Como descobrir de onde vem os ruídos.

Autor Mensagem
DaniloReis
Veterano
# fev/10


Bom galera, quando peguei minha shellter nashville, ela tava chiando mais que gato brabo. Então mandei ela logo pra blindagem, melhorou bem o ruído, mas ainda existe, e quando eu coloco a mão sobre o captador o ruído para. Mas quando ponho a mão nas ferragens da guitarra (não sendo o captador) não muda nada. O ruído vem da pedaleira/amp?

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


O ruído vem da falta de aterramento adequado do seu amplificador!!
Se o seu Amp tem um plug de tomada de 3 pinos, vc tem que providenciar um terra confiável e ligar nela o pino central (redondo) do plug.
Eu aqui uso o terra da Net e funciona numa boa!!
Só assim vc vai conseguir uma redução significativa do ruído!!

Bereta
Veterano
# fev/10
· votar


Pode ser da pedaleira (do efeito que tá usando) do amp mesmo. Pra saber se é da pedaleira, conecte-a no pc e veja se da ruido tb. Faça o mesmo com amp: conecte a guitarra pura nele e veja se dá ruido. Se eu tivesse que arriscar um palpite, diria que seu amp está ligado numa tomada sem o devido aterramento e tá gerando tais ruídos. Se a tomada do seu pc for aterrada (bem aterrada, entenda assim), teste o amp nela. Vai enteder do que eu estou falando.

Abração!

Powerslave158
Veterano
# fev/10
· votar


DaniloReis

bah tem um cara com um tópico parecido com este teu com esata mesma dúvida e se não me engano com a mesma guitarra, será que não é algum defeito de fábrica?

DaniloReis
Veterano
# fev/10
· votar


Ramsay

Pode ser do amplificador pq ele tem tomada de 2 pinos apenas, mas não sei...

Bereta

Pode influenciar que a pedaleira e o ampli estam ligados na mesma tomada com um T?

Powerslave158

Sim eu vi o outro tópico, mas ele fala sobre troca de captadores, e essa semana já recebi uma leve advertência por desvirtuar tópicos!

daniel_guitar
Veterano
# fev/10
· votar


DaniloReis
Pode influenciar que a pedaleira e o ampli estam ligados na mesma tomada com um T?

Eu acho que pode sim, aqui em casa tem duas tomadas que são juntas e ficava um chiado do kramba, ai liguei o amp no estabilizador e pedais ou pedaleira na tomada e ainda rola problema de chiado sim, mais muito menos (guitarra com captadores meia boca)

Soares93
Membro Novato
# dez/15
· votar


opa galera... desculpa por reviver um tópico antigo, mas inicialmente achei melhor não criar um novo, pensei em perguntar
*minha guitarra começou a dar uns ruídos na semana passa, incomodando, achei que fosse alguma solda solta, mas abri e estava tudo normal
*troquei de guitarra, o ruído persistiu
*mudei os cabos o ruído persistiu
sei que vão dizer que pode ser o aterramento e realmente pode, mas, vale ressaltar que não tinha esse problema antes, começou agora, e moro em apartamento alugado não posso mexer na elétrica do local
* ainda, quando coloco a mão sobre as cordas o ruído diminui, mas não tudo, ainda fica ruim, atrapalha tocar, percebi tambem que se viro a guitarra com os captadores para cima(teto) o ruído diminui muito
*não uso amp no apartamento, só fones

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Soares93
Você mesmo já respondeu, aterramento.
Experimente usar um bom filtro de linha.

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


Soares93

Se não havia e passou a aparecer, pode ser alguma interferência eletro-magnética nova por perto. Você instalou algo novo aí no lugar (ou talvez algum "vizinho de parede")?

Soares93
Membro Novato
# dez/15
· votar


eu não instalei nada novo, quanto aos vizinhos é possível mas eu não saberia dizer com certeza pois não fico em casa durante o dia.
o ruído está presente mesmo na les paul com humbucker, não é por causa de single.
como eu disse se eu virar os caps pro teto some muito do ruído

Soares93
Membro Novato
# dez/15
· votar


alan.bassplayer
sei que o aterramento é uma alternativa, mas ressalto, eu não tinha esse problema nem mesmo na minha strato com singles, moro nesse apartamento há um ano e esse problema começou a aparecer agora
vc indica algum filtro de linha em um preço bom?

Buja
Veterano
# dez/15
· votar


So começou a aparecer agora, voce pode estar tendo porblemas com interferencia eletromagnetica. Se ainda nao é, tente fazer o que a fisica chama de gaiola de faraday na sua guitarra, que nada mais é do que fazer a blindagem da parte eletrica como um todo, envolvendo toda a parte eletrica. E claro, o filtro de linha, indispensavel.

Fonte: http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/06/blindagem-caseira-minimizand o-os-ruidos.html

Soares93
Membro Novato
# dez/15
· votar


Buja
a guitarra é blindada, vc indica algum bom filtro de linha num preço acessível?

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


Soares93
o ruído está presente mesmo na les paul com humbucker

Engraçado. Ontem mesmo eu estava com o mesmíssimo problema na Lespa. Achei que era na guitarra, daí peguei outra com humbuckers e estava igual. Daí comecei a mexer nos cabos de força, mudar algumas coisas de lugar e nada. De repente, silêncio total! Parou o ruído, do nada! Vai ver é interferência de alienígenas... hehehe

Soares93
Membro Novato
# dez/15
· votar


JJJ
Vai ver é interferência de alienígenas... hehehe


boa hipótese, naves espacias sobrevoando nossas casas kkkkkk
vou procurar um filtro de linha emprestado pra testar se resolve, ou de repente o ruído la em casa pare do nada também rsrsrsr

Soares93
Membro Novato
# dez/15
· votar


JJJ
Parece brincadeira mas liguei a guitarra agora é adivinha? Silêncio, sem ruídos
Com certeza é interferência de algo que algum vizinho está usando e como eles trabalham durante o dia, agora está limpo. Geralmente so toco a noite por isso estava percebendo isso.
Valeu obrigado pela ajuda galera

Soares93
Membro Novato
# dez/15
· votar


JJJ
Parece brincadeira mas liguei a guitarra agora é adivinha? Silêncio, sem ruídos
Com certeza é interferência de algo que algum vizinho está usando e como eles trabalham durante o dia, agora está limpo. Geralmente so toco a noite por isso estava percebendo isso.
Valeu obrigado pela ajuda galera

Buja
Veterano
# dez/15
· votar


Soares93
Talvez eles tambem estejam tocando guitarra por la e o JCM800 deles esteja causando a maior interferencia na rede eletrica.

#hipotesemelhorqueadoJJJ

boblau
Veterano
# dez/15
· votar


Moçada, eu quase fiquei maluco aqui....

Uma chiadeira do nada. Depois de semanas, olhei para o teto e vi duas lâmpadas novas fluorescentes no lugar das de filamento que queimaram num "pequeno" problema de variação de tensão da minha querida EDP Bandeirante.

Troquei por lâmpadas de LED (novos modelos muito legais e caros) e a chiadeira sumiu.

Portanto, essas lâmpadas "econômicas" dão um chiado danado....

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


Buja
#hipotesemelhorqueadoJJJ

Depende se existem mais guitarristas do que aliens... O.o

JJJ
Veterano
# dez/15 · Editado por: JJJ
· votar


boblau

Eu sempre desconfio das lâmpadas. É minha primeira hipótese quando aparece ruído do nada. Daí eu desligo e... o ruído continua... kkkkkkkkkkk

Daí desligo o computador, a TV, o cacete... e o ruído lá.

E então, de repente, o ruído some... sem eu ter feito picas.

A conclusão é clara: aliens! (ou o vizinho com seu JCM800, como quer o Buja...).




Agora, sério... claro que é uma "máquina" externa... quando o fdp desliga, a coisa volta ao normal. O problema dessas interferências "de fora" é que pouco podemos fazer. Não sei se mesmo tendo um puta dum aterramento (que eu não tenho - o meu é meia-boca) resolveria um caso desses...

Buja
Veterano
# dez/15
· votar


As vezes fico me perguntando uma coisa basica: se temos que blindar a guitarra para evitar chiadeira, será que os pedais, circuito do amp, os cabos, o mic, essa tranqueira toda é blindada adequadamente?

Porque, é facil perceber que na maioria dos amps valvulados, tem os buraquinhos na carçaca (pra nao ficar um forno la dentro) e a gente enxerga facilmente os fios todos. Nao vejo blindagem nenhuma. O mesmo pros pedais. É so abrir um, e ta la, a placa e a fiarada toda. Nao vejo nenhuma folha de cobre. E a fonte então? Negin ligando 8, 9, 10 pedais, sendo que desses 3 são drives, e não sei se a fonte é blindada.

As vezes eu penso que a gente procura chifre na cabeça de cavalo, e talvez esteja na nossa cabeça (que isso jamais aconteça O.o)

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


As vezes eu penso que a gente procura chifre na cabeça de cavalo
Aí seriam unicórnios, kkkk

Zueira à parte, existem algumas fontes com blindagem boa, mas a maioria destas fontes mais "em conta" não possuem blindagem alguma.
Quanto à pedais e amps, teria que mandar fazer a blindagem na maioria dos casos, e cabos, você encontra bons cabos blindados por um bom custo x benefício.

Soares93
Membro Novato
# dez/15
· votar


ontem tudo limpo, sem ruído de fundo, som limpinho que era uma beleza, quem dera fosse sempre assim

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Soares93
Experimente ir para outro cômodo da casa quando estiver apresentando ruídos. Assim você consegue saber se a interferência está no cômodo onde você está tocando ou se é externa.

boblau
Veterano
# dez/15
· votar


JJJ

manda a patroa desligar o secador de cabelo.... hahahahaha

Qualquer motor elétrico é nosso inimigo mortal, assim como os reatoresd e lâmpadas fluorescentes e de vapor de mercúrio.

Portanto, geladeira, ventilador, ar condicionado, forno de microondas, lâmpadas (inclusive as da rua), vizinhos, principalmente aqueles de parede colada são fontes de radiação eletromagnética que fazem um captador pirar.

Para mim, que estou agora com uma Les Paul Top (R9) e uma PRS, as duas enchendo o saco de tanto ruído, não tem jeito. Vou gastar uma grana para fazer uma blindagem "como se deve fazer" com o Cassias. OU então vou vender estas duas guitarras. Minhas Fender e Ibanez com captadores singles faziam menos barulho....

Acho inadmissível, instrumentos com este nível de preço e sofisticação não virem com um isolamento decente.

Cada dia mais eu estou convencido que vou ter instrumentos feitos por pessoas que entendem do que fazem e fazem para ser usados, não para pendurar na parede.....

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


boblau

Pois é. Mas a blindagem só no instrumento não resolve tudo. Que tal blindar o quarto? hehehe

boblau
Veterano
# dez/15
· votar


JJJ

é uma idéia....

mas concorda que um instrumento de milhares de dólares deveria ter este cuidado?

JJJ
Veterano
# dez/15 · Editado por: JJJ
· votar


boblau

Por mais caro que seja, é só um instrumento musical, não um aparato nuclear phodonizer neutralizador de elétrons, íons, neutrinos e quarks...

Mas ontem tive a mesma nítida impressão sua de que 2 guitarras minhas com humbuckers fizeram mais ruído que strato e tele de single-coil. Deve ser uma parada meio dentro da Lei de Murphy, ou algo assim. Talvez as leis da física estejam mudando e nosso Universo entrando em colapso...

boblau
Veterano
# dez/15
· votar


JJJ

Por mais caro que seja, é só um instrumento musical, não um aparato nuclear phodonizer neutralizador de elétrons, íons, neutrinos e quarks...


não estou pedindo nada disto.

Só um isolamento decente, que qualquer luthier decente faz, e faz barato.

E na PRS e na Gibson divisão Custom Shop deve estar cheio deles, não acha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como descobrir de onde vem os ruídos.