Dúvida técnica, só pros feras...

Autor Mensagem
Luciano SJ
Veterano
# jan/10


Gente, agradeço desde já a quem puder contribuir, sobretudo com argumentos procedentes, musicas e artísticos;

alguém poderia tentar explicar por que Jimmy Hendrix é considerado, de forma quase unânime, o maior guitarrista de todos os tempos?

Não se trata de negar o talento extraordinário que tal artista possuía mas, por que, por exemplo, um Page ou um Steve Vai
não são aclamados como guitarristas, por assim dizer, superiores a Hendrix?

Grato desde já a quem PUDER responder.

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


por que, por exemplo, um Page ou um Steve Vai
não são aclamados como guitarristas, por assim dizer, superiores a Hendrix?


Porque a mídia ganhou (e ganha) muito vendendo a imagem do Hendrix como o maior guitarrista da história. Sim, ele foi um dos que revolucionou a guitarra, mas apenas um deles, pra mim o Les Paul por ex. é mais fod* que o Hendrix.

SK8Boy
Veterano
# jan/10
· votar


Na minha opinião ele foi sim o maior...tecnicamente, usando alguns recursos já conhecidos misturados com outros novos, criando uma terceira coisa...no visual, elevou a performance guitarristica a outro nível, colaborou com o desenvolvimento de novos efeitos para o instrumento, novas técnicas de gravação, etc.
Sei q existe uma coisa de coloca-lo a anos luz de todos os outros, mas acredito q tenha a ver com q questão de ser o pioneiro de mtas coisas, alem de ser mto bom, um fora de serie afinal. Suas msuicas soam mto atuais até os dias de hj, tamanha era sua criatividade e audácia.

SK8Boy
Veterano
# jan/10
· votar


Dá pra fazer uma alusão(na minha opinião): assim omo Hendrix está para a guitarra, Pelé está para o futebol.

brunorockandroll
Veterano
# jan/10
· votar


Isso aí é questao de midia cara, tudo bem que Hendrix revolucionou, mas claro que existem melhores..

SK8Boy
Veterano
# jan/10
· votar


Posso citar dois kras que tem um peso enorme nessa história de revoluconar a guitarra: Jeff Beck e Brian May. Les Paul tbm tem seu lugar, assim como Charlie Cristhian, Wes Montgomery, entre tantos outros.

Alewfs
Veterano
# jan/10 · Editado por: Alewfs
· votar


Também não entendo porque idolatram tanto ele. Acho que isso é algo de nicho. Exemplo: eu que toco guitarra em igreja, pra mim não faz diferença em saber quem foi Jimmy Hendrix. Agora suponhamos que eu migre para casas noturna de rock, jazz, blues, (nem sei ao certo o estilo de hendrix) aí sim o nicho o qual estou inserido induziria a saber mais sobre o Jimmy.

Slash Hammett
Veterano
# jan/10
· votar


essa historia de falar O melhor eh complicada mesmo. pra mim, o hendrix foi apenas um dos varios deuses q a 6 cordas tem hehe. junto dele estao page, van halen, brian may e cia...

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Técnicamente falando o Hendrix está longe, mas musicalmente falando sim.

SK8Boy
Veterano
# jan/10
· votar


Outra kra q vale a pena ser citado é o Van Halen. O Vai está na sombra dele(na minha opinião), apesar de ser o meu guitarrista solo favorito.

SK8Boy
Veterano
# jan/10 · Editado por: SK8Boy
· votar


Esclarecendo: Meu guitarrista solo predileto=Steve Vai(nessa onda internacional...se cair pro lado "desconhecido" da guitarra, existem outros)

NFA_METAL
Veterano
# jan/10
· votar


ele e tao aclamado por ter sido uns dos primeiros a intensificar as tecnicas (principalmente a velocidade) de guitarrra em um padrao mais avançado (pra epoca é claro)

mas hoje ele seria igual a um fusquinha 62 > ...funciona bem..mas ta ultrapassado..<

SK8Boy


assim omo Hendrix está para a guitarra, Pelé está para o futebol.

vc ta certo... foram bons pra epoca deles....

pq fala que pelé é o melhor do mundo e pq num viu Messi, Ronaldinho Gaucho e essa cambada do futebol arte de hoje....rssrs

Ramsay
Veterano
# jan/10
· votar


Na verdade o Jimi Hendrix foi revolucionário pra sua época e desbancou amplamente o Eric Clapton do Cream que diziam ser o melhor no final da década de 60!!
Aí, em 1982, apareceu o Eddie Van Halen, que durante uns 5 ou 6 anos foi imbatível!!
Só que ele sucumbiu as drogas, e então, apareceu o Joe Satriani (1988) que foi o pai de todos os mestres!!
Eu digo, foi, porque não sei se atualmente ele sola e tem aquela agilidade de 22 anos atrás, pelo menos nos últimos cds que lançou ele não tem mostrado toda aquela agilidade que talvez tenha perdido com a idade!!
O fato é que o Joe Satriani foi professor de guitarra do Steve Vai (fato amplamente sabido), mas creio que o aluno não conseguiu aprender tudo com o mestre!!

Na minha opinião, Joe Satriani foi (não sei se ainda é) o melhor solista de guitarra de todos os tempos que eu já escutei!!
Pra fazer o que ele faz com um captador Fred (de baixo ganho) na ponte, só sendo gênio!!!

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


Luciano SJ

http://www.amazon.com/Jimi-Hendrix-Man-Magic-Truth/dp/0060562994

Ou em português:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2434309

Já vai ajudar a entender muita coisa.

Hawkings
Veterano
# jan/10 · Editado por: Hawkings
· votar


Luciano SJ

Cara eu considero sim o Hendrix o maior da história, por ele teve limitações, ele não lia e nem escrevia música, foi autodidata, tocava somente pelo ouvido e era um drogado, mas mesmo assim revolucionou o instrumento, com um jeito totalmente diferente de tocar, ele inaugurou o virtuosismo guitarristíco, sem ele o Rock não seria o mesmo e nem existiria o Metal, ou se existisse seria MUITO diferente do que ele é.

Joe Satriani disse que virou guitarrista por causa do Hendrix, e sem o Satriani não existiria Steve Vai e até mesmo o Kirk Hammet que também foi aluno dele.

Provavelmente algum dos seus guitarristas favoritos tem ele como referência.

Concerteza ele é um dos maiores da história poderia dizer que ele é o Beethoven do Rock ;)

Insomniac_
Veterano
# jan/10
· votar


Luciano SJ
Simplesmente porque antes dele, ninguém fazia nada disso. Ninguém tinha ousadia pra usar aquele timbre, pra fazer aqueles licks. Ele foi o primeiro guitarrista a fazer de tudo com a guitarra, hehehe. A atitude ganha muitos pontos nesse caso, o cara era foda.
Mas a mídia e as pessoas viajam bastante nesse aspecto. São guitarristas diferentes de épocas diferentes, não há como comparar "Steve Vai x Jimi", simplesmente porque cada um tem seu estilo, embora o Vai deva muito ao Jimi, hehehe. Não há como comparar, man, são guitarristas diferentes, e esqueça a nóia... Cada um fez sua parte na história da 6 cordas, nada de maior ou menor!

buddy guy
Veterano
# jan/10
· votar


Luciano SJ

Simplesmente pelo avanço que o saudoso Hendrix representava para sua época(creio que uns 10 anos à frente do seu tempo,guitarristicamente falando). Um guitarrista ousado,caçador de timbres,dinâmico e muito doido!!!!!

erick_guitar
Veterano
# jan/10
· votar


Para mim ele foi importante pelo fato de revolucionar a guitarra! E um bom guitarrista, não acho ele tão mestre assim!

Marc Snow
Veterano
# jan/10
· votar


Bom, na minha opinião é o seguinte: A história é feita de marcos, que nada mais são do que momentos em que uma determinada "coisa" acontece pela primeira vez, ou "alguem" faz "algo" nunca feito antes.

Os Beatles apareceram com seus terninhos e cabelinhos cortadinhos pagando de bons moços causando histeria na vaginália da época. Em consequencia milhoes de bandinhas fazendo a mesma coisa apareceram
The Chatos, The Fezes, The Bostas...Mas The Beatles foram "os melhores" por que??? Por que foram os primeiros!

Jimmy Hendrix, a mesma coisa. Tinha alguem que mandava como o cara naquela época??? Nããããããão! Pois é?

Depois veio o Van Halen fazendo tapping. Nuóóóóóóssa!!! Aí neguinho jogou até palheta fora! "O lance agora é gastar o indicador!!! Vai ficar até menor que o dedo mindinho de tanto gastar com tapping!" Consequencia? Liçoes e liçoes e livros e milhares de guitarristas enchendo o saco com o raio do tapping. Maaaaasss...Eddie Van Halen é o melhor pois foi o pioneiro.

Mais um pouquinho entra o Malmsteen tocando na velocidade da luz e tocando de forma bastante melódica. Pronto! Criou-se até nome para o estilo: Neo-Clássico! Putz, quem tocasse Menor harmonica, Dominant Phrygian e arpejos diminutos tinha a cara de pau de falar que ia em sessão espírita só para ter aula com Paganinni e juarava que recebia partituras psicografadas do cara como exercícios, desde pequenininho. Por isso, cresceu ouvindo clássico e tocava guitarra 23 horas por dia (a 1 hora que restava ele trocava de cordas). Nisso apareceram Vinnie Moore, Tony MacAlpine etc... Masssssssss...Quem começou? Malmsteen! Poréééém....É o melhor!

Aí me aparece o Kurt Cobain! Um mendigo desgraçado que não sabia tocar, porco, drogado tão ridículo que se matou. Porém....Sua contribuição é inegável! Porque? Foi o primeiro!!! E passou desta pra melhor (melhor pra gente, KKKKKKKK)

jonas.hetfield
Veterano
# jan/10
· votar


Depende do que é ser "melhor" pra vocês;

O cara nem precisou dominar milhões de técnicas, e velocidade a não sei quantos bpm pra fazer música foda, e colocar expressividade de verdade em cada bend.

Essa é uma discussão muito subjetiva, mas será que algm prestou atenão que Steve vai por exemplo ja bebeu muito da fonte Hendrix? Tender Surrender por exemplo!

Então acho que a gente não pode desmerecer, pois Hendrix não é apenas fruto da mídia ,ele tinha talento, mesmo que não o considerem o maior respeito pelo menos merece;

Só pra constar, eu o considero! hehe

abraços

Marc Snow
Veterano
# jan/10
· votar


jonas.hetfield
Concordo

Will Bejar
Veterano
# jan/10
· votar


Então acho que a gente não pode desmerecer, pois Hendrix não é apenas fruto da mídia ,ele tinha talento, mesmo que não o considerem o maior respeito pelo menos merece;
Só!!!

Vinícius Braga
Veterano
# jan/10
· votar


Luciano SJ

Opa!
cara, é por causa da propagação da imagem dele e também tem outra..
Ele foi um dos grandes se não o maior revulocionistas do mundo guitarristico..
Então, eu acho que é mais isso!
=D

Fica com Deus!

XurruS
Veterano
# jan/10
· votar


Marc Snow
muito massa seu comentário !!!!!

Marc Snow
Veterano
# jan/10
· votar


XurruS
Obrigado

Kyuss_Age
Veterano
# jan/10
· votar


Pequeno gafanhoto,

Simples.

Perceba que os guitarristas comparados são de épocas diferentes, ou seja, quando Hendrix apareceu ele mudou todo o contexto comportado da guitarra além de não ter disponível tudo o que temos hoje... os que vieram depois apimentaram mais a coisa com técnica mais apurada, equipamento melhor e etc.

E também foi meio que o inventor da lâmpada - vamos comparar dessa forma, claro que ele tb é bastante exposto na mídia até hoje. Como ele não seria mais aclamado que Vai, SRV e etc?

Até o próprio Vai já disse em entrevista que se não fosse Hendrix a guitarra não seria o que é hoje.

Inclusive eu considero a versão de Little Wing do SRV milhões de vezes melhor que a do Hendrix.

Obs.: Não sou um grande fã de Hendrix.

Jinkxs
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jinkxs
· votar


Hendrix é antes de tudo um ícone. E numa sociedade iconoclasta como a que vivemos isso o dá status de herói, de gênio, de louco, de tudo um pouco.

Tem gente que nem sabe o que é rock mas usa uma T-shirt com o Hendrix empunhando sua Fender, com aquela faixa na cabeça, o cabelo estilo Black Power.... o mesmo acontece com o Tchê, com sua barba e a boina com a estrela.

Pegue o post do Marc Snow e acrescente isso.

Este é Jimi Hendrix.

Konrad
Veterano
# jan/10
· votar


Luciano SJ

Meu filho, compre os discos, ouça em ordem cronológica e tire suas conclusões. Procure por quem possa ter sido a inspiração daquilo, e continue esse processo de pesquisa. Compare, mas compare em termos de "quem fez isso primeiro", "quem foi pioneiro". Essa de dizer que fulano é melhor ou pior nunca leva ninguém a lugar nenhum. Apenas a discussões intermináveis e desgastantes.

Olhe em seu redor: Quando alguém falar em "queimar uma Tonante", cita-se sem saber o Hendrix, quando você vê alguém com uma guitarra com a mão invertida, Hendrix, quando se fala da psicodelia dos anos 60, Hendrix, , e assim vai. Ele é ícone e pioneiro.

Certas coisas não mudam, por mais que se tente.

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


Konrad

Quando se fala em amor ao próximo, um mundo melhor, sermos melhores pessoas, não à violência, contra as guerras também lembre-se de Jimi ou James Marshall Hendrix.

Rapha_krust...
Veterano
# jan/10
· votar


Hendrix é influencia para TODOS os guitarristas que conheço...pelo menos os bons, pq ele reconhecem qual a origem do som que se está fazendo...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Dúvida técnica, só pros feras...