Autor |
Mensagem |
MarcosBorba Veterano |
# fev/10
Ultimamente tenho dado uma boa folga da guitarra. A minha preguiça, falta de talento, falta de parceiros para uma jam "ao vivo", o fato de meu pedal preferido ter pifado, dentre outras razões, afastaram-me da seis cordas.
Contudo, a música continua sendo apaixonante para mim. Por essa razão, nesse período sem guitarra, passei a ouvir mais músicas e a procurar novas vertentes. No caminho, me deparei com verdadeiros colossos da arte musical, alguns dos quais nunca pensei que fosse admirar tanto. E o mais legal: a maioria deles não é guitarrista. Dentre eles, ninguém menos que o grandissíssimo Hermeto Pascoal, o genial Sivuca, também Sonny Rolins, Dizzy Gillespie, John Coltrane, Miles Davis, Charlie Parker, Tom Jobim, Ivan Lins e muitos outros. Esses caras me mostraram que a música não tem limites e seu instrumento, seja ele qual for, tem o poder de revelar a música que está entranhada em sua alma.
Percebi que o fato de eu ter ouvido, por um bom tempo, essencialmente guitarristas foi, de certa forma prejudicial ao meu desenvolvimento musical. Mesmo sem notar, eu tinha um grande preconceito com relação a várias coisas, como a sanfona (considerava um instrumento chato de "música nordestina"). Hoje, graças a Sivuca e Hermeto Pascoal, vi que a sanfona é um instrumento maravilhoso, e que a "música nordestina" é riquíssima e universal.
Gostaria então de perguntar:
- você tem ouvido outros instrumentistas, de estilos diversos?
Responda com sinceridade e pense bem.
Será que já não é hora de parar de tentar ser "apenas" um guitarrista para tentar ser um MÚSICO de verdade?
Para encerrar, gostaria de compartilhar com vocês algumas de minhas descobertas.
Hermeto tocando um improviso na sanfona de oito baixos, e, em seguida, Sivuca entra tocando Toca em D menor, de Bach.
Hermeto, no piano, e Sivuca, na sanfona, tocando a música Bebê.
Reparem que Hermeto, ao conduzir a harmonia, faz diversas "desconstruções" mas o Sivuca consegue se virar perfeitamente. Reparem também na lição que Hermeto dá em seu depoimento final.
Hermeto, no piano, e Sivuca, na sanfona, tocando uma divertidíssima performance de "Asa Branca" e "O Ovo".
Enfim, procurem "hermeto e sivuca" no youtube, que vocês poderão ver uma bela série de 8 vídeos dos dois tocando juntos.
Maravilhosa performance do saxofonista Sonny Rolins, tocando a música Kim.
Incrível versão desse clássico da bossa nova, "Chega de Saudade - Tom Jobim", pelo trompetista Dizzy Gillespie
Versão instrumental de "Final Countdown - Europe" tocada por um trio de violoncelistas (acho que é isso hehe) e uma orquestra.
Bom, tem muito mais coisa, mas eu quis mostrar um pouco do geral que eu tenho "descoberto". Gostaria de indicar também alguns discos:
Miles Davis - Kind of Blue Clássico do jazz. Sivuca - Enfim Solo Disco intimista desse grande músico. Quarteto Novo - Quarteto Novo Esse quarteto foi formado por Hermeto Pascoal, Heraldo, Theo de Barros e Airto. Simplesmente incrível. Sonny Rollins - What's New Disco incrível, no qual Sonny e sua trupe tocam coisas baseadas em bossa nova.
Bom, é isso. Espero que esse tópico seja útil a vocês que buscam desenvolver-se não só na guitarra, mas na música de uma forma geral.
|
fill.zanchez Veterano |
# fev/10
· votar
Piano... Sempre!
|
ghb Veterano |
# fev/10
· votar
Sim, sempre ouvi!!! http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/204947/
Pensando em guitarristas: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214338/
|
Tomaz. Veterano |
# fev/10
· votar
Ouço bastante saxofonistas. Porque eu toco sax também.
|
MarcosBorba Veterano |
# fev/10
· votar
ghb opa, eu ia até citar seu tópico sobre outros instrumentistas mas acabei esquecendo. Vlw por postar.
|
Insomniac_ Veterano |
# fev/10
· votar
MarcosBorba Com sinceridade, não! hahahaha. Com o tempo eu comecei a ficar pior. Quando eu comecei a tocar, ouvia muito Punk Rock, não tinha muito "ouvido crítico"... Ouvia de Green Day a Soundgarden, de Ozzy Osbourne a Detonautas. Mas com o tempo isso foi mudando... Entrei em uma banda de metal, e comecei a ouvir Metallica, Pantera, muito mais Ozzy e etc... E desde então, meu ouvido nunca mais foi o mesmo. Desde que eu comecei a tocar "ativamente", e me apaixonar por solos "bululu", nunca mais dei bola pras outras bandas. Hoje em dia, mal escuto um Green Day, por exemplo, porque simplesmente não consigo. Outro dia estava pensando nisso, e meus playslists só tem bandas e músicas com ênfase em guitarra... Andy Timmons, Steve Vai, Satch, Dream Theater, Iron Maiden, SRV.... É estranho isso, e num papo com o meu professor, ele disse que já passou por isso e que tudo que é bom, um dia volta aos nossos ouvidos de uma maneira melhor. Ou seja, eu ainda tenho esperança de ouvir músicas boas sem ênfase em guitarra, hehehehe. Bendita paixão! Consome meu dinheiro, meus dedos, meu tempo, minha paciência, meus pensamentos, meus estudos e agora, até meus ouvidos... Aiai! =p
|
Hawkings Veterano |
# fev/10
· votar
Ouço violinistas.
Violino é na minha opinião o instrumento mais foda depois de Guitarra e Violão. *---*
|
Socomegaton Veterano |
# fev/10
· votar
Ouço muito pianistas, porque também toco um pouco de piano e teclado.
Mas sou totalmente apaixonado pelo som dos pianos Rhodes, e dos Wurlitzer. O Wurlitzer é praticamente o símbolo da sonoridade do Supertramp. Você pode ouví-lo com bastante ênfase nas músicas "Goodbye Stranger" e "The Logical Song".
O Hermeto Paschoal é um gênio multi-instrumentista. Uma vez eu vi num vídeo ele tocando junto com a Elis Regina, que eu fiquei de cabelo em pé com a performance do cara :-)
|
MarcosBorba Veterano |
# fev/10
· votar
Insomniac_
Consome meu dinheiro, meus dedos, meu tempo, minha paciência, meus pensamentos, meus estudos e agora, até meus ouvidos...
Tem que discutir a relação, vc precisa de espaço heheheheh.
Socomegaton Uma vez eu vi num vídeo ele tocando junto com a Elis Regina, que eu fiquei de cabelo em pé com a performance do cara :-)
posta pra nós *-*
|
Headstock invertido Veterano |
# fev/10
· votar
Os cellos do Apocalyptica :)
|
Socomegaton Veterano |
# fev/10
· votar
MarcosBorba
É este o vídeo a que me referi.
Nem foi tanto a questão tecnica que me chamou a atenção. Isso também, mas nessa interpretação de Garota de Ipanema, o cara praticamente rearmonizou a música. Chegou uma hora que ele parecia até que queria que a Elis desafinasse rs. Mas a danada ficou firme.
Esse vídeo é fantástico, tem tanta coisa feita por brasileiros que os brasileiros das gerações mais novas estão esquecendo... É uma pena.
|