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Pai João Veterano |
# jan/10
Em muitos sites onde se pode baixar BTs temos algumas em A e outras em Am. A pergunta é: Se eu tiver uma BT em A e outra em Am, é a mesma coisa? Digo, posso utilizar a mesma escala Pentatônica para improvisar em ambas?
Que no caso seria:
e-----------5-------------8------------------------------ B-----------5-------------8------------------------------ G-----------5---------7---------------------------------- D-----------5---------7---------------------------------- A-----------5---------7--------------------------------- E-----------5-------------8------------------------------
Obrigado!
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Guitar_L Veterano |
# jan/10 · Editado por: Guitar_L
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Pai João Dá pra usar a penta menor nas duas, mas a sonoridade e função vão ser bem diferentes. Se vc tocar a penta menor de A sobre Am, vai soar bem natural e tal, "no lugar". Se vc tocar a penta menor sobre A maior, vai soar um pouco mais estranho, tem q se tomar cuidado com as notas escolhidas, mas a sonoridade fica bem blues, se bem usada. Experimente também usar a penta menor de F# sobre o A, fica bem natural. Mas eu, pessoalmente, costumo usar bastante a penta menor do acorde maior em questão. Abraços
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soundcrafter1983 Veterano |
# jan/10
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Pai João Não é a mesma coisa.
Se for usar a Penta, em Am você teria que usar a penta de C(que é a relativa)
E em AM vce usaria Penta normal de A.
imagine.
Am(natural) = A B C D E F G A(maior) = A B C# D E F# G#
penta de A seria sem o quarto e sétimo grau, tal como.
' A B C# E F# '
se usasse isso em C(Am relativo), acha que iria encaixar?
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Kyuss_Age Veterano |
# jan/10
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Pai João
Se eu tiver uma BT em A e outra em Am, é a mesma coisa? Digo, posso utilizar a mesma escala Pentatônica para improvisar em ambas?
Não.
Esse desenho você utiliza em Am.
Mas se pegar a segunda penta e jogar em A (no caso o desenho acima teria a tônica em F#) - aí sim ficaria bacana.
Obs.: Também é preciso analisar a progressão dos acordes.
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Marc Snow Veterano
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# fev/10
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Pai João Vai estudar campo harmônico! Voce vai ver a gama de sonoridades que voce obtem com pentatônicas! :)
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[M]@a.[K]!ller Veterano |
# fev/10
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Pai João Use essa escala pra BT em A:
e-----------7----9---10- B-----------7----9---10- G--------6--7----9------ D--------6--7----9------ A------5----7----9------ E------5----7----9------
E use essa escala pra BT em Am
e------5---------8------ B------5---------8------ G------5-------7-------- D------5-------7-------- A------5-------7-------- E------5---------8------
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lgapontes Veterano |
# fev/10
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Pai João Se você tocar uma penta de Am (com as notas A C D E G) sobre um acorde de Am (6º da tonalidade de C), você estaria tocando a exata escala da tríade de Am. É como se você tocasse uma escala de C maior sobre a tríade de C maior. Um som natural.
Agora, se você tocar uma escala pentatônica de Am sobre um acorde de A maior, teremos os seguite: A tríade de A maior está presente em algumas tonalidades. Seria interessante que vc estivesse na tonalidade D maior, pois assim, o A maior seria um A7 (um acorde maior com a 7ª menor) desta forma, a sétima menor coincide com a 7ª da penta de Am (no caso o G), porém, a 3ª seria diferente (a 3ª A7 seria o C#, enquanto a 3ª da penta Am seria o C). Isso provoca uma sonoridade "Blues". É muito comum em estilos de Blues e Rock e traz uma sonoridade bem bacana, "dependendo" da música.
Faça o teste vc mesmo e veja o resultado (obs. peça um amigo seu para ficar tocando o acorde A7 enquanto vc aplica a penta Am, dps faça o mesmo para o acorde Am7).
Você podem ainda acrescentar a nota D# nesta penta de Am quando tocada sobre o acorde de A7. Esse D# é a "blue note".
Galera, me corrijam se eu estiver errado...
Dê uma olhadinha aqui tb: http://www.jazzbossa.com/sabatella/05.06.escalasdebluesederivadas.html Espero ter ajudado, boa sorte.
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Pai João Veterano |
# fev/10
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Muito obrigado a todos que ja responderam.
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