LP de luthier: 4 pedaços de mogno no corpo

Autor Mensagem
pscb
Veterano
# fev/10 · Editado por: pscb

Pessoal,

Fiz hoje um orçamento para uma Les Paul de luthier.

Me fizeram a proposta de corpo em mogno em 4 peças. Li por aqui que a Gibson usa até 3 peças de mogno no corpo. Quanto ao braço, seria de mogno com 3 peças, para dar mais resistência (pelo que me passaram).

A outra opção é corpo de cedro de uma peça e braço em marfim em 3 pedaços (por R$300,00 a menos).

A dúvida: 4 pedaços no corpo de mogno não é exagero? Como a madeira é rara, fica difícil conseguir menos do que isso, mas tem a opção de trocar por cedro.

Não faço questão de ter uma LP cópia da Gibson, mas sim uma guitarra de alto nível.

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar

Costa 85
o que eu achei estranho foi o braço em 3 pedaços.

JowR
Veterano
# fev/10
· votar

Costa 85
Onde esse luthier conseguiu esse mogno?

pscb
Veterano
# fev/10
· votar

Manubio

Também questionei o braço em 3 pedaços e a resposta foi "para dar mais resistência".

Agora fiquei em dúvida se é uma boa fechar negócio.

pscb
Veterano
# fev/10
· votar

JowR

Não sei sobre a origem do mogno. Mas eu vejo vários colegas aqui perguntando sobre guitarras de luthier e várias vezes citam o mogno como uma das opções.

Talvez o mogno venha de Honduras. Quem sabe...

mum
Veterano
# fev/10
· votar

Costa 85
Ou é aquele Mahogany chines hehehe

JowR
Veterano
# fev/10
· votar

Costa 85
Mogno Hondurenho?

SE for, o que eu acho impossivel, seria muito bom.

pscb
Veterano
# fev/10
· votar

mum

O famoso mahogany chinês também me preocupa. Nessas horas, acho até mais tranqüilo pegar em cedro (madeira das guitarras top da Tagima... K1, J1, A1, 737 Custom, Infinity Custom).

GuitarHome
Veterano
# fev/10
· votar

JowR
Pode ser algum mogno "envelhecido" já, não sei.

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar

Costa 85

Cara,deixa disso. Procura outro luthier. Com paciência é possível encontrar uma placa de mógno velha,suficiente para fazer um corpo sem imendas,bem melhor. Quanto ao braço,3 imendas no braço,nem precisa dizer que a idéia não é boa né? Justamente o braço,que recebe toda à porrada da tensão das cordas. Não recomendo isso não !!!!

Metahler
Veterano
# fev/10
· votar

nada ver, o braço da minha guita que ta fazendo tem 3 peças de tauari e 2 longarinas (filetes) de ype, é para dar resistencia mesmo

http://img693.imageshack.us/img693/1909/braoenvernizado.jpg

agora o corpo ter 4 peças que me estranha, o maximo que ja vi foi de 3 peças com longarinas entre elas.

JowR
Veterano
# fev/10
· votar

GuitarHome
É por isso que eu preferiria pegar um Cedro, Nato ou Agathis de boa procedencia do que um Mogno desconhecido.

mum
Veterano
# fev/10
· votar

buddy guy
Quanto ao braço,3 imendas no braço,nem precisa dizer que a idéia não é boa né? Justamente o braço,que recebe toda à porrada da tensão das cordas.

hmmmmm, será?... Tem tantos baixos assim por aí.... E a tensão é bem maior!

mum
Veterano
# fev/10 · Editado por: mum
· votar

Costa 85
Vai de cedro cara, é uma madeira bastante utilizada e sempre recomendada por luthiers...

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar

Costa 85

Se o braço for feito do jeito que o mum e o Metahler disseram dá mais resistencia mesmo, mas não sei se é necessário, eu acho que fica até mais bonito, só não sei se o sustain é o mesmo.

Abraço

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar

Sei lá pessoal. Para mim,esse negócio de imendas em corpo e braço,deixa isso para fábricas. Que precisam de aproveitar "apáras de madeiras" e com isso fazer imendas para aproveitar. Numa guitarra de luthier,não vejo a necessidade dissso. Pois justamente como não é fabricação em larga escala,não tem dessa de ficar fazendo imendas. Muito melhor um "trem" sem imendas do que um tudo "remendado". Eu penso assim,já que a guitarra é de luthier,faça um Guitar melhorzinho. Pô,já que esta fazendo à mão,dá para caprichar mais e se ater aos detalhes que as produções em larga escala não podem ter. Sei lá,é assim que penso !!!!!

buddy guy
Veterano
· votar

mum

Cara,não sei. Nunca ví essa parada de imendas com bons olhos. A não ser que como neste braço que vc mencionou,existam "mesclas de madeiras",para se alcançar determinado tipo de timbre. Mas ainda sim,não vejo esse negócio de imendas com bons olhos não !!!

buddy guy
Veterano
· votar

Costa 85

Costa,veja bem: Isso é opinião minha. De resto fica à seu critério,de fazer imendas ou não. No meu caso,particularmente falando,já que se eu fosse fazer em luthier eu não poria imendas de forma alguma. Faria (no meu caso) tudo sem imenda !!!!

mum
Veterano
# fev/10
· votar

buddy guy
Olha, estéticamente eu acho feio, prefiro um braço normal. Já vi muitos baixistas usando baixos assim, e nunca vi um braço "abrir o bico" por conta destas emendas. Ah, e usa-se da misturas da madeira justamente para dar uma "temperada" no timbre

Abs

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar

mum
buddy guy
Olha, estéticamente eu acho feio, prefiro um braço normal. Já vi muitos baixistas usando baixos assim, e nunca vi um braço "abrir o bico" por conta destas emendas. Ah, e usa-se da misturas da madeira justamente para dar uma "temperada" no timbre

Abs

Pois é,por isso que eu disse no meu primeiro post direcionado à vc. Na parte que disse sobre às mesclas de madeira para se alcançar determinado tipo de timbre. Mas creio,que esta mescla de madeiras só se justificaria no corpo. Como é o caso das Gibson e as PRS,que fazem o tampo em maple. Justamente para temperar o timbre do mógno(que tende ao grave),usando maple(que tende ao agúdo) para temperar o timbre !!!! Agora,no lance de braço(opinião minha),não vejo necessidade disso.

mum
Veterano
# fev/10 · Editado por: mum
· votar

buddy guy
Mas o braço também influencia no timbre, Visto que temos rosewood, maple, pau-ferro, entre tantas outras madeiras. Outra coisa, Se você notar na foto que postei, o baixo possui um braço inteiriço, então os filetes de madeira que compõem o braço, também compõem o corpo. Não sei se a guitarra do mano vai ser com o braço inteiriço, mas já vi guitarras assim..
Abc

buddy guy
Veterano
· votar

mum

buddy guy
Mas o braço também influencia no timbre, Visto que temos rosewood, maple, pau-ferro, entre tantas outras madeiras. Outra coisa, Se você notar na foto que postei, o baixo possui um braço inteiriço, então os filetes de madeira que compõem o braço, também compõem o corpo. Não sei se a guitarra do mano vai ser com o braço inteiriço, mas já vi guitarras assim..
Abc

Verdade. Mas será que pela "quantidade infima de massa" de madeira no braço(em relação ao corpo),justificaria imendas ou mesclas de madeira,para que com isso venha influenciar o timbre com o braço? Não sei não,nesta parte de braço eu não faria !!!! No lance dos filetes eu ví sim. Agora no caso da guitarra do mano Costa,creio eu que ele partira do princípio das Lespauls originais. Lógo,braço colado. Mas nestes termos,entre braço colado ou não(outro fator que eu por mais que sei que um braço colado fornece maior sustein,eu não faria). Faria era com braço parafusado. Pois se amanhã ou depois desse um "perrengue irreversível no braço",jogava o braço fora e colocava outro Zero Bála,como no caso das Stratocasters !!!!

pscb
Veterano
· votar

obrigado pela ajuda, pessoal

outra dúvida: será que uma guitarra "de fábrica" com corpo em 1 peça (cedro) e braço em 2 peças (maple) seria mais negócio do que a de luthier com braço em 3 peças? a de fábrica seria essa aqui: http://i607.photobucket.com/albums/tt154/barramusic02/novas258.jpg

A explicação sobre o braço:

"Seu braço, colado ao corpo, é de maple e, para evitar empenamento, apresenta o sofisticado sistema de construção em duas partes com veios contrapostos e uma fina camada central de ébano na junção das duas peças de maple"

mesmo a de luthier sendo artesanal, o excesso de emendas (4 no corpo e 3 no braço) não me agradou

NFA_METAL
Veterano
# fev/10
· votar

cara o braço em até 5 peças eu ja vi, e ajuda msm na resistencia, mas te que ser BEM preparado(colagem, prensagem).....

mas corpo de guitarra, na minha opiniao, tem que ser todo maçiço....

gucrispim
Veterano
# fev/10
· votar

Costa 85
cara, o teu luthier nao sabe onde conseguir madeiras. ele quer te socar 4 retalhos de cedro dizendo e cobrando como mogno. tendo dinheiro é bem simples comprar mogno.

gucrispim
Veterano
# fev/10
· votar

Costa 85
essa tagima da foto ta me parecendo q tem corpo de 4 peças coladas. numa foto com melhor resolução da pra tirar a duvida.

pscb
Veterano
· votar

gucrispim

Eu trouxe essa Tagima para fins comparativos porque está na faixa de preço da de luthier que comentei aqui (e com peças do mesmo padrão). A resenha da Guitar Player afirma que o corpo não tem emendas e no site da Tagima essa é uma das três guitarras que consta como "cedro top selecionado" (a do Kiko Loureiro é só "cedro", por exemplo).

Onde tu achou indícios de emendas? Se isso for comprovado, seria um belo problema pra já tão mal comentada Tagima. Teoricamente seria fácil de constatar, já que a cor é natural.

buddy guy
Veterano
· votar

Costa 85
gucrispim

Eu trouxe essa Tagima para fins comparativos porque está na faixa de preço da de luthier que comentei aqui (e com peças do mesmo padrão). A resenha da Guitar Player afirma que o corpo não tem emendas e no site da Tagima essa é uma das três guitarras que consta como "cedro top selecionado" (a do Kiko Loureiro é só "cedro", por exemplo).

Onde tu achou indícios de emendas? Se isso for comprovado, seria um belo problema pra já tão mal comentada Tagima. Teoricamente seria fácil de constatar, já que a cor é natural.

Não foi direcionada à mim mas,dá para perceber evidentemente as imendas(no corpo em 3 ou 4 peças e no braço em 2 peças). Repare legal ,"parecem linhas" dividindo toda a guitarra !!

pscb
Veterano
# fev/10
· votar

buddy guy

no braço, tem duas peças... mas no corpo, a Guitar Player afirma convictamente que é uma peça só... hmm e agora?

eu não consigo escolher uma guitarra de alto padrão... na do luthier, tem esse monte de emendas... nessa Tagima custom foram levantadas suspeitas de emendas... o N. Zaganin me passou preços impraticáveis...

haveria alguma solução abaixo dos 4 mil? parece que sempre acabamos caindo em Fender e Gibson

buddy guy
Veterano
· votar

Costa 85

buddy guy

no braço, tem duas peças... mas no corpo, a Guitar Player afirma convictamente que é uma peça só... hmm e agora?

eu não consigo escolher uma guitarra de alto padrão... na do luthier, tem esse monte de emendas... nessa Tagima custom foram levantadas suspeitas de emendas... o N. Zaganin me passou preços impraticáveis...

haveria alguma solução abaixo dos 4 mil? parece que sempre acabamos caindo em Fender e Gibson

Bichão,só se eu estiver muito,mas muito enganado,às imendas são às que comentei mesmo. Só se a guitarra analizada pela Guitar Player não possuia(coisa que a fábrica poderia muito bem ter enviado para análize,uma guitarra de peças inteiriças e peças mais bem selecionadas). Mas essa das fotos é quase certeza que possui imendas sim !!!
No lance de luthier,tenha calma,como lhe disse anteriormente. Quando é em luthier,"vc dita à régra". Se vc quer uma com imendas ou não. E não é difícil achar um pedaço de mógno envelhecido para se fazer um corpo de Lespaul não,dá para achar sim. É só ter paciência de procurar!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a LP de luthier: 4 pedaços de mogno no corpo