Conservatorio , vale a pena?

    Autor Mensagem
    Fla09
    Veterano
    # fev/10


    Já toco guitarra a + de um ano(fiz aulas particulares) e gostaria de aprofundar meus conhecimentos.Tentei entrar em contato com o conservatorio brasileiro de musica aqui do rj + não consigui . Alguem sabe quanto é a mensalidade , e se existe prova pra entrar???

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Faculdade ou curso técnico?

    maspn
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fla09

    vale a pena,
    mas, meu vizinho fez e é professor de violao...
    quase nunca dá aulas.


    cara, é algo pra levar muito à serio, bom pra quem quer ser musico profissional.

    Hugo Queiroz
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tenha em mente que conservatório é extremamente academico. Não terá um terço do dinamismo que você conhece das suas aulas particulares.

    É provável que você passe bem um ano aprendendo apenas canto (ritmo) e partitura. Mas se você pretende seguir carreira como músico ou realmente quer ser um instrumentista diferenciado, vale muito a pena.

    Tenho amigos formado em conservatório, é um caminho muito longo, 5 a 6 anos (pelo menos em minha cidade), mas o pessoal toca um absurdo. E o pior, tocam de tudo, pode pedir de Ozzy a Chitãozinho e Xororó e eles sabem tocar perfeitamente.

    Acho isso um grande diferencial, pois não ficam "bitolados" a um único estilo, mandam bem em tudo. É claro que no final do curso você acaba optando por um estilo que mais te agrade. Mas tenha em mente que isso é uma escola realmente teórica, vai ter que passar por muita coisa que provavelmente não gostará, mas no final vale muito a pena e te agregará um valor absurdo.

    Em minha cidade a mensalidade era uma besteira, menos de 100 reais, mas tinha uma prova pra entrar.

    Também vale lembrar que conservatório não conta como curso superior, portanto não exclui faculdade de música.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Conservatório é coisa muito seria é estudo mesmo eu falo isso porque moro na cidade de Tatuí aqui tem um dos melhores Conservatórios da América latina, a galera daqui toca desenhos de partituras até de ponta cabeça sem brincadeira nenhuma. E já alerto que você vai ter que aprender a gostar de musica clássica!

    Fla09
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Hugo Queiroz

    Cara concordo que saber tocar e entender todos os estilos tbm é um grande diferencial.
    Não pretendo trabalhar apenas com música ,mas sou apaixonado por música e como vc disse eu gostaria msm de ser um instrumentista diferenciado por isso tbm pensei em conservatorio .
    E alguem sabe quanto é o conservatorio aqui do rj???

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Hugo Queiroz
    Tenha em mente que conservatório é extremamente academico. Não terá um terço do dinamismo que você conhece das suas aulas particulares.
    Discordo, hein, cara...depende mais do relacionamento com o professor!!! Tem dias que eu chego na aula e nem faço nada, só ficamos papeando sobre equipamentos e guitarristas...e no conservatório onde eu faço (concluo esse ano) eles promovem audições e aulas de "música de câmara" o que gera um relacionamento com a galera que toca outros intrumentos, é muito legal!!!

    Hugo Queiroz
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tudo depende do relacionamento Will Bejar, mas quando eu disse que é extremamente academico eu comparei com aulas de professores particulares.

    Tem muito professor por ai que chega, coloca uns riffs de rock (ou qualquer outro estilo) e te ensina alguma técnica para que você seja capaz de tocar aquela música.

    Claro que isso não é um bom professor, mas é o comum.

    Já no conservatório é capaz de você ter aula de canto, partitura e até ritmo antes mesmo de pegar em uma guitarra. Como você disse, está no final, como era no começo?

    Para uma pessoa que está acostumada com aulas particulares mais dinâmicas e focadas pode estranhar o início de um conservatório, até achar chato. Mas isso tudo é o preço que se paga para ser bom lá no final.

    Tem um ditado que diz "primeiro faz o que se deve, depois faz o que gosta", e acho que pra ser bom em qualquer coisa é mais ou menos por ai. Vai ter que "engolir" muita coisa que não gosta pra ter base e ser bom no que gosta.

    Powerslave158
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fla09

    cara tem prova pra entrar sim, não sei quanto é e nem qual o conservatório que tu quer pq sou do RS, mas sei que se tu levar bem a sério tu vai sair um monstro, tem um amigo meu de Passo Fundo que se formou no conservatório Souza Lima o cara tá quebrando tudo, tá tocando muuuito jazz e improviso, mas tu tem que se puxar e levar a sério, tu vai aprender muuita coisa, já vai dando ums estudadas em percepção musical, leitura, ritmo e tudo mais!

    pq músico sem saber ler partitura, é como um dentista que não sabe usar uma broca hehe.

    abraço!

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Hugo Queiroz
    Ah tá, saquei...nesse ponto, sim...vc tem um método a ser seguido enquanto com particulares vai meio que adaptando conforme o andar da carruagem, certo?

    O bom do conservatório é que é mais disciplinado (digamos assim) além de vc conseguir aquele diploma no final do curso!!!

    Quando eu comecei minhas aulas, eu era auto-didata há uns 7 anos, tudo na raça!!! Então foi fácil me adaptar e ler partitura.

    Hoje tenho meio que combinado com o meu professor de pegar umas músicas e trancrevê-las, saca??? Ao invérs de eu ter que ler e tirar, eu tiro e transcrevo!!! É um jeito bem legal de estudar e analisar a música.

    kbessaxx
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    vale

    Carregando
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    pra entrar num conservatorio, é obrigado a ler partitura? ou só saber o basico ja é o bastante?

    Hugo Queiroz
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Você vai aprender isso lá, até onde eu saiba não tem "prerequisito", até por que se tivesse não faria muito sentido, você está alí para aprender.

    Tenho amigos que entraram no conservatório sem nunca ter tocado sequer violão. Se você se dedicar sai um monstro.

    Carregando
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Hugo Queiroz

    tomara que seja assim mesmo, se for eu entro..

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    E alguem sabe quanto é o conservatorio aqui do rj???


    Amigo, vou falar a mesma coisa que eu falei antes, curso técnico ou graduação??????

    Ou curso livre?????


    Outra coisa, não custa nada digitar CBM no google!!

    http://www.cbm-musica.org.br/

    http://www.cbm-tijuca.com.br

    Lá tem o telefone

    Fla09
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Jabijirous

    Já tinha entrado no site anteriormente e liguei por dois dias e nada , por isso vim aki perguntar...
    Estava olhando em um edital do conservatorio , so existe o periodo da manha pra guitarra , + terei q trabalhar , entao so estaria livre a noite .
    Será q a Ufrj tem turno a noite???

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Ufrj não tem faculdade de guitarra, e o horário da Ufrj é mais louco que do CBM, vai por mim, estudei 4 anos lá, me formei em composição, e ainda sou professor de lá!!


    Minha dica, você quer realmente fazer faculdade de guitarra lá?? Estude jazz, pq até então é o que eles ensinam!!! Eu tentei mostrar o outro lado da guitarra, o da experimental, não são essas m erdas de rock alternativo não, experimental mesmo, outra grafia na partitura, coisa "doida" como nego classificou minha música por lá, mas enfim, se tu realmente queres, estude isso que eu falei!! Ah e música brasileira!

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Jabijirous
    não são essas m erdas de rock alternativo não
    Que feio um professor falar assim de algum estilo musical...

    Luís Felipe Carvalho
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    conservatorio vale a pena se vc for seguir carreira como músico, mas se pretende ser instrumentista, maestro, ou produtor musical eu recomendo uma boa faculdade de música, e se conseguir, fazer um conservatório posteriormente dependendo do nivel que vc pretende chegar na carreira

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Que feio um professor falar assim de algum estilo musical...


    Ainda bem que gosto não se discute hehehehehe

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    eu recomendo uma boa faculdade de música


    Mas o conservatório É uma faculdade de música!!!

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Jabijirous
    É mesmo...mas ainda assim, acho feio... :)

    Luís Felipe Carvalho
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mas o conservatório É uma faculdade de música!!!

    ambos são diferentes
    como escola de musica é diferente de conservatório e faculdade
    normalmente o conservatório é periodo integral

    Loues
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Quanto tempo por semana a pessoa estuda num conservatório?

    É que eu tenho vontade de estudar violão ou piano erudito, e queria saber mais sobre esses conservatórios que vocês falam...

    zugo
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Hugo Queiroz
    Tem um ditado que diz "primeiro faz o que se deve, depois faz o que gosta", e acho que pra ser bom em qualquer coisa é mais ou menos por ai. Vai ter que "engolir" muita coisa que não gosta pra ter base e ser bom no que gosta.

    HaHa... cara! gostei do que tu disse, me deu um animo a mais!(apesar dos meus dedos estarem cortados e a corda ré da minha guita estar arrebentada!)

    Tomaz.
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Depende cara... Aqui (então toda minha resposta será baseada nos padrões daqui) eles passam muito jazz, música clássica, choro, MPB. Enfim, só pedreira. Se tu quer ser um músico completo, é uma boa, sim. Só que digamos que é "chato"... Tu vai ter que ler partitura, fazer muitos exercícios e aulas que nada tem a ver com o instrumento que tu quer. E é menos dinâmico que uma aula "livre".

    É bem desgastante. Não pensa tu que eles vão vir te mandando tirar um Van Halen, porque vai ser Tom Jobim, Pixinguinha, John Coltrane e por aí nos vamos.

    Como disseram ai, é um caminho longo, e chato (dependendo). Tu vai ter que ouvir muita coisa que tu não gosta, tocar muita coisa que tu não gosta, aprender muita coisa que tu não gosta. Mas é bem provável que tu saia um músico completo.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ambos são diferentes
    como escola de musica é diferente de conservatório e faculdade
    normalmente o conservatório é periodo integral


    Só se for o europeu, o brasileiro não é não!!


    Dá uma chegadinha lá para tu ver se é isso que tu pensa!


    Tudo depende do curso, tem várias matérias!! Curso livre não pq é aula particular!! Mas no cbm você tem matérias como história da música, percepção, solfejo, instrumento, análise, etc etc

    O curso é bom, não é ruim, aconselho a ir ver um concerto dos alunos de lá, e depois bater um papo!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conservatorio , vale a pena?