Truques, macetes, efeitos na guitarra. POSTEM!

Autor Mensagem
zugo
Veterano
# fev/10
· votar


ah, acabei d lembrar d um efeito bem loko aki, mas eu naum sei exatamente como ki faz! bom, pelo ki eu entendi: o cara puxa a corda "e"(mizinha) para fora da escala... isso resulta num harmonico mto agudo e estridente... naum sei c eh exatamente assim, mas vcs devem ter entendido a tecnica...se tiver alguem ki possa explicar melhor essa tecnica pra nois! ;D

Vagabond
Veterano
# fev/10
· votar


zugo
tem um vídeo do gustavo guerra e uns outros que eu axo que são o juninho afram e sei lá. eles tão tocando numa expo music e eles fazem isso ae ^^

zugo
Veterano
# fev/10
· votar


Vagabond
poiseh cara... esse vídeo eu vi...mas o ki eu queria saber eh como realmente funciona essa tecnica...ki eh bem interessante! hehe...
vo dar uma fuçada nu you tube!

;D

Leo Zanon
Veterano
# fev/10
· votar


zugo
Posta ae o video!!Fiquei curioso agora =DD

zugo
Veterano
# fev/10 · Editado por: zugo
· votar


Olha o video ae gente, o efeito aparece em +/- 1:17min:



sperms
Veterano
# fev/10
· votar


bicinh
Ae, veio. To prestes a comprar uma dessas... O que voce me fala dela? Timbre, madeira, ponte e talz?

vlw!

Mera
Veterano
# fev/10
· votar


zugo
ah, sakei! hehe ;D

a minha contribuição:
bater o dedo no 12° traste com relação a nota tocada(ou seja, a oitava) vc consegue extrair um harmonico...


O tapping harmonico, como ja disseram anteriormente.


Aos 1':52'' e aos 6':29''. Aparece outras vezes tb, mas com o audio da entrevista.


Tema principal da musica.

Morse eh mto foda!!!

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Leo Zanon
Essa técnica chama porrada na alavanca pra dar vibrato rapidão!
kkkkkkkkkkkkkkkk

Skider
Veterano
# fev/10
· votar


Deixar o cabo mal encaixado no jack de uma guitarra com aterramento bichado, ai vc vira a guitarra em direção ao cubo... Pega Sinal de rádio... muito bacana.. um dia pegou uma ´radio de futebol na hora do gol do galo... A música acabou e o willy gozer gritando.. GOLLLLL é do gALOOO!

Lord-g
Veterano
# fev/10
· votar


Deixar o cabo mal encaixado no jack de uma guitarra
vira a guitarra em direção ao cubo...
GOLLLLL é do gALOOO!

kkkkkk !!!!

all4n_dlima2
Veterano
# fev/10
· votar


mais uma com harmonicos:

de um harmonico natural na corda sol, na 7ª casa, abaixe a alavanca soando o harmonico. Com a alavanca ainda abaixada, encoste no 12º traste da msm corda.( obs. Não precisa bater na corda, como se fosse um hamonico natural sem bater na corda) após isso, suba novamente a alavanca.

Resultado: dois harmonicos em um só ^^

gosto mto de fazer essa hehe

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


all4n_dlima2
Ah, eu faço isso tbm, mas palheto ao mesmo tempo duas cordas fazendo a técnica de abafar com o dedão na palhetada.

Faço na corda Si e Sol, palhetando dando o harmonico na casa 15.

E fica bem legal se vc abaixar a alavanca, parece que um abaixa a afinação e o outro sobe é bem doido.

abraço

all4n_dlima2
Veterano
# fev/10 · Editado por: all4n_dlima2
· votar


Niandra Lades

O de duas cordas eh bem loko msm ^^

mas o q eu faço eh digamos q assim... eu desco a alavanca com o harmonico da casa 7 e subo com o da casa 12, os dois na corda sol.
É um harmonico q o Steve Vai faz na Tender Surrender.

Não sei se eh esse que vc esta falando... se for... ta blz^^

abraços

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


all4n_dlima2
Eu entendi como vc faz..
é que eu faço diferente.. mas dá um efeito massa tbm!

abraço

daniel_guitar
Veterano
# fev/10
· votar


RennanRdC
harmonico artificial com corda solta e alavanca, Richie Sambora tb usa essa mesma técnica no solo de bad medicine

daniel_guitar
Veterano
# fev/10 · Editado por: daniel_guitar
· votar


zugo
Você puxa as cordas Si e Mi para fora e ao mesmo tempo para trás do braço, assim ela bate nos captadores e nos ultímos trastes ai faz esse som, e chato pra conseguir e pode arrebentar umas cordas até pegar a pratíca


sperms
Veterano
# fev/10
· votar


daniel_guitar
Uma vez fui tentar fazer isso, a corda entrou por de baixo da carne e fez um corte.. =/

Mas o som foi legal ahuahauhauha

Vinícius Braga
Veterano
# fev/10
· votar


Hehe..
Essa do slide é chatinha pra caramba..
^^
eu não gosto do som que faz..
^^
dói os ouvidos!
hehe
Mas é isso, os macetes são ótimos pra um bom aproveitamento geral!

Fiquem na paz!

Jack Setti
Veterano
# fev/10 · Editado por: Jack Setti
· votar


Eu sou um tremendo efeitista (não toco nada, mas eu encho tanto de firulas as minhas musicas que sempre pareço muito bom), e vou postar aqui alguns dos meus efeitos prediletos (sempre influenciado por Tom Morello e The Edge, claro xD)

Killswitch: Você vai precisar de uma guitarra com 2 captadores separados, e um volume para cada um deles. SG's, Les Pauls e Explorers são exemplos. Coloque um captador no volume 0 e outro no volume 10. Coloque a mão na chave seletora e você vai ter o efeito usado por Morello e Cabeça de Balde.
Uma variação desse efeito, é colocar um dos captadores no 2 ou no volume 1, e o botão tone dele (se tiver um para cada captador) no zero, assim você altera como se fosse um Wah estranho...
Avisos: Você com o tempo pode ferrar sua parte elétrica fazendo essas maluquices.

Digital Tapping: Se você quer um efeito, meio Matrix, dê uma olhada neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=9ub0-GAwTmA&feature=channel . Ele está fazendo harmonicos com tapping. Se você colocar um Wah enquanto faz isso ou um Whammy (de preferência os dois juntos, como eu faço na minha Zoom G9), você tem um efeito que parece matrix. O "Thrill" com um wah também fica um very cool sound

Helicoptero chegando: Você vai necessitar de uma mão, que bata rápido (haha, sem palhaçadas pervertidas). Coloque um pouco de Delay, como um "Slap Back" e fique batendo com a mão, nas cordas, fazendo o que Tom Morello faz em Cochise (Audioslave), um barulho show de helicóptero.

FeedBack Agudo: Você vai precisar de um bom sustain, um feedback dá para o gasto, apenas libere um harmônico que vá soar por bastante tempo, e com o efeito descrito acima, KillSwitch, fique alterando a chave, "comendo" o sinal. Você pode criar altas maluquices. (3 solos de Tom Morello foram feitos assim, confira um exemplo em Sleep Now in the Fire - RATM).

Oh Yeeaewahh: Bom, eu ainda não testei com outros Wahs, mas caso você tenha um Wah Boss PW-10, você pode ativar junto com outras regulagens, um som que parece alguem falando OH YEEAH, ou até mesmo outras vozes. Pelo site da Boss, você tem esses samples do Oh Yeah, entre outros.

Flanger: Muito simples, você apenas vai precisar de um flanger (se quer um competente de baixo custo vai de Groovin, o pedalzinho quebra um galhão). Vai alterando tudo que vier na tua cabeça e você terá sons de chorus, efeitos psicodélicos até o timbre do Van Halen dentro do Duto do Ar Condicionado assistindo um avião a jato passar.

Interferência Wahleada: Mermão, isso pode causar danos a teu equipamento. Não é porque o mestre Tom faz, que tu vai fazer tranquilamente.
Bom, vamos ao efeito. Você, para variar vai usar o Wah (adoro esse efeito, quase tudo é baseado nele). Desplugue o cabo de sua guitarra do jack da guitarra. E encoste em partes da sua guitarra, como ponte ou captadores *FAÇA A SEU RISCO*. e fique usando o Wah Wah, você vai ter uns sons meio que de interferência LoL. Pode estragar seu cabo ou mais coisas.

Whammy This!!!: Você quer fazer uns sons meio que doidos meu camarada? Arrume um Whammy. Pode ser um Octaver ou até mesmo outro Pitch Shifter, mas com pedal de expressão. Fique utilizando das mais diversas formas, como aumentar 2 oitavas, diminuir 2 oitavas, fique causando ondas cortantes e muito mais. Pena que um desses costuma ser caro...

Tremolo Pequeno: Eu até li algo parecido ali em cima, mas esse é um pouco mais diferente. Assista mais The Edge. Você depois de ter tocado uma nota, pode balançar o braço da guitarra para os lados (não para frente/trás) e terá um pequeno tremolozinho... Não sei se vocês chamam isso de vibrato, mas se quiser comparações entre eles, leiam Pedais - O que é, Como funciona, Pra que serve e Dicas sobre cada efeito do Fernando de Almeida (tópico fantástico).

Bom galera, eu sei um monte mais, quem quiser tal efeito de tal musica ou tal efeito de outra musica, pode tentar me perguntar que se eu conseguir, eu dou uma ajuda. Vlw!

Nednada
Veterano
# fev/10
· votar


Bom... pra acrescentar mais uma com alavanca e harmonico...

Eh assim (o Satriani usa isso)... antes de fazer um harmonico artificial, vc empurra a alavanca no sentido dos caps (deixando as cordas mais frouxas), ai sim vc da o harmonico artificial, e em seguida puxa a alavanca pra tras, da qse a sensacao de um whammy, se for bem feito.

all4n_dlima2
Veterano
# fev/10
· votar


Nednada


Eh o chamado Whammy Dive Bomb do Satch ^^

Jack Setti
Veterano
# fev/10
· votar


Dando mais uma acrescentada de outro efeito:

Baseado no efeito KillSwitch, mas deixe o tone de um no zero e outro no 10, e fique dando whammy enquanto troca a chave seletora de posição (faça sempre isso ao seu risco, eu já estraguei a chave fazendo isso), vai causar umas ondas interessantes, e você se aumentar rápido as oitavas, pode escutar o som de algo sendo cortado.

sperms
Veterano
# fev/10
· votar


Jack Setti
Boa!

luquinhas12
Veterano
# fev/10
· votar


Jack setti

aqui o video

quando comprar uma les paul vai ser a primeira coisa que vou fazer



Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Ah..
lembrei tbm de quaando vc dá um bend... aí com a palheta bate na corda que vc deu o bem... bem rápido umas 3 casas pra frente de onde vc deu o bend...
enquanto vc bate, vai voltando (bend release)

dá um efeito bem legal, mas é bem mais comum.

Jack Setti
Veterano
# fev/10
· votar


Imite uma gaita a la Guerilla Radio: Opa, mais um up descarado que eu dou, porque eu achei a intenção desse tópico, muito true. Para fazer o efeito, você vai precisar de:

Uma guitarra com 2 volume knobs e tone knobs para cada captador, como descrito no vídeo postado pelo lucas (boa contribuição, obrigado), um Wah e um Whammy. Deixe o whammy mais ou menos em 1 ou 2 oitavas acima, teste do jeito que você achar melhor. E agora, vamos para a parte do wah. Você vai ficar com o seu pé controlando o wah. Sua mão esquerda, vai ficar normalmente, como se você estivesse tocando, mas use o seu Toggle Switch como uma técnica de palhetada. A cada nota que você tocar, altere o killswitch de 0 para 10, enquanto fica no wah no rítimo. A cada nota, você mexe o wah. Fique fazendo pelas casas 12 e 14. Você pode adicionar um pouquinho (eu disse POUQUINHO) de flanger, só para você fazer outro efeito doido, mas o principal é isso. Para imitar o solo de Guerrila Radio, vai uma tabzinha:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D----------------12--------------------12--------------
A--14-12-14-12-14---14--12--14--12--14-----------------
E------------------------------------------------------


Improvise a partir daí.

Kold
Veterano
# dez/10
· votar


Mr Jack Setti como vc aprende essas paradas doidas?

Feliphph
Veterano
# dez/10
· votar


Como faz o harmonico com tapping...Me amarrei =D

Feliphph
Veterano
# dez/10
· votar


Jack Stti, da pra vc postar alguem aplicando essa técnica?

Abçs...

ViniciusB
Veterano
# dez/10
· votar


Jack Setti
Legal!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Truques, macetes, efeitos na guitarra. POSTEM!