ajuda em tune up

    Autor Mensagem
    Macedopt
    Veterano
    # fev/10


    Boas a toda a comunidade sou novo aqui no forum bem como na manutençao de guitarras, o meu problema e o seguinte eu comprei uma vintage v100 e quando a recebi notei muito trastejamento embora so um fret na 4º corda me incomode o resto do trastejar nem nota no amplificador so mesmo unplugged, enfim fui mexer n truss rod notei que o meu braso estava mt recto e co 1 ligeiro bac bow entao desapertei o truss dei meia volta e esperei cerca de 20 min depois notei que as cordas desafinaram mas no tocar e mesmo tentando ver o braso nao notei difrença e entao desapertei mais um poucou cerca de 1/4 volta mas 1 minute depois axei que nao devia ter alargad muito e apertei um pouco nem xegou 1/4 de volta a miha pergunta e sera que agi bem? sera que o truss rod funciona? e como consigo resolver o meu problema do trastejamento se que aumenta a açao?

    muito obgd desde ja por a ajuda

    Rapha.
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Rapha.
    · votar


    cara, prcre abrv -

    douglas_agostinho
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Macedopt
    Olá, a guitarra é nova ou usada?

    Se for usado, pode ser que o traste ja esteja bem gasto e seria necessário fazer uma retifica ou troca..

    Mas se a guita for nova pode ser que um traste esteja mais alto que o outro (uma situaçao até que comum) sendo entao necessário um trabalho de retífica tbm...

    Acredito que só o ajuste no tensor nao resolva este trastejamento (ja que é só em um fret).. seria mais um ajuste no tensor se todas as cordas naquela região do braço estivessem trastejando e nao apenas em um só fret.

    O melhor jeito mesmo é levar em um luthier, pq qualquer um desses serviços necessita de um cuidado maior e experiencia para fazer bem feito.

    Abraço

    Macedopt
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    boas

    obdg pela resposta a guitarra e nova nem tem 1 mes, trastejar ela trasteja em mt sitio mas como disse ligada ao amp so n fret penso que 14 da 4º corda e que soa esquesito

    agora o que axo e que dando as voltas que dei n truss o braso devia inclinar um pouco para a frente dai a minha duvida se aquilo esta a funcionar?

    quanto a açao quantos mm deve ter? axo que tou com perto de 0,5 cm se nao estou enganado

    obgd

    douglas_agostinho
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Macedopt
    Se vc afrouxou um pouco o tensor, o braço deve "inclinar" um pouquinho pra frente mesmo, fazendo as cordas ficarem mais altas nessa região do braço. Isso pode fazer com que o trastejamento diminua mesmo. Bom, o trastejamento só vai atrapalha mesmo se estiver interferindo no som com a guitarra ligada no ampli. Mas se não resolveu fazendo isso, é possivel que os trastes estejam um pouco desalinhados.

    Ja a questao da ação eh meio relativo neh.. vai do gosto de cada um.. pra mim 0,5 cm ja ta meio alto.. mas se não tiver te incomodando blzzz! mas se vc quiser uma açao mais baixa, provavelmente vai precisar dar uma olhada nos trastes!

    abraço

    Macedopt
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    bm o tensor mexi mas nem notei difrensa mesmo no braso comes a pensar k akilo estaja mesmo estragado embora seja estranho

    tive a faser umas medidas e tenh no primeiro traste 3mm e n traste 12 5mm ist significa o que? tipo estou com o braso inclinado para tras (back Bow) ou para a frent que e o que eu queria??

    e o traste que nao soa msmo nada bem e o 10º traste 4 corda o rest ate ta bm trasteja um bocadinho mas e assim com guitarras baratas lol

    Macedopt
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ultima pergunta pessoal quando eu desaperto o truss rod o braso tende a inclinar para a frente certo? e quando faso isto a distancia do fret a corda no 1º fret diminui ne? e que eu n 1º fret a corda esta mais curta que n 12º fret

    agradeso desde ja a ajuda

    cumps

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Macedopt
    axo que tou com perto de 0,5 cm se nao estou enganado
    Amigo, eu regulo assim, apertando a primeira casa e última casa, aí lá no meio do braço a distância tem que ser mínima (não zero, mas menos de 1mm) aí eu regulo a altura nos saddles pra que fique com uns 2mm no 21º fret.

    Quanto ao trastejamento, é melhor levá-la ao luthier pra acertar somente o fret que está gerando trastejamento.

    Macedopt
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    obgd pela resposta vou tentar o teu metodo

    mas quanto a outra pergunta quando desaperto o truss rod para o braso subir ou seja fikar ligeirament inclinado (typycall setup) no primeiro trast a açao diminui certo??

    obgd

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda em tune up