 24º. As demais notas de uma mesma corda não são as oitavas da nota relativa à corda solta, mas a terça, quinta etc.

T+

cadojapan
Veterano
# mar/10
· votar


rafael_cpu

Bom...resumindo...se na 12 estiver beleza nao preciso me preocupar com afinacao das terca, quinta etc? Eh isso?

IRON-BALLOON
Veterano
# mar/10
· votar


rafael_cpu
É que eu não sabia que não dava para afinar as oitavas com codas velhas, mas se eu comprar cordas novas aí da certo?

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


IRON-BALLOON
É que eu não sabia que não dava para afinar as oitavas com codas velhas, mas se eu comprar cordas novas aí da certo?


Se vc não conseguir com cordas novas, pelo menos elimina essa possibilidade de problema e passa pra outra!

rafael_cpu
Veterano
# mar/10
· votar


cadojapan
Bom...resumindo...se na 12 estiver beleza nao preciso me preocupar com afinacao das terca, quinta etc? Eh isso?

Sim, basta regular a oitava e pronto.
Abração.

IRON-BALLOON
É que eu não sabia que não dava para afinar as oitavas com codas velhas, mas se eu comprar cordas novas aí da certo?

Dará certo, claro que se você não tiver outros problemas (braço empenado, torto etc.).

Então, vale a pena trocar as cordas antes de tudo.

Depois...

Como seu amigo deixou flutuante a ponte da strato (retirando uma mola ou afrouxando o parafuso que as prende), ajuste primeiro a altura do sadle de cada corda (aquele carrinho no qual a corda fica presa na ponte).

Para tanto basta subir ou descer o carrinho das cordas que estiverem trastejando (teste em todos os trastes de cada corda; aquela que estiver trastejando, em um ou mais trastes, basta subir o carrinho um pouquinho até o trastejamento parar totalmente). Se não estiver trastejando e quiser pode baixar um pouquinho também, para aumentar a ação das cordas vale a pena aproveitar o momento (deixá-las mais próximas da escala; isso facilita um pouco a velocidade).

Mas lembre-se que trastejamento é aquele que se ouve no amplificador, pois aquele que aparece somente com a guitarra desplugada não é considerado trastejamento.

Somente depois disso faça a regulagem das oitavas, conforme mencionei.

Boa sorte!

T+

PigO
Veterano
# nov/13 · Editado por: PigO
· votar


"" RESSUCITANDO RESSUCITANDO RESSUCITANDO RESSUCITANDO RESSUCITANDO RESSUCITANDO ""


to ressucitando esse pra não criar outro tópico, minha dúvida não é como regular as oitavas, mas sim em como regular as 2,3,4,5,6,7......porque na minha guitarra, eu troco as corda, regulo as oitava e quando eu toco as nota de outras casas (exemplo: casas 5,6,7) elas estão desafinadas, mesmo com as oitavas afinadas.

outra situação, você faz o Em no shape de E e soa normal, você faz o Em no shape de A, sai desafinado..

como arrumar isso?

gL.
Veterano
# nov/13 · Editado por: gL.
· votar


PigO
Você e todos os outros guitarristas tem esse problema! Infelizmente com esse traste que agente usa(o "reto") é impossível afinar perfeitamente todas as casas por causa da frequência de cada onda e diversos outros fatores, vários estudos já foram feitos, criaram até um traste "torto"(IMG) mas não foi muito bem aceito(talvez por falta de divulgação, não sei).
Relaxa e vai treinar :)

Thejapamuri
Veterano
# nov/13
· votar


gL.

Eu percebi isso quando eu fui afinar minha guitarra... A oitava tá afinada mas a 2ª, 3ª e o resto não estão perfeitos...

PigO
Veterano
# nov/13 · Editado por: PigO
· votar


gL.

mas o meu é um problema mesmo cara, pq quando eu faço powerchord shape de D sai desafinado, nem da de toca com eles...... será que é a escala do braço que ta ruim?

edit: na verdade minha guitarra não tem escala separada, o braço e escala é uma madeira só... (Tagima T635)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não consigo afinar as oitavas!