Vida util de captador - o que fazer?

    Autor Mensagem
    Dr Jivago
    Veterano
    # fev/10


    Bom, a minha Tagima está com os atuais captadores (hs-3 e YJM da Dimarzio) fazem uns 4 anos.

    Sei que captador de alnico perde magnetismo após alguns anos, por isso a minha dúvida.

    Levando em consideração que esses captadores quando novos já possuem caracteristicas vintage, tipo saída baixa, já estaria na hora de troca-los? Meu timbre estaria sendo prejudicado pela idade dos captadores?

    Marc Snow
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Boa pergunta!

    buddy guy
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Dr Jivago


    Fala Jivago,beleza? Quanto aos caps perderem magnetismo ao passar dos anos isso é vero,mas...não chega a zerar não. E a perca é muito lenta e gradual. Mas muitas das vezes se torna até interessante para fazer algúmas músicas,pelo timbre mais vintage que eles dão. Mas de todo,se vc quiser "acertar" os caps,a Malagoli tem serviço de remagnetização de captadores por lá !!!! Abração.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Dr Jivago: Sei que captador de alnico perde magnetismo após alguns anos, por isso a minha dúvida.

    Bom, meu Dimarzio que não foi zoado já tem 22 anos que tá comigo e bombando. Até medi no multímetro e tá poderoso ainda.

    Eu tenho a impressão que é possível "remagnetizar" o captador. Por sinal o De Ros fez uma visita numa fábrica de captadores e eles mostram como é feito o processo de magnetismo. Vídeos imperdíveis fetos pelo De Ros.

    Abs

    Dr Jivago
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    buddy guy

    Valeu pelas informações. Não sei é viável encaminhar os caps para a Malagoli remagnetizar, mas vou verificar.

    MauricioBahia
    Seu captador é alnico? Os cerâmicos (muitos humbuckers são cerâmicos) parece que duram uma eternidade.

    Assisti esse video do De Ros. Como queria ter uma maquininha daquela para remagnetizar os caps, hehehehe, parace bem simples e rápido.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Dr Jivago: Seu captador é alnico?

    Alnico sim.

    Abs

    Ant--
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Eu também tenho uns de alnico há 18 anos. E estão cada vez melhores.
    Acho que essa preocupação passa a ter fundamento só depois de uns 300 anos :)
    É claro que eu sempre cuidei bem dos meus instrumentos. Se alguém guardar seus caps de alnico colados no ímã de um celestion 12" a coisa muda de figura.

    Symptom
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Acho (veja bem ACHO) que não tem muito a ver. Tem guitarras de 50 e poucos com os captadores originais e o som é o melhor que existe...

    A não ser que eles fossem "hot" quando novos e ficaram vintage só pq são velhos....

    daniel_guitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Dr Jivago
    a perda e bem pouco a cada dez anos

    buddy guy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Dr Jivago
    buddy guy

    Valeu pelas informações. Não sei é viável encaminhar os caps para a Malagoli remagnetizar, mas vou verificar.


    Ok,dá um grito lá na malagoli,creio que este procedimento de remaguinetizar os caps não deva ser caro !!!!!

    Dr Jivago
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Symptom
    daniel_guitar
    buddy guy
    Ant--
    MauricioBahia

    Obrigado a todos pelas contribuições. Cheguei a conclusão que seria muito preciosismo trocar os caps por causa do tempo. Pelo visto a perda de sinal deve ser mínima mesmo depois de muitos anos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vida util de captador - o que fazer?