Dúvida cruel a respeito de modos gregos

    Autor Mensagem
    hrspedro
    Veterano
    # dez/03


    eu li todos os tópicos sobre modos gregos e entendi quase tudo na teoria... mas tem um bagulho q eu naum entendi: por ex, se eu tenho uma música no tom de C, eu poderia improvisar nessa música com C frígio, por ex?

    hrspedro
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    up! preciso de ajudaaaaaa

    Homem Cueca
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    somente com a nota C naum dah pra saber se pode ou naum... vc tem q saber as notas da escala de C frigio e comparar com as notas da base em C ....se a base possuir um D jah naum dah pra usar frigio de C por q o intervalo de frigio eh de 2ªm e naum 2ªmaior...no caso o D seria Db...deu pra sacar???

    Edson Sousa
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    não, porque o modo de C Frígio seria: do, reb, mib, fa, sol, lab, sib e do.

    o do o fa e o sol, fazem parte do campo harmônico(do tom de C Maior), mas as outras notas não, por isso ficaria horrível! vc improvisar com essas notas desse modo C Frígio.

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    nao, vc poderia usar o C frighio se na progreçao tivesse um Em7 por exemplo, ja q esse eh o 3º grau de Dó no Campo harmonico, e o modo frigio eh referente ao 3º grau

    clody
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    então em qual tonica eu usaria o frigio e outros etccc..???????????

    Harvey
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    clody
    então em qual tonica eu usaria o frigio e outros etccc..???????????

    Os modos gregos funcionam assim:

    Tônica - Jônio
    II - Dórico
    III - Frígio
    IV - Lídio
    V - Mixolídio
    VI - Eólio
    VII - Lócrio

    Como disse o yvo, para solar em C frígio é preciso que tenha um acorde Em7 (quando se pensa o acorde individualmente, independente do campo harmônico). Mas nesse caso, você só pode solar C frígio em cima deste acorde. Em outro caso, você pode estar num campo harmônico de G#. Nesse caso pode usar o C em modo frígio indistintamente.

    GuitarMetal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Clody
    Vc pode pensar em C frígio sim, mas como também ja foi comentado, tudo que vc for usar depende da harmonia que está rolando.
    Vc dificilmente vai conseguir utilizar uma mesma escala o tempo todo, até por que o som ficaria meio chato. O grande pulo do gato, é vc considerar o acorde ou acordes em questão.
    Para um determinado acorde vc pode pensar em C frígio, para outros não, e vc volta para o C jonio.
    Diversas escalas podem ser utilizadas, principalmente se na harmonia existir acordes de empréstimo.
    Considere sempre o acorde em questão e não o tom da música.
    Não sei se fui claro, mas podemos conversar mais a respeito.
    Abraços.

    SODAPOP
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Pra mim isso é grego. Eu num sei naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaddddaaaaaaaaaaaaaaaaa de teoria me ajudem POR FAVOR!

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Harvey

    eh esqueci de falar q soh podia solar em cima de Em7, vlw por lembrar

    SODAPOP

    cara pra vc começar a dar modos gregos vc precisa saber de campo harmonico.. sem isso vc nao chega em lugar nenhum, vc sabe de campo harmonico?

    yvo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    ah e clody

    se eh C frigio, a tonica eh C...

    clody
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    valeu galéra estou começando a entender melhor a parada valeu, quem de vcs tiver umas teorias legais e praticas, em guitarra q acham legais mem mande pelo meu email, n4feroz@hotmail.com , valeu,,,,,,,

    Canjica
    Veterano
    # out/05
    · votar


    hrspedro eh simples kra, soh mastigando oq hlera falou ae: vc pode pensar em cada acorde separadamente, ver em quais modos eles pertecem e solar individualmente com o seus respectivos modos. Se você quiser solar com todos os acordes utilizando um só modo, é preciso que todos esses acordes perteçam ao campo harmônico do modo que você escolheu.. melhorou ae?

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    hrspedro

    Esqueça o que você leu acima.

    Desculpe os demais mas tem muito equívoco em relação aos modos.

    Se os modos respeitam esta ordem:

    jônio (I), dórico (II), frígio (III), lídio (IV), mixolídio (V), eólio (VI) e lócrio (VII)

    Um Dó frígio teria que estar no IIIº de um campo harmônico.

    O modo frígio é um acorde menor com uma diferença característica: ele tem a 2a menor, ou seja, sua escala já começa com semitom.

    O modo frígio está 2 tons a frente do acorde maior que dá origem a sua escala, portando um dó frígio está no campo harmônico de Ab maior:

    Ab - I - jônio
    Bbm - II - dórico
    Cm - III - frígio
    Db - IV - lídio
    Eb - V - mixolídio
    Fm - VI - eólio
    Gº - VII - lócrio


    Não tem nada de Em7 quando se fala em Dó Frígio

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida cruel a respeito de modos gregos