Como melhorar meu fraseado?

Autor Mensagem
Leo Zanon
Veterano
# fev/10


E ae pessoal blz?
Percebo que sempre que vou improvisar em alguma musica, não consigo me desconectar da pentatonica.Mesmo que eu tente usar uma outra escala não sua legal e eu acaba ficando perdido.Como eu faço para "soltar o meu braço" em outras escalas como eólio,lidio etc?

Deis de já agradeço a ajuda.

abrçs.

GuitarHome
Veterano
# fev/10
· votar


Praticando, usando coisas diferentes do que você costuma usar e ouvindo o que cai bem e quando cai bem. Escutando diversos tipos de guitarristas, ter uma influência forte e basta escuta-lo para sem querer copiar um lick ou outro, estudar os licks dos guitarristas e assim por diante.

RennanRdC
Veterano
# fev/10
· votar


Leo Zanon

Antes de improvisar, tente compor os solos tipo na cabeça e cantando por exemplo, com um tempo os seus licks vao aparecendo!

E mais tudo que o GuitarHome disse!

Leo Zanon
Veterano
# fev/10
· votar


GuitarHome
Vlw.Vou dar uma boa praticada essa semana, e estudar os liks de alguns guitarristas, não tinha pensado nisso.

Leo Zanon
Veterano
# fev/10
· votar


RennanRdC
Vlw pela dica.

Leo Zanon
Veterano
# fev/10
· votar


Essa semana vou estudar pesado.No fim de semana posto alguma improvisação minha.

Prog-metal
Veterano
# fev/10
· votar


Leo Zanon
ouça motorhead e toque muita ******* ...

Prog-metal
Veterano
# fev/10
· votar


Leo Zanon
sem brincadeiras agora, http://bandasdegaragem.uol.com.br/colunistas_view.php?id_dagaragem=260 aqui tem uns exercicio massa, mais num é so de fraseado, tem palhetada alternada sweep...
abç

Leo Zanon
Veterano
# fev/10
· votar


Prog-metal
Vlw.Vo da uma olhada.

Marc Snow
Veterano
# fev/10 · Editado por: Marc Snow
· votar


Leo Zanon
Cara, uma coisa que voce deve fazer é "tirar" e tocar tudo o que vc ouve. Tentar, pelo menos, pois muitas coisas a gente ouve, quer tocar, e não consegue.
Geralmente somos enraizados com as pentas por estarem na grande maioria de musicas que ouvimos e, por serem reduzidas e terem as principais notas formadoras dos acordes.
Tirar frases de musicas de estilos diversos e de instrumentos diversos, faz um bem danado ao fraseado.
Reproduzir na guitarra frases de piano e de sax é muito legal. Principalmente no caso do piano, onde não é possivel dar bend (no teclado sim) alterando a nota, a tendencia é que, na hora de reproduzir a frase na guitarra, sua digitação seja mais linear, fugindo dos padroes de licks pentatônicos.

lgapontes
Veterano
# fev/10
· votar


Leo Zanon
Tipo cara, o bom da pentatônica é que dificilmente você terá uma nota de repouso que soe ruim na hamonia, além é claro, de que a execução de sua escala é mais simples que escalas comuns.

Acho importante você:
1. Cantar os solos
2. "Decorar" "boas" as notas de repouso de determinada harmonia
3. Treinar as escalas e seus shapes

vlw

Kyuss_Age
Veterano
# fev/10
· votar


Leo Zanon

Percebo que sempre que vou improvisar em alguma musica, não consigo me desconectar da pentatonica. Mesmo que eu tente usar uma outra escala não sua legal e eu acaba ficando perdido.Como eu faço para "soltar o meu braço" em outras escalas como eólio,lidio etc?

Já começa que a sua dúvida não tem nada a ver com fraseado.

Fraseado é fraseado, não é sobe e desce de escalas.

Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


Kyuss_Age
Já começa que a sua dúvida não tem nada a ver com fraseado.

Fraseado é fraseado, não é sobe e desce de escalas.


Concordo plenamente

Frankie
Veterano
# fev/10 · Editado por: Frankie
· votar


Leo Zanon

Concordo com o Kyuss tambem.
Porque tipo, Zakk usa 99% do tempo a penta e tem fraseado foda e frita nela como ninguem, tambem.

EDIT -> Penta é foda, cara! iuHEUIHE

Kyuss_Age
Veterano
# fev/10
· votar


Escala é importante? Sem dúvida, me guia para onde posso ir no braço da guitarra para não fazer merda, me manter no tom da música enquanto solo.

Outra coisa importante é aprender vários licks de outros guitarristas e incorporar, alterando uma coisinha aqui e outra ali pra não ficar uma coisa SUGADA... dar mais a sua cara a esses licks, vai ajudar bastante a melhorar seu fraseado.

Um cara que eu considero exemplo total de fraseado 101% perfeito é o Blues Saraceno.

É um video da Ernie Ball e ele toca mais na manha:



Essa música é uma aula de fraseado excelente:



Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


Kyuss_Age
Blues Saraceno.
Toca pra cacete! Muito feeling!
Conversei muito com ele quando ele veio no Brasil em 93 com o Poison! Gente boa toda vida!

Kyuss_Age
Veterano
# fev/10
· votar


Marc Snow

Conversei muito com ele quando ele veio no Brasil em 93 com o Poison! Gente boa toda vida!

Não acredito!!! Sou fãzaço do Saraceno. Você é um sortudo de uma figa. (rs)

erick_guitar
Veterano
# fev/10
· votar


Leo Zanon

Cara eu também tenho um pouco essa dificuldade que você tem, mas o que alguns falaram ai é bem correto, escute bastante solos diferentes, veja bastante video-aulas de licks, e cara o que mais manda MESMO em um fraseado é a Criatividade. Você pode até mesmo com uma simples escala pentatônica fazer um fraseado extremamente emocionante, mas não deixe de estudar outras escalas também!

Um Abraço

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Up, qual a diferença de frase pra lick?
O que é fraseado? Eu achava que eram notas tocadas sucessivamente, em um grupo de no maximo 6 notas, agora to confuso, tem como esclarecer?

Valeu!


AndersonMatos
Veterano
# jun/11
· votar


erickx
Rapaz,vc toca guitarra a quanto tempo?

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


AndersonMatos
erickx
Rapaz,vc toca guitarra a quanto tempo?


Moça, toco a 7 anos.

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


AndersonMatos

Eu nunca estudei guitarra só violão!

AndersonMatos
Veterano
# jun/11
· votar


erickx
Moça, toco a 7 anos.
Moça é senhora sua mãe...
E tocando violão a 7 anos não saber isso...

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


AndersonMatos

Falai então que eu não sei!

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Moça é senhora sua mãe...

Na verdade moça é aquele Leite Condensado.

Carregando
Veterano
# jun/11
· votar


erickx


fraseado são os licks e as frases que tu usa no teu improviso...

erickx
Veterano
# jun/11 · Editado por: erickx
· votar


fraseado são os licks e as frases que tu usa no teu improviso...

Ah sim!

E a diferença de lick e frase?

Faleu!

GuilhermeMarsi
Veterano
# jun/11
· votar


Nao necessariamente Licks.

São discursos ... minhas dicas

- Você so vai improvisar bem quando tiver um repertorio sólido, quando mais musicas e solos de outros vc conhecer melhor vc vai montar o seu

- Cante. Cante sempre oq vc toca ... Isso da uma direção melodica real para as suas frases

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Resumindo, ainda não sei o que é lick, frase e fraseado.

aquiladler
Veterano
# jun/11
· votar


Leo Zanon

Sempre tento melhorar cantando o solo antes, ou a frase, ou o que você preferir.

na hora do improviso, tente imaginar as frases antes de vir, pode parecer dificil no começo mas, depois acostuma e fica bem legal.

Depois dá até para imitar o Steve Vai e cantar junto com a guitarra. (exagerei- ou não)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como melhorar meu fraseado?