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DOLLAR Veterano |
# fev/10
Estou estudando os modos gregos, não sei muito ainda, baixei varias apostilas e estou vendo topicos antigos aqui do forum para estudar.
Mas apareceu uma duvida:
Tipo, vamos consederar uma musica com o tom em C. Eu posso improvisar usando as seguintes escalas:
1o grau: Jônio C 2o grau: Dórico D 3o grau: Frígio E 4o grau: Lídio F 5o grau: Mixolídio G 6o grau: Eólio A 7o grau: Lócrio B
Eu terei uma musica com as caracteristicas do Jonio. Correto?
Mas, se eu quiser dar a musica, a caracteristica do Dórico, oque eu terei que fazer?
pelo que eu entendi, terei que usar o "shape" do modo dórico em C, ou seja, fazer Dórico com tom em C. Mas fazendo isso isso, estarei usando a escala de B. Está correto isso?
espero ter sido claro.
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Edu_Afram Veterano |
# fev/10 · Editado por: Edu_Afram
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de Bb, mas é mais ou menos isso ai o pensamento, Cm vc improvisa C Dórico, pela o pouco que sei é meio complicado dar a sonoridade de dórico na musica toda pq pode ter mil e um acordes, mas eu sei que se usa bastante é dar a intenção em acordes, ex: na musica quando o cara tocar C vc da intenção de dórico
me corrijam ai galera
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DOLLAR Veterano |
# fev/10
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entendi, então tipo, outro exemplo:
Supondo uma musica em C, eu quero dar uma sonoridade de Frigio na hora da improvisação, qual das duas está correto:
Fazer Frígio em E (Cuja escala é C)
ou terei que fazer Frígio em C (Cuja escala é A#) ????
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Minow Veterano |
# fev/10
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DOLLAR Frígio é um modo menor, então você não vai usar em cima de C. Se você fizer em E, vai fazer E frígio, não C.
ou terei que fazer Frígio em C (Cuja escala é A#)
???
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DOLLAR Veterano |
# fev/10
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Minow
Entendi, quando o Tom da musica é menor, uso um modo menor e o mesmo serve para o modo maior. até ai tudo bem. mas ainda tenho a seguinte duvida:
Se eu quero dar uma sonoridade de um determinado modo, por exemplo:
Uma musica em C, eu posso usar C Jónio para dar a caracteristica de Jônio, e se eu usar a escala D Dórico, estarei dando a caracterista do Dórico???
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Minow Veterano |
# fev/10
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DOLLAR Não precisa ser necessariamente o tom da música, você pode pensar em cada um dos acordes.
Uma musica em C, eu posso usar C Jónio para dar a caracteristica de Jônio, e se eu usar a escala D Dórico, estarei dando a caracterista do Dórico???
Não, estará dando a característica de C jônio...
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Penta_Blues Moderador |
# fev/10
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Boa tarde!!!
DOLLAR Cara, se vc tivesse pelo menos usado a Busca, encontraria um excelente tópico sobre este assunto. Inclusive com este texto que já tive oportunidade de postar: Cara, eu acho que já postei este passo-a-passo em tudo quanto é tópico sobre Modos... Mas vamos lá. Eu sou brasileiro e não desisto!...rs Digamos que seu guitarra-base esteja tocando um acorde de C Maior. Vc poderá usar todos os Modos que tenham o acorde C na sua respectiva Tonalidade. Pra saber quais são, responda às seguintes perguntas: 1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde C? R - Nos CH de C, F e G 2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde C? R - I, IV e V 3 - Que Modos correspondem a estes Graus? R - Jonio, Lídio e Mixolídio 4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde C, vc pode tocar qualquer um destes Modos (C Jonio, C Lidio e C Mixolídio). Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...
Da próxima vez, use a BUSCA ou leia o tópico abaixo:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/
Se não tiver a resposta à sua dúvida, vc pode deixar sua questão lá ao invés de criar outro tópico. Valeu!!!
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SevenTool07 Veterano |
# fev/10
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WTF é CH??
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Tomaz. Veterano |
# fev/10
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Campo Harmônico.
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Caio Gomes Veterano |
# fev/10
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SevenTool07
Campo Harmônico.
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DOLLAR Veterano |
# fev/10
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Penta_Blues
Sim, eu usei a busca e a usei bastante e ainda a continuo usando, mas se tratando de modos gregos que é um assunto muito, mas muito grande, nem sempre conseguimos tirar todas as duvidas usando a busca. Eu já tive e ainda tenho varias duvidas, se eu não tivesse usado a busca, vc teria visto um topico por dia meu, mas não foi isso que aconteceu.
Quanto a sua resposta, foi bastante esclarecedora.
agora devido a sua resposta, surgiu uma outra duvida,
se a base tiver tocando um acorde de C eu posso usar C Jonio, C Lidio e C Mixolídio, como vc disse.
mas como tambem ao se criar uma base, usa-se os modos gregos, por exemplo, pra criar uma base com o tom em C, o guitarrista base escolheu um dos modos que deu carcteristica a aquela base, então eu tbm terei que usar para fazer o solo o mesmo modo que ele usou para faz a base, correto?
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DOLLAR Veterano |
# fev/10
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por exemplo,
imaginel o CH de C:
1º grau: C 2º grau: Dm 3º grau: Em 4º grau: F 5º grau: G 6º grau: Am 7º grau: Bm5-
vamos supor uma musica que tem como base a seguinte sequencia: C Em e Am.
a primeira coisa que vem a cabeça pra improvisar é usar C Jonico, D Dórico, E Frígio e etc....Mas com isso estarei dando uma caracteristica do Jonico, ou seja, feliz. correto?
Mas se nessa msm base (C Em e Am) eu quiser dar a caracteristica do Lídio por ex. Qual das duas opções está correta:
1) C Lídio ? Tonalidade está em G, correto? 2) F Lídio ? Tonalidade está em C, correto?
E se, nessa mesma base eu quiser dar intencão Mixolídio?
Outra coisa, como estou usando um CH MAIOR, eu poderei apenas dar intencões dos modos maiores, por ex.:
CH de C MAIOR, eu poderei dar qualquer intenção? (Jonico, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio ou Lócrio).
ou, por o CH ser MAIOR, só posso escolher um modo Maior ?? (Jonico, Lidio e Mixolidio)
Já li varios outros topicos antigos, mas essa parte ainda está confisa pra mim.
valeu
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brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# fev/10
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DOLLAR Procura uma video aula do Edu Ardanuy chamada Improvisaçao sobre Modos, vai esclarecer mt suas dúvidas.
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Leandro_Strato Veterano |
# fev/10
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DOLLAR Cara como o Minow falou você pode pensar em cada um dos acordes.
nesse exemplo que vc deu vc pode fazer o seguinte usar os modos maiores Jonio, Lidio, Mixolidio durante o C, e durante Em e o Am usar o Dorico, Frigio etc... Pensa em cada acorde, tente dar essa intensão por acorde... Se estiver errado alguem me corrige pq não sou nenhum expert nesse assunto hehe
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horwatich Veterano |
# fev/10
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Leandro_Strato DOLLAR
Para entender e aplicar modos gregos você deve conhecer intervalos. Separem por acordes e estudem as diferenças entre os modos por semitons. Por exemplo a diferença entre o C jônio e C lídio está na quarta e entre C jônio e C mixo está na sétima. Assim fica muito mais facil de raciocinar sobre "intenções" no solo. Então estudem intervalos e esqueçam os shapes...
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DOLLAR Veterano |
# fev/10
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Então, pelo que eu entendi:
nessa sequencia que exemplifiquei: C Em e Am
o C eu posso usar um modo maior e Em e Am posso usar um modo menor, mas assim estarei varias intencões no mesmo solo,
ex: no C uso o C Jonio, no Em uso o E Dorico, e no Am uso o A Frigio.
isso não soará estranho? por estar usando tantas intencões.
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DOLLAR Veterano |
# fev/10
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Depois de tanto usar a busca aqui do forum e pesquisar em outros sites, acabei achando esse video no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=tzAYyAAKV04
que esclareceu praticamente todas minhas duvidas, teve uma coisa que o cara falou, que era minha principal duvida, talvez seja de muitas pessoas, isso que ele falou foi o que me fez entender tudo, foi a chave do quebra-cabeça.
o que falou foi o seguinte: se eu usar o 'shape' de C (C D E F G A B C) oque vai definir se a sonoridade é jonica, mixiolidio ou frigio, vai ser a base que estiver no fundo. Ou seja, a harmonia eh que vai defeinir tudo.
ex: se eu ficar tocando o mesmo 'shape', apenas ficar tocando notas aleatorias dele, e a base tiver em C, vai soar Jonio, e se a base mudar de acorde, for para um Em e eu continuar a tocar o 'shape' de C, vai soar Frigio.
Foi isso que eu entendi. O que manda é a base, o que pra mim foi uma grande surpresa, pois sempe achei que oque definia a sonoridade (intencão), era o 'shape' que eu estava usando.
Obrigado a todos que me ajudaram.
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Kyuss_Age Veterano |
# fev/10
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Pq não consigo entender as coisas dessa forma?
Se eu sei a tônica aplico os modos no braço inteiro da guitarra.
Eu leio essas explicações e fico boiando.
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doubletalking Veterano |
# mai/13
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