Ajustando ponto tune-o-matic - Ajuda

    Autor Mensagem
    Kruspe
    Veterano
    # dez/05


    Ola pessoal, eu comprei uma Epiphone Standard ontem e preciso afinar ela pra um encordoamento mais pesado, já que a afinação vai ser 1 tom abaixo e mizona 2 tons

    Estou com o encordoamento hibrido 012 013 aqui e queria saber como eu devo regular a ponte, quais são os passos a passos.

    Quem souber for favor, de uns toques, tenho que afinar pra primeira semana de janeiro pra ensaiar e na segunda usar num show ¬¬

    Abraços e que deus pague em dobro quem ajudar =)

    Fábio Seiji
    Luthier
    # dez/05
    · votar


    Kruspe
    Depois de trocar as cordas afine normalmente e verifique a ação e se está trastejando

    Fábio Seiji
    Luthier
    # dez/05 · Editado por: Fábio Seiji
    · votar


    Se a ação das cordas estiver muito alta ou muito baixa, verifica e regula o tensor.
    Depois de regulado o tensor regula a altura da ponte.
    Esses 2 procedimentos vc encontra na busca, pois já tem vários tópicos relacionados à isso.
    abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Kruspe
    Cara, afinar 1 tom abaixo em guitarra de escala com medida de 24,3pol. é temerário, posto que as cordas ficarão frouxas demais (devido ao menor tamanho da escala) e o resultado será um festival de trastejamentos e de som sem definição. Não é toda guitarra que "aceita" bem afinação "baixa", para ter menos problemas vc teria que usar, pelo menos uma guitarra de 25,5pol. (escala tipo Fender) ou uma de 27pol. (guitarra-barítono).
    Abç

    Kruspe
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Eu tenho uma Edwards modelo KH-2, identica a do Kirk da ESP, essa daria pra afinar 1 tom abaixo sem medo?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Kruspe
    Cara, no momento não me recordo dessa guitarra, nem da medida de escala dela, mas se for de 25,5pol (como nas Fenders ou assemelhadas), dá.
    Cara, esse negócio de afinação fora do padrão é uma tremenda roubada, pois, além de obrigar todos da banda a tocarem assim, a regulagem de seu instrumento terá que ser feita (por seu luthier preferido) para essa afinação específica; daí, se vc precisar tocar na afinação normal, além de tencionar mais o ajuste de tensor (e correr o risco de um empeno), a regulagem de entonação tembém não valerá mais nada. Ademais vc não poderá tocar outras músicas que não aquelas previamente programadas. No caso, eu recomendo que vc tenha uma guitarra afinada e regulada para a afinação padrão e outra para a afinação alterada, pois sé assim vc trabalhará com margem de segurança.
    Abç

    Kruspe
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    mas eu tenho uma Epiphone Standard e uma ESP KH-2 especialmente para isso, ter uma em um, outra em outro ¬¬

    Atualmente eu tenho uma Golden afinada em Drop C, mas comprei uma Epiphone Standard para isso, mas agora que voce disse da medida eui desconfiei, e chequei que a KH-2 tem 25,5 sim, vou deixar ela em Drop C e a Epi em Padrão, sem erro

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Kruspe
    Ok! É isso aí.
    Abç

    Fábio Seiji
    Luthier
    # dez/05
    · votar


    Mais uma vez Townsville foi salva pelo Mauricio Luiz Bertola ! ! !

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Fábio Seiji
    Pô Fábio.... Meninas Super Poderosas!!!!!! Sacanagem!!!
    Feliz Ano Novo!
    Abç

    Fábio Seiji
    Luthier
    # dez/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    zueira, hehehe

    Bom Final de Ano pra vc também
    abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajustando ponto tune-o-matic - Ajuda