Corda não afina (Floyd Rose!)

Autor Mensagem
    Ally_Slash
    Veterano
    # fev/10

Pessoal,urgente!!

Estou trocando as cordas da minha Ibanez jem,primeira vez que EU troco,pois as duas anteriores foram meu luthier que trocou!
    O problema é o seguinte:

Botei as cordas,uma por uma,mas agora na hora de afinar tudo e travar notei um problema,o MIZÃO não afina,e quando eu afino ele,as cordas todas desfinam drasticamente e a ponte levanta,mas se eu afrouxar o mizão elas voltam a afinacão normal,qual será o problema??

Por favor me ajudem!

A ponte está regulada e é ponte e tarrachas Gotoh!

douglas_agostinho
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Ally_Slash
    a tensão das cordas desse jogo de cordas novas é a mesma que a do jogo antigo?

mas, mesmo se for a mesma, uma marca de corda é diferente de outra.. e sempre que se trocam as cordas de uma guita com floyd rose acaba sendo necessário um ajuste nas molas da ponte, para equilibrar a tensão.

Se for esta sua dúvida:

Pra ajusta soh precisa de paciencia, mas é facinho.. afine todas as cordas (até a afinação estabiliza)... se a ponte estiver levantada, na parte de tras da guitarra, aperte um pouco aquelas molas.. isso vai aumentar a tensão nas cordas, entao para afinalas de novo será necessário afrouxa-las... e vai fazendo assim até equilibrar a tensão das molas com a das cordas e a afinação estabilizar.

abraçoo

Ally_Slash
    Veterano
    # fev/10
    · votar

douglas_agostinho
    mas o problema é que só a mizona nao afina

as outras cordas estao com a afinacao perfeita,só eu apertar um pouco a mizona,que tem de estar TODA frouxa,elas desafinam todas!

Dai eu afrouxo denovo a mizona elas voltam a ficar afinadas!!!

Esse é o problema

é o mesmo calibre(0.10) só muda a marca,Ernie Ball agora botei Elixir!

douglas_agostinho
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Ally_Slash
    entao cara.. mas é esse mesmo o problema.. Um jogo de corda pro outro acaba tendo uma tensão diferente, mesmo sendo do mesmo calibre.

Se a ponte ta subindo, a tensão das cordas está maior. Tenta fazer assim, abre essa tampa atras da guitarra e aperta aqueles 2 parafusos (que seguram as molas) em 1/2 volta. Depois disso começa a afinar td denovo. Se depois que estiver afinado e a ponte continuar alta, vc vai precisar apertar um pouco mais... mas se ela ficar mais baixa que o normal, ae vc apertou mto e vai precisa solta um pouco!

abraço!

Ally_Slash
    Veterano
    # fev/10
    · votar

douglas_agostinho
    ok
    mas a ponte subiu um pouquinho só,acho que nem da nada,mas o problema é que a mizona nao posso apertar,senao as outras cordas desafinam todas!E nao ficam na afinacao certa nem a pau!
    O mizao esta como quando voce bota ele na guitarra pra comecar a apertar!

Sera que se eu apertar as molas atras eu consiguo deixar todas as cordas normais?

douglas_agostinho
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Ally_Slash
    pode aperta que vão ficar normais sim! comece danto 1/2 volta em cada parafuso e afine TODAS as cordas... se a ponte ainda estiver alta, aperte mais um pouco, de leve! soh tem que ter paciencia pra fica afinando.. mas eh facil!

abraço

Ally_Slash
    Veterano
    # fev/10
    · votar

douglas_agostinho
    ok cara!
    Valeu mesmo!
    Vou fazer amanha depois que chegar da aula e ver se funcionou!

Valeu mesmo!

Mas só uma duvida...

Eu deixo as outras cordas desafinadas e a mizona afinada ou a mizona frouxa e as outras afinadas?

douglas_agostinho
    Veterano
    # fev/10
    · votar

faz assim, aperta meia volta os 2 parafusos. Depois disso vc vai ver que todas as cordas desafinaram. Ae afine todas (incluindo a mizona). Se a ponte ainda estiver alta, aperte mais um pouco! e faz assim até estabiliza! mas afine todas as cordas.

tente fazer desse jeito para afinar:

primeiro afine a mizona, depois a La, Re, sol, si, mizinha. Nessa ordem. depois vai mizinha, si, sol, la, re e mizona. Faz assim até afinação estabiliza.

Ally_Slash
    Veterano
    # fev/10
    · votar

douglas_agostinho
    ok,valeu mesmo!!
    Amanha posto se deu certo!

Abraco

cadojapan
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: cadojapan
    · votar

Ally_Slash

Ai amiguinho..faz o seguinte...esquece o que o rapaz ai falou...para afinar guita com floyd voce deve obedecer o seguinte esquema...vc vai repetir isso muitas vezes ate a afinacao ficar...vc sempre vai afinando as cordas de fora para dentro..assim...afina primeiro a 6ª (mizona) depois vc afina a 1ª (mizinha), depois vc vai para a A e B, e finalmente D e G...entendeu? Voce vai fazer isso varias vezes nesse mesmo esquema ate as cordas nao desafinarem enquanto vc afina outra...Nunca va afinado as cordas na sequencia 6,5,43,2,1 ou o inverso para floyd eh sempre 6,1,5,2,3 e 4.

douglas_agostinho
    Veterano
    # fev/10
    · votar

cadojapan
    e ae cara, blz?
    entao esse jeito de afinar a floyd rose eu vi num livrinho de manutenção de guitarra do Luthier Edmar Luigi... Lá ele fala bem desse jeito mesmo começando na 6 corda depois pra 5, 4, 3, 2 e 1.. e depois 2, 3, 4, 5 e 6... Ele diz que desse modo cada corda é afinada 2 vezes por "rodada"... eu acho que funciona até que bem desse jeito!

abraço

seek n destroy
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Ally_Slash
    14 anos, Brusque / SC, Brasil Cadastrado em 23/01/2009 Mensagens: 1409 · Tópicos: 74

Estou trocando as cordas da minha Ibanez jem

renato,quanto tempo !

Ally_Slash
    Veterano
    # fev/10
    · votar

cadojapan
    cara fiz isso que ele mandou e deu certo,mas valeu mesmo por ajudar!

douglas_agostinho
    Valeu cara,deu certinho o que você falou!

seek n destroy
    Não sou o renato não cara,deixa eu explicar melhor a minha "JEM":

-É uma Jem Jr com:
    Tarrachas Gotoh
    Ponte Gotoh
    Caps Sergio Rosar
    Escalopada nas ultimas 4 cordas e braco lixado para ficar parecido com o da Jem(quando comprei,já estava assim,só não tinha os caps!)

Acho a qualidade dela chegando bem perto da famosa Jem de R$10.000,00.
    Se bem que paguei 2 mil na minha,acho que sai ganhando!

Ahh,e se duvidar posso postar uma foto com uma folha escrita meu nick,posso botar dela e da outra Epi Standard!

Abraco e desculpe pelo mal entendido!

marcioguita
    Veterano
    # fev/10
    · votar

Aperte o carrinho de cada corda (allen 1/8)

luquinhas12
    Veterano
    # fev/10
    · votar

seek n destroy

renato,quanto tempo !

é isso ae:desde 2003 que nao vemos ele XD

Ally_Slash
    Veterano
    # fev/10
    · votar

marcioguita
    já resolvi o problema cara!

Valeu pela ajuda!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Corda não afina (Floyd Rose!)