Autor |
Mensagem |
hrspedro Veterano |
# dez/03
eu li todos os tópicos sobre modos gregos e entendi quase tudo na teoria... mas tem um bagulho q eu naum entendi: por ex, se eu tenho uma música no tom de C, eu poderia improvisar nessa música com C frígio, por ex?
|
hrspedro Veterano |
# dez/03
· votar
up! preciso de ajudaaaaaa
|
Homem Cueca Veterano
|
# dez/03
· votar
somente com a nota C naum dah pra saber se pode ou naum... vc tem q saber as notas da escala de C frigio e comparar com as notas da base em C ....se a base possuir um D jah naum dah pra usar frigio de C por q o intervalo de frigio eh de 2ªm e naum 2ªmaior...no caso o D seria Db...deu pra sacar???
|
Edson Sousa Veterano |
# dez/03
· votar
não, porque o modo de C Frígio seria: do, reb, mib, fa, sol, lab, sib e do.
o do o fa e o sol, fazem parte do campo harmônico(do tom de C Maior), mas as outras notas não, por isso ficaria horrível! vc improvisar com essas notas desse modo C Frígio.
|
yvo Veterano |
# dez/03
· votar
nao, vc poderia usar o C frighio se na progreçao tivesse um Em7 por exemplo, ja q esse eh o 3º grau de Dó no Campo harmonico, e o modo frigio eh referente ao 3º grau
|
clody Veterano |
# dez/03
· votar
então em qual tonica eu usaria o frigio e outros etccc..???????????
|
Harvey Veterano |
# dez/03
· votar
clody
então em qual tonica eu usaria o frigio e outros etccc..???????????
Os modos gregos funcionam assim:
Tônica - Jônio
II - Dórico
III - Frígio
IV - Lídio
V - Mixolídio
VI - Eólio
VII - Lócrio
Como disse o yvo, para solar em C frígio é preciso que tenha um acorde Em7 (quando se pensa o acorde individualmente, independente do campo harmônico). Mas nesse caso, você só pode solar C frígio em cima deste acorde. Em outro caso, você pode estar num campo harmônico de G#. Nesse caso pode usar o C em modo frígio indistintamente.
|
GuitarMetal Veterano |
# dez/03
· votar
Clody
Vc pode pensar em C frígio sim, mas como também ja foi comentado, tudo que vc for usar depende da harmonia que está rolando.
Vc dificilmente vai conseguir utilizar uma mesma escala o tempo todo, até por que o som ficaria meio chato. O grande pulo do gato, é vc considerar o acorde ou acordes em questão.
Para um determinado acorde vc pode pensar em C frígio, para outros não, e vc volta para o C jonio.
Diversas escalas podem ser utilizadas, principalmente se na harmonia existir acordes de empréstimo.
Considere sempre o acorde em questão e não o tom da música.
Não sei se fui claro, mas podemos conversar mais a respeito.
Abraços.
|
SODAPOP Veterano |
# dez/03
· votar
Pra mim isso é grego. Eu num sei naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaddddaaaaaaaaaaaaaaaaa de teoria me ajudem POR FAVOR!
|
yvo Veterano |
# dez/03
· votar
Harvey
eh esqueci de falar q soh podia solar em cima de Em7, vlw por lembrar
SODAPOP
cara pra vc começar a dar modos gregos vc precisa saber de campo harmonico.. sem isso vc nao chega em lugar nenhum, vc sabe de campo harmonico?
|
yvo Veterano |
# dez/03
· votar
ah e clody
se eh C frigio, a tonica eh C...
|
clody Veterano |
# dez/03
· votar
valeu galéra estou começando a entender melhor a parada valeu, quem de vcs tiver umas teorias legais e praticas, em guitarra q acham legais mem mande pelo meu email, n4feroz@hotmail.com , valeu,,,,,,,
|
Canjica Veterano |
# out/05
· votar
hrspedro eh simples kra, soh mastigando oq hlera falou ae: vc pode pensar em cada acorde separadamente, ver em quais modos eles pertecem e solar individualmente com o seus respectivos modos. Se você quiser solar com todos os acordes utilizando um só modo, é preciso que todos esses acordes perteçam ao campo harmônico do modo que você escolheu.. melhorou ae?
|
LeandroP Moderador |
# out/05
· votar
hrspedro
Esqueça o que você leu acima.
Desculpe os demais mas tem muito equívoco em relação aos modos.
Se os modos respeitam esta ordem:
jônio (I), dórico (II), frígio (III), lídio (IV), mixolídio (V), eólio (VI) e lócrio (VII)
Um Dó frígio teria que estar no IIIº de um campo harmônico.
O modo frígio é um acorde menor com uma diferença característica: ele tem a 2a menor, ou seja, sua escala já começa com semitom.
O modo frígio está 2 tons a frente do acorde maior que dá origem a sua escala, portando um dó frígio está no campo harmônico de Ab maior:
Ab - I - jônio
Bbm - II - dórico
Cm - III - frígio
Db - IV - lídio
Eb - V - mixolídio
Fm - VI - eólio
Gº - VII - lócrio
Não tem nada de Em7 quando se fala em Dó Frígio
|