Porque um pedal que fica parado muito tempo para de funcionar?

    Autor Mensagem
    lgapontes
    Veterano
    # fev/10


    Oi falera.

    Fiquei 2 anos sem tocar! Trabalho e estudo. Assim que consegui uma certa tranquilidade em relação a isso, voltei (ficar sem tocar é horrível, não façam isso em casa).

    Resultado: estou um bosta de técnica. Putz, muito ruim mesmo. Além disso, alguns dos meus pedais simplesmente pararam de funcionar.

    Montei de novo minha pedal board e alguns pedais eu deixei de fora. Ontem à noite resolvi treinar com uma dist mais porrada. Então peguei o Metal Zone da Boss (que está fora da pedaleira) e ....

    O desgraçado não funciona.... caramba...

    Porque isso acontece?

    gustavo_gremio
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Ve se não vazou a bateria de 9 volts que tem dentro dele. As vezes quando um equipamento sem utilizá-lo por muito tempo a bateria acaba vazando.

    Simonetti
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Simonetti
    · votar


    Capacitores eletrolíticos (que existem em quase todos circuitos eletrônicos) tendem a vazar, ou perder sua capacitância com o tempo.

    É a causa de problemas mais comuns em placas mães de computador.

    Pode ser alguma espécie de corrosão também que interrompeu as trilhas do circuito.

    De qqr forma, tem que abrir para ver exatamente o que tá ruim, e testar o circuito.

    mjcmello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    É por causa do "monstro que vive dentro do armário". rsrsrs

    Ele estraga tudo que fica parado por mais de 2 anos... kkkkkkk

    Falando sério, a causa mais comum é oxidação. Vale a pena ver sa a bateria não vazou, conforme explicado mais acima.

    oliviojunior
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Equipamento eletrônicos de uma forma geral ... o mais comum é oxidação de contatos, potenciômetros, etc... Voce pode tentar abrir e pulverizar com spray limpa contatos, talvez ajude !

    lgapontes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    gustavo_gremio
    Nesse caso não, pq eu sempre usei com fontes.

    Simonetti
    Tá bem oxidado sim... pode ser que seja isso então. Vou tentar abrir e passar WD-40.

    mjcmello
    Poisé... acho que é oxidação então.

    oliviojunior
    Pode ser usado WD-40 ao invés de "spray limpa contatos"?

    Obrigado galera pela ajuda.

    mjcmello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tá bem oxidado sim... pode ser que seja isso então. Vou tentar abrir e passar WD-40

    WD 40 pode ser usado mas bem pouquinho. Se não o seu pedal vai ficar todo "cagado" de óleo e com o tempo o óleo começa a acumular poeira.

    Se for usar nos jack (input, output e alimentação), pegue um cotonete e limpe o excesso de óleo, com cuidado pro cotonete não soltar fiapos de algodão. Já nos potenciômentros não dá pra limpar depois, então use bem pouquinho.

    Bebum
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    compra um spray, mt melhor q um wd 40

    cadojapan
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: cadojapan
    · votar


    Cara..NUNCA USE WD-40 para parte eletrica!! isso vai virar um grude e acumular uma sujeira brava...va em alguma loja de eletronica e compre um limpa contatos, pode passar em toda o circuito do pedal que nao tem erro. E vc ainda pode usar para limpar os pots e os jacks tb!!

    lgapontes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Bebum e cadojapan
    Ok... vou então procurar por esse limpa contatos e tentar arrumar esse pedal.

    mjcmello
    Acho que vou comprar o limpa contatos msm. Já que é mais útil nesses casos, é melhor comprar logo isso, pois tenho outros pedais que estão falhando e deve ser pelo mesmo motivo que o Metal Zone parou.

    Galera, muito obrigado.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Cara..NUNCA USE WD-40 para parte eletrica!! isso vai virar um grude e acumular uma sujeira brava...va em alguma loja de eletronica e compre um limpa contatos, pode passar em toda o circuito do pedal que nao tem erro. E vc ainda pode usar para limpar os pots e os jacks tb!! (2)

    lgapontes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MauricioBahia
    ok... confirmado então. Vou procurar o limpa contatos.

    rsf
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    aproveitando o tema..
    fiquei com um amplificador SS parado por anos a fio. Ao ligá-lo ontem para ver se ainda havia algum resto de vida no sujeito, o máximo que ouvi foram uns grunhidos, parecendo quando o alto falante está rasgado.

    Interessante que depois de um tempo ligado, o bicho voltou a funcionar normalmente.. Nao fiz nada, so liguei. Vamos ver por quanto tempo..

    MattSantos
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    rsf

    Uma possível solda fria. Gera um mau contato ou um funcionamento intermitente. Se tiver curiosidade para abrir o aparelho, você percebe que ela é fosca, não tem brilho. Pode se resolver procurando ela ou ressoldando todos os componentes da placa.
    Pode dar uma verificada nos capacitores também para ver se não tem nenhum estufado ou vazado.
    Abraços

    MattSantos
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Só para acrescentar.
    Se tiver conectores, jogue um limpa contato neles, ajuda muito

    rsf
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    MattSantos
    valeu. esse fim de semana vou abrir o bicho para fazer a avaliação que vc sugeriu. Obrigado pelas dicas.

    MattSantos
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    rsf

    Beleza. Volte para contar como você resolveu.
    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque um pedal que fica parado muito tempo para de funcionar?