Autor |
Mensagem |
Leo Zanon Veterano |
# fev/10
E ae pessoal blz? Percebo que sempre que vou improvisar em alguma musica, não consigo me desconectar da pentatonica.Mesmo que eu tente usar uma outra escala não sua legal e eu acaba ficando perdido.Como eu faço para "soltar o meu braço" em outras escalas como eólio,lidio etc?
Deis de já agradeço a ajuda.
abrçs.
|
GuitarHome Veterano
|
# fev/10
· votar
Praticando, usando coisas diferentes do que você costuma usar e ouvindo o que cai bem e quando cai bem. Escutando diversos tipos de guitarristas, ter uma influência forte e basta escuta-lo para sem querer copiar um lick ou outro, estudar os licks dos guitarristas e assim por diante.
|
RennanRdC Veterano |
# fev/10
· votar
Leo Zanon
Antes de improvisar, tente compor os solos tipo na cabeça e cantando por exemplo, com um tempo os seus licks vao aparecendo!
E mais tudo que o GuitarHome disse!
|
Leo Zanon Veterano |
# fev/10
· votar
GuitarHome Vlw.Vou dar uma boa praticada essa semana, e estudar os liks de alguns guitarristas, não tinha pensado nisso.
|
Leo Zanon Veterano |
# fev/10
· votar
RennanRdC Vlw pela dica.
|
Leo Zanon Veterano |
# fev/10
· votar
Essa semana vou estudar pesado.No fim de semana posto alguma improvisação minha.
|
Prog-metal Veterano |
# fev/10
· votar
Leo Zanon ouça motorhead e toque muita ******* ...
|
Prog-metal Veterano |
# fev/10
· votar
Leo Zanon sem brincadeiras agora, http://bandasdegaragem.uol.com.br/colunistas_view.php?id_dagaragem=260 aqui tem uns exercicio massa, mais num é so de fraseado, tem palhetada alternada sweep... abç
|
Leo Zanon Veterano |
# fev/10
· votar
Prog-metal Vlw.Vo da uma olhada.
|
Marc Snow Veterano
|
# fev/10 · Editado por: Marc Snow
· votar
Leo Zanon Cara, uma coisa que voce deve fazer é "tirar" e tocar tudo o que vc ouve. Tentar, pelo menos, pois muitas coisas a gente ouve, quer tocar, e não consegue. Geralmente somos enraizados com as pentas por estarem na grande maioria de musicas que ouvimos e, por serem reduzidas e terem as principais notas formadoras dos acordes. Tirar frases de musicas de estilos diversos e de instrumentos diversos, faz um bem danado ao fraseado. Reproduzir na guitarra frases de piano e de sax é muito legal. Principalmente no caso do piano, onde não é possivel dar bend (no teclado sim) alterando a nota, a tendencia é que, na hora de reproduzir a frase na guitarra, sua digitação seja mais linear, fugindo dos padroes de licks pentatônicos.
|
lgapontes Veterano |
# fev/10
· votar
Leo Zanon Tipo cara, o bom da pentatônica é que dificilmente você terá uma nota de repouso que soe ruim na hamonia, além é claro, de que a execução de sua escala é mais simples que escalas comuns.
Acho importante você: 1. Cantar os solos 2. "Decorar" "boas" as notas de repouso de determinada harmonia 3. Treinar as escalas e seus shapes
vlw
|
Kyuss_Age Veterano |
# fev/10
· votar
Leo Zanon
Percebo que sempre que vou improvisar em alguma musica, não consigo me desconectar da pentatonica. Mesmo que eu tente usar uma outra escala não sua legal e eu acaba ficando perdido.Como eu faço para "soltar o meu braço" em outras escalas como eólio,lidio etc?
Já começa que a sua dúvida não tem nada a ver com fraseado.
Fraseado é fraseado, não é sobe e desce de escalas.
|
Marc Snow Veterano
|
# fev/10
· votar
Kyuss_Age Já começa que a sua dúvida não tem nada a ver com fraseado.
Fraseado é fraseado, não é sobe e desce de escalas.
Concordo plenamente
|
Frankie Veterano |
# fev/10 · Editado por: Frankie
· votar
Leo Zanon
Concordo com o Kyuss tambem. Porque tipo, Zakk usa 99% do tempo a penta e tem fraseado foda e frita nela como ninguem, tambem.
EDIT -> Penta é foda, cara! iuHEUIHE
|
Kyuss_Age Veterano |
# fev/10
· votar
Escala é importante? Sem dúvida, me guia para onde posso ir no braço da guitarra para não fazer merda, me manter no tom da música enquanto solo.
Outra coisa importante é aprender vários licks de outros guitarristas e incorporar, alterando uma coisinha aqui e outra ali pra não ficar uma coisa SUGADA... dar mais a sua cara a esses licks, vai ajudar bastante a melhorar seu fraseado.
Um cara que eu considero exemplo total de fraseado 101% perfeito é o Blues Saraceno.
É um video da Ernie Ball e ele toca mais na manha:
Essa música é uma aula de fraseado excelente:
|
Marc Snow Veterano
|
# fev/10
· votar
Kyuss_Age Blues Saraceno. Toca pra cacete! Muito feeling! Conversei muito com ele quando ele veio no Brasil em 93 com o Poison! Gente boa toda vida!
|
Kyuss_Age Veterano |
# fev/10
· votar
Marc Snow
Conversei muito com ele quando ele veio no Brasil em 93 com o Poison! Gente boa toda vida!
Não acredito!!! Sou fãzaço do Saraceno. Você é um sortudo de uma figa. (rs)
|
erick_guitar Veterano |
# fev/10
· votar
Leo Zanon
Cara eu também tenho um pouco essa dificuldade que você tem, mas o que alguns falaram ai é bem correto, escute bastante solos diferentes, veja bastante video-aulas de licks, e cara o que mais manda MESMO em um fraseado é a Criatividade. Você pode até mesmo com uma simples escala pentatônica fazer um fraseado extremamente emocionante, mas não deixe de estudar outras escalas também!
Um Abraço
|
erickx Veterano |
# jun/11
· votar
Up, qual a diferença de frase pra lick? O que é fraseado? Eu achava que eram notas tocadas sucessivamente, em um grupo de no maximo 6 notas, agora to confuso, tem como esclarecer?
Valeu!
|
AndersonMatos Veterano |
# jun/11
· votar
erickx Rapaz,vc toca guitarra a quanto tempo?
|
erickx Veterano |
# jun/11
· votar
AndersonMatos erickx Rapaz,vc toca guitarra a quanto tempo?
Moça, toco a 7 anos.
|
erickx Veterano |
# jun/11
· votar
AndersonMatos
Eu nunca estudei guitarra só violão!
|
AndersonMatos Veterano |
# jun/11
· votar
erickx Moça, toco a 7 anos. Moça é senhora sua mãe... E tocando violão a 7 anos não saber isso...
|
erickx Veterano |
# jun/11
· votar
AndersonMatos
Falai então que eu não sei!
|
erickx Veterano |
# jun/11
· votar
Moça é senhora sua mãe...
Na verdade moça é aquele Leite Condensado.
|
Carregando Veterano |
# jun/11
· votar
erickx
fraseado são os licks e as frases que tu usa no teu improviso...
|
erickx Veterano |
# jun/11 · Editado por: erickx
· votar
fraseado são os licks e as frases que tu usa no teu improviso...
Ah sim!
E a diferença de lick e frase?
Faleu!
|
GuilhermeMarsi Veterano |
# jun/11
· votar
Nao necessariamente Licks.
São discursos ... minhas dicas
- Você so vai improvisar bem quando tiver um repertorio sólido, quando mais musicas e solos de outros vc conhecer melhor vc vai montar o seu
- Cante. Cante sempre oq vc toca ... Isso da uma direção melodica real para as suas frases
|
erickx Veterano |
# jun/11
· votar
Resumindo, ainda não sei o que é lick, frase e fraseado.
|
aquiladler Veterano |
# jun/11
· votar
Leo Zanon
Sempre tento melhorar cantando o solo antes, ou a frase, ou o que você preferir.
na hora do improviso, tente imaginar as frases antes de vir, pode parecer dificil no começo mas, depois acostuma e fica bem legal.
Depois dá até para imitar o Steve Vai e cantar junto com a guitarra. (exagerei- ou não)
|