Autor |
Mensagem |
Feliphph Veterano |
# jan/10
Genrte foi mal, sei q já existe tópicos expliscando esse assusto, mais cinseramento (podem me xamar de burro) eu nao entendi *-*. Queria saber um pouco sobre teoria das escalas...Pra q servem,Como se controí, porque começa em "tal" nota, oq é 4º justa,5º perfeita, oitava (sei la oq q), intervalo, pentatonica ,emfim... A única coisa q eu sei é o desenho do braço da guitarra... corda E:F F# G G# A A# e etc... Mas gente, eu nao sinto falta das escalas em meus solos...
Por favor me ajudem, Desculpem a minha burrice...
|
leo2505 Veterano |
# jan/10 · Editado por: leo2505
· votar
Que aşaçinato a língua portuguesa XS
bom isso aqui vai ajudar a você ir catando o material, pelo que entendi vc precisa saber tudo... http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/149523/
Queria saber um pouco sobre teoria das escalas...Pra q servem,Como se controí, porque começa em "tal" nota, oq é 4º justa,5º perfeita, oitava (sei la oq q), intervalo, pentatonica ,emfim...
-Intervalo é a distância de uma nota a outra e corresponde a 1 tom, e a cada 1/2 tom existem acidentes (# e b) -Oitava não sei explicar direito mas é o dobro da frequencia, vc toca na corda E solta e toca ela na casa 12, é a mesma nota, e a casa 12 corresponde a uma oitava -Pentatônica é a escala usada no Blues e também no Rock, possui apenas 5 notas na penta maior: T-2M-3M-5J-6M, e 5 na menor: T-3M-4J-5J-7m, no caso por ser fácil assim é a mais usada.
Cara agora 4 justa e 5 justa e essas coisas ainda eu não sei bem certo, mas tem a ver com o campo harmonico e tal, isso eu to estudando ainda, tbm so meio novato na guitarra, enfim o que eu sei assim de cabeça é isso, se falei alguma bobagem me corrijam.
|
Feliphph Veterano |
# jan/10 · Editado por: Feliphph
· votar
Vlws.. + alguem??
|
Feliphph Veterano |
# jan/10
· votar
T-2M-3M-5J-6M, e 5 na menor: T-3M-4J-5J-7m É justamente oq eu nao sei...
|
Feliphph Veterano |
# jan/10
· votar
Vou dar uma pesquisada em outros tópicos... qualqer informaçao é bem vinda...
|
Feliphph Veterano |
# jan/10
· votar
up
|
LeandroP Moderador |
# jan/10
· votar
Feliphph
Pesquise em tópicos sobre intervalos.
Como disse o leo2505, Intervalo é a distância de uma nota a outra e corresponde a 1 tom, e a cada 1/2 tom existem acidentes (# e b). Ou seja, é a unidade de medida das escalas.
Os algarismos romanos representam os graus das escalas, como degraus de uma escada. (I°, II°, III°, etc.)
|
paulinho pc Veterano |
# jan/10
· votar
Feliphph
cara,olhe no seu anuncio no fcc:
Feliphph é Guitarrista (Solo) e está a procura de músicos para tocar Hard Rock, Rock and Roll, Emocore.
E não sabe coisas básicas sobre escalas??? Faz aulas?
|
skiva_thrash Veterano |
# jan/10 · Editado por: skiva_thrash
· votar
Exemplo escala cromatica:
C=tonica C#=2m D=2 D#=3m E=3 F=4 (justa) F#=5m (diminuta) G=5 G#=5+ A=6 A#=7 (m) B=7+ C=8
Se vc pegar: T(tonica), 2, 3,4,5,6,7+, vai dar a escala de C(edit) (modo Jonio), e é assim com os demais tons, mas começando pela tonica em questão , D, D#, E, etc.
SE tiver alguma coisa errada alguem da um toque ai e se quiser complementar que fike a vontade!!!
Valeu!!
|
horwatich Veterano |
# jan/10
· votar
um tom= duas casas na guitarra um semitom = uma casa na guitarra
intervalo
segunda menor= um semitom segunda maior=um tom terça menor=um tom e um semitom terça maior=dois tons quarta justa=dois tons e um semitom quarta aumentada=três tons quinta diminuta=três tons quinta justa=três tons e um semitom sexta menor=quatro tons sexta maior=quatro tons e um semitom sétima menor=cinco tons sétima maior=sete tons e um semitom
Escala maior natural (modo jônio)
Tônica, 2 Maior, 3 Maior, 4 Justa, 5 Justa, 6 Maior, 7 Maior
Escala meno natural (modo eólio, relativo do maior natural)
T, 2M, 3m, 4J, 5J, 6m, 7m
Se você entendeu tente aplicar isso às casa da guitarra, caso contrário é melhor procurar um professor porque isso é água com açucar...
|
Feliphph Veterano |
# jan/10
· votar
horwatich é melhor procurar um professor porque isso é água com açucar...
Segui seu conselho, arrangei um professor ( q já era pra eu ter feito isso a muito tempo) e vi q isso é muito mais fácil q pensei, vlws a todos pelas explicaçoes. Vlw galera....
|
Feliphph Veterano |
# jan/10
· votar
O tópico vai ser fexado (já q nao tem mais ultilidade) :)
|