Livros - Conhecendo as marcas, modelos e história

    Autor Mensagem
    Raizen
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Raizen


    Caros,
    Acredito que já demonstrei em alguns tópicos (que não foram pra frente) meu interesse por conhecer a história da guitarra do ponto de vista tanto de hobbista quanto de um futuro colecionador.
    Para começar, adquiri recentemente 3 livros, de três marcas, Fender, Gibson e PRS. Marcas essas que acredito eu serem as que compõem o universo da guitarra (embora eu goste muito de Music Man e Ibanez também...mas esse foi só o começo).

    Coloco abaixo a foto desses livros, que são muito bonitos, têm a história das marcas e dos modelos ano por ano bem como fotos em muito boa definição.
    Eles irão funcionar como uma fonte para reunir informação e um catálogo de modelos.
    Quem tiver itneresse, comprei na Amazon e paguei (incluindo frete) USD 80.0.

    [IMG]http://img3.imageshack.us/img3/1153/dscf0007t.jpg[/IMG]

    [IMG]http://img3.imageshack.us/img3/724/dscf0009ar.jpg[/IMG]


    Sds.

    Insomniac_
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Raizen
    Caraca cara, agredeceremos muito por isso! ahuhauha.
    Valeu a pena então pelo preço meio salgado?

    Raizen
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Insomniac_
    Olha, eu recebi eles ontem depois de quase dois meses de espera. Comecei lendo o da Fender. O livro começa contando a história de duas gutiarras arrematadas em uma casa de leilões, uma delas pertenceu ao baterista do Hendrix por £198,000 e a outra é a Blackie do Eric Clapton, por USD 960,000.
    Essa é a abertura aí ele começa a contar a vida do Leo Fender...
    Assim que for descobrindo "fatos" interessantes eu posto aqui.

    Bom, sinceramente eu não achei os livros tão caros assim. O que encareceu foi o frete de USD 30.0. Para quem gosta é um excelente negócio.

    [links arrumados]

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Faz um PDF ai pra gente!!!!...huahuahuaha

    Raizen
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Sir.Paulo
    Faz um PDF ai pra gente!!!!...huahuahuaha

    Vou é te dar uma enxada pra tu aprender a não viver nas costas do trabalho dos outros.

    marcos.
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: marcos.
    · votar


    deixa de ser egoísta
    o PDF é uma ótima idéia :)

    /aproveitador

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Raizen

    Eu trabalho e muito e sei sim o valor de um livro e o custo envolvido,mas em todo caso esqueça o que eu falei,faça bom proveito de sua leitura ta bom!

    Raizen
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Sir.Paulo
    Então não se mostre como alguém que não é, oras.
    ---fim deesse papo, ok?---

    Bom..quando avançar na leitura posto algumas coisas aqui.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Boa noite!!!

    Raizen
    Cara, pusta coincidência! Vi ontem na Amazon estes livros, mas acabei encomendando as Enciclopédias de Violão e Guitarra.
    O assunto sem dúvida é muito interessante, pois na minha opinião, um bom guitarrista tem além da bagagem técnica, uma boa carga cultural.
    Valeu!!!

    Raizen
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Penta_Blues
    Com certeza...é bom ter um pouco de história pra contar além de músicas para mostrar.
    Peguei os livros por três motivos (NÃO está em ordem de prioridade):
    1- GAS
    2- A internet tem muita coisa distorcida
    3- Sinto a necessidade de aprender mais sobre a história do único instrumento que eu tento tocar e um dia colecionar.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Bacana!!!

    daniel_guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    PRS dragon é a guitarra

    Raizen
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    daniel_guitar
    Pois é, a rápida folheada que dei no livro eu vi dois modelos desse. O negócio é nervoso.

    Raizen
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Sobre a ponte tremolo da Fender...

    Paul Bigsby, um mecânico de motos que também trabalhava construindo tremolos para as "guitarras" da época disse certa vez que o Leo Fender se inspirou em seu tremolo para criar o da Fender.
    Mas, de acordo com os funcionários do Fender na época, ele nunca disse ter se inspirado na ponte do Bigsby e que simplesmente tiveram a idéia ao mesmo tempo.

    daniel_guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Raizen
    o melhor dessas PRS dragon´s e que pelo preço e exclusividade nem dá nem pra bater gas

    _deep_
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Raizen,

    tambem gosto mto de ler esse tipo de livros e recomendo mais alguns p vc....

    acabo de ler o "million dollar les paul" que fala sobre as burts 59, muiiiiiiito bom. antes dele li o "fender, the inside story" relato do cara que trabalhou a vida inteira com o leo fender como administrador da fabrica.
    ainda nao comprei, mas ja ouvi falar mto bem da seria bible...."gibson, the bible" e "fender, the bible" ambos vem com CD
    estou a caça do livro do Billy Gibbons "rock n roll gear head"

    alem disso, vc consegue comprar livros importados aqui em SP na freenote que fica na teodoro ou pela internet, ja comprei e sao de confiança, os preços sao justos considerando a importacao e tem varios titulos
    www.freenote.com.br

    nao tenho mta paciencia p ficar esperando 2 meses heheh

    abraco

    Raizen
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Raizen
    · votar


    _deep_
    preços sao justos considerando a importacao
    Livro não tem carga tributária. Se não me engano.
    Vou dar uma olhada sim! Antes já tenho muito pano pra manga.
    Um que gostaria de ler é um livro da Gibson chamado The Beauty of the Burst...que tem fotos das guitarras com a pintura sunbusrt.

    MMI
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Raizen

    Na história da guitarra é legal você ler também sobre a Rickenbacker. Eles foram pioneiros em muita coisa importante, como os captadores. Aliás, como as guitarras vieram da eletrificação de violões, ler sobre a Martin também é legal.
    Este ano, com a morte do Sr. Les Paul, saiu muita coisa sobre ele, entrevistas. Uma história muito legal é sobre a colaboração dele para o Sr. Leo Fender e equipe. Isso já foi postado aqui, mas essa entrevista com o Sr. Seth Lover é muito legal também.
    Abç.

    pedrojob
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    baixa o livro eh mais barato...

    Raizen
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Raizen
    · votar


    MMI
    Olha, se bobiar vai aparecer alguma coisa aqui no livro da Fender. Vamos ver...acabei de chegar na parte de lançamento dos modelos para produção em massa...
    Primeiro veio a Broadcaster, a qual foi solicitado pela Gretsch que esse nome fosse alterado pois eles já usavam o nome Broadkaster em suas baterias.
    Aí, quando o nome "Broadcaster" foi retirado do decalque, sobrou a escrita da Fender....Esses modelos possuindo apenas o nome Fender foram então chamados, popularmente, de Nocasters.


    pedrojob
    Outro petista (PCO, PSTU....)?

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Outro petista (PCO, PSTU....)?

    huahuahuahuahuahuahua

    MMI
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: MMI
    · votar


    Raizen

    Amigo, a empresa que tinha registrado uma variante próxima era a Gretsch, e dizem que foi a primeira "lawsuit guitar", depois vieram várias, como entre a PRS e a Gibson a respeito das singlecut/Les Paul. Nessa guitarra, o Leo Fender não queria colocar tensor de braço (tuss-rod), que foi uma invenção da Gibson. Para provar seu ponto de vista, mandou botar um braço de uma Broadcaster entre duas cadeiras e mandou um empregado subir no braço...
    Isso foi em 1949, ano que a as semi-acústicas dominavam e a Gibson estava arrebentando com o lançamento da ES-175, o modelo mais antigo de guitarra produzido até os dias de hoje. Como se pode ver, a briga entre Gibson e Fender era feia desde aquela época, o curioso era que Leo Fender e Les Paul eram amigos e se ajudavam nos projetos.

    Raizen
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    MMI
    Exatamente, Gretsch! Editei, valeu!
    Li essa história sobre o tensor ontem a noite!
    Amanhã tento postar mais coisas interessantes.

    Raizen
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Bom, terminei o livro da Fender.
    O livro é excelente, caracteriza bem todos os periodos:
    Pré CBS, durante CBS e pós CBS.

    - Mostra o nascimento da idéia de que "guitarras pré CBS eram melhores"...mas coloca depoimentos até do Fender desmentindo isso.
    - Evolução do Custom Shop da Fender...(existem muitas divisões mesmo dentro do custom shop...até chegar nos modelos mais exclusivos, os Master Built)
    - Parceria com a Roland e construção da VG Stratocaster
    - Início da produção no México
    - Reafirmação da alta qualidade da Fender Japan no período em que a Fender USA ficou praticamente sem produção (período pós aquisição da Fender CBS por um grupo de investidores incluindo executivos da empresa)

    No mais o livro é muito bom. A leitura não é chata e contém informações e fotos muito interessantes.
    Além disso, no final do livro tem um catalogo com TODOS os modelos da fender e seu ano de lançamento (ou duração do modelo)

    Sds.

    Snakepit
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Andei lendo bastante a respeito, mas é bem complicado achar sobre isso na net?

    Alguém tem recomendações de livros ou links?

    Principalmente sobre madeiras e materiais utilizados e a epoca de cada mudança nas stratos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livros - Conhecendo as marcas, modelos e história