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SuperHuman Veterano |
# jan/10
Pode-se acrescentar acordes com 6ª ao campo harmonico maior? Se sim alguem por favor me explique. :/ Obrigado
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SuperHuman Veterano |
# jan/10
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Up
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skiva_thrash Veterano |
# jan/10
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SuperHuman
Da uma olhada aki!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/
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SuperHuman Veterano |
# jan/10 · Editado por: SuperHuman
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skiva_thrash
Nesse tópico que você passou não é abordado acordes com 6ª :/ Mas obrigado pela resposta..
Mais alguém?
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skiva_thrash Veterano |
# jan/10 · Editado por: skiva_thrash
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SuperHuman
vc pode subistituir a 5ª pela 6ª, ou adiciona-la a triade formando uma tétrade, lembrando que não podera ser a nota mais grave do acorde.
ex: G6
----0--------------------(6ª do G, nota E) ----3-------------------- ----0-------------------- ----0------------------- ----2------------------- ----3--------------------
e não:
G/E ----3-------------------- ---3-------------------- ----0-------------------- ----0------------------- ---2------------------- ----0--------------------(6ª do G, nota E) se fizer como nesse exemplo será um G/E e não G6, pois a nota mais grave sera a nota E que estara sendo tocada na 6ª corda solta. vlw.
Edit: ficou meio fora de ordem os numeros mas imagine todos eles paralelos ok!
abrç.
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SuperHuman Veterano |
# jan/10
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Legal isso porém vou tentar explicar mais um pouco o que estou com dúvida..
C Dm Em F G Am B° (campo harmonico de C) C7 Dm7 Em7 F7 G7 Am7 B° (pelo que sei esse tambem pode ser o campo harmonico de dó com setima nos acordes)
mas minha duvida é se por exemplo pode ser assim o campo harmonico de C C6 Dm6 Em6 F6 G6 Am6 B°
Meio complicado mas acho que deu para entender um pouco sobre minha duvida...
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skiva_thrash Veterano |
# jan/10
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SuperHuman
Até onde eu sei na teoria o campo harmonico no modo jonio é esse:
C7 Dm7 Em7 F7 G7 Am7 B°
Mas ao invés de colocar a 7ª vc pode colocar a 6ª sem nenhum problema, acho, mas na teoria o campo harmonico é com as sétimas mesmo.
Mas nada nos impede de fazer variações como essa por exemplo, o importante é que soe bem.
Abrç
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SuperHuman Veterano |
# jan/10
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skiva_thrash
Obrigado...
Alguém confirma se na teoria é só com as sétimas?
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skiva_thrash Veterano |
# jan/10 · Editado por: skiva_thrash
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Cara, harmonizando em terças seria isso aki:
C Dm Em F G Am B°, certo.
Seguindo o mesmo raciocinio, e formando as tétrades seria então isso aqui:
C7 Dm7 Em7 F7 G7 Am7 Bm7(b5), corrijam se tiver errado, Ok.
Abrç.
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lgapontes Veterano |
# jan/10
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Não sei bem, mas acho que o 7º acorde seria meio-diminuto e não diminuto
Como skiva_thrash disse, Cm7(b5) é o meio-diminuto presente no campo harmônico de C
O acorde Bº seria Bm(b5,b7), onde a sétima também seria diminuta.
Já sobre a 6ª nos acordes, você pode colocar a dissônancia que quiser nos acordes para caracterizar variações e resoluções na sua harmonia. Talvez a sonoridade não fique boa em todos os acordes.
Por exemplo, um Dm7 teria as seguintes notas D F A C Se você quiser acrescentar uma 6ª, vai colocar o B. Se por acaso, você substituir a sétima desse acorde (neste caso o C) pelo B, você terá: D F A B Bom, nesse caso, quando se toca o F com o B, temos um intervalo de 3 tons inteiros, ou seja, um Trítono. Assim, um acorde sub-dominante do campo harmônico de C (Dm7), que teria naturalmente uma cadência (Dm7, G7 e C7M), "pedirá" uma resolução de trítono (como se fosse um acorde de 7ª maior). Ai, vai da sua intensão na música...
Além disso tudo, acho legal você compor ou organizar sua harmonia sem "teorizar" muito. Se o som que você busca ficou legal com essa 6º nota ai nos acordes, vai em frente cara...
vlw
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