Por que as cordas que vem com o instrumento duram mais?

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: JJJ


    Ontem, postei um tópico sobre a (des)construção de um baixo Tonante que eu tenho. É bem interessante pra quem estiver interessado em dar uma repaginada em um instrumento velho. Coloquei no fórum de baixos (porque é um baixo, dããããã...), e, como sei que muitos que frequentam o de guitarra (como eu) quase nunca olham os demais, segue o link:

    desconstruindo o baixo

    Mas, uma das coisas que eu me deparei quando fiz isso no baixo é que as cordas originais que eu tinha usado alguns ANOS (toco baixo muito raramente, é verdade) e depois guardei por mais vários ANOS (no total, foram 15 anos!!!), ainda estavam sem nenhuma ferrugem!!! Estavam melhores do que as que estavam no baixo (compradas depois) e eu voltei com elas, que - pasmem - estão ok!!!

    A pergunta é:

    Vocês já repararam que algumas cordas que vem com os instrumentos duram muuuuuuuuuito mais que as que compramos depois? Será que as fábricas tem um acordo de comprar cordas "especiais" que não enferrujam para que os instrumentos fiquem sempre legais na vitrine e nós compramos cordas que duram pouco de propósito pra ter que comprar mais e mais? Teoria da Conspiração? Ou eu tô ficando doido e isso "non ecxiste"? rsrsrs

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Sempre que eu comprei guitarra nova as cordas já vinham ruins...

    JJJ
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Will Bejar

    Na verdade isso aconteceu comigo também, mas só uma vez. Nas demais, as cordas duraram pra caramba.

    skiva_thrash
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: skiva_thrash
    · votar


    JJJ

    Cara ja reparei nisso tbm não sei o que aquelas cordas tinham, mais comprei a guita e absurdamente as cordas não enferrujavam!

    Troquei as cordas por trocar e depois de duas semanas as cordas novas (d'adario) ja estavam um lixo.

    Elvenfoot
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    É a camada de poeira que fica pq ninguém quer nem testar um tonante. Guitarras boas que todo mundo quer testar não sofrem esse problema.

    repara também que a qualidade da corda fica deplorável apesar de sem ferrugem.

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Se for de fato um fato e não só um placebo pq vc estava acostumado com o som dessas cordas velhas... é coisa de corda de baixo, pq de guitarra, a guita sempre vem com umas 0.09 chinfrins e detonadas... fora o fato de normalmente vir com ação de berimbau e as oitavas mal reguladas...

    axleWs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    JJJ
    fato interessante. Com a minha guitarra não notei isso, pois estourei as originais com menos de 2 semanas, mas com o violão que comprei da Strinberg em janeiro (que supostamente tem daddario) está com o jogo brilhando, enquanto que a mizinha que coloquei em substituição à que estourou, também daddario, já está PRETA.

    Até comentei com um amigo que as cordas da strinberg (existem) devem ser bem duráveis, mas agora com esse tópico seu, acho que é o complô das vitrines o/

    Parabéns pelos 2 tópicos

    MatheusFarage
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    acho as cordas q vem no instrumento novo muito ruins

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    JJJ
    Nunca ví isso cara. As cordas que vem nos instrumentos, ou não prestam ou já estão oxidadas.
    Abç

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    JJJ
    Eu acho que vc está se equivocando com "durarem"...se "durar" for "enquanto não estouram" vc está errado...

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    JJJ
    Bom, pode ser que as cordas fornecidas aos fabricantes de instrumentos são as que acabaram de sair do forno, enquanto as cordas que compramos nas lojas já pasaram por n lugares antes de abrirmos o pacotinho.

    buddy guy
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    JJJ


    Por que as cordas que vem com o instrumento duram mais?


    De onde foi que vc tirou esta idéia? Geralmente as cordas que vem originais,já não são de boa qualidade. E geralmente,já vem tudo ferrada pela ação do tempo em mostroário !!!!!

    JJJ
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Putz, então eu dei sorte... e não foi só com o Tonante. Comprei uma Strinberg também há meses e ainda não tive coragem de trocar as cordas... ainda estão brilhando!

    Agora, pensando bem, não seria difícil fazer cordas realmente inoxidaveis, não é? Acho que não interessa às fábricas por motivos óbvios, mas tecnicamente acho que não seria um problema.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    JJJ
    Ah, lembrei...tem um jogo de cordas Rouxinol que são inoxidáveis!!!

    buddy guy
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Will Bejar
    JJJ
    Ah, lembrei...tem um jogo de cordas Rouxinol que são inoxidáveis!!!



    Rouxinoul? Em guitarra? Nem de brincadeira !!!


    EDIT Corda é D'adario,elixir,Ernie Ball,Nig, etc.... !!


    por aqui vc tira uma base !!!

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    JJJ

    Manda uma foto em close das suas cordas pra gente ver certinho qual é a sua definição de "corda nova"...

    axleWs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    JJJ
    Então é coisa da Strinberg, meu violão tá assim também.

    CPI das cordas da Strinberg.

    JJJ
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: JJJ
    · votar


    Iversonfr
    a sua definição de "corda nova"...

    Não falei que estão "novas", falei que não enferrujaram. Você pode ver as cordas (não em close) no tópico do baixo. As Giannini que eu botei anos depois ficaram obviamente mais oxidadas do que as originais.

    E já tive cordas de violão de aço que não enferrujaram por anos e anos. Ou seja: se interessasse, acho que daria pra fazer. Então mesmo cobrando o triplo ou o quádruplo do preço valeria a pena. Agora, em questão de "som" é outra coisa. Realmente, a corda pode estar visualmente boa, mas o som sem brilho, sei lá...

    JJJ
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Taí um SUPER CLOSE das cordas pra quem não acreditou que as cordas de 15 anos pudessem ainda estar inteiras. Não editei nada (deixei o tamanho da foto grande mesmo pra poderem dar zoom). Confira os defeitos visíveis no braço e nos trastes. Mas as cordas... perfeitas. Estão todas assim, de cabo a rabo. Nunca comprei um jogo de cordas (pra baixo ou guitarra) que durasse tanto. Por isso criei o tópico.

    foto

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que as cordas que vem com o instrumento duram mais?