fazendo a manutenção e regulagem de sua guitarra

    Autor Mensagem
    koveiro_guitar
    Veterano
    # jan/10


    MANUTENCAO:
    O melhor momento para se fazer a manutenção e regulagem da guitarra é durante a troca de encordoamento.
    Retire as cordas. Com uma escova de dentes embebida em óleo de máquina (previamente reservada para este fim) limpe a ponte e todos os parafusos da guitarra, mas faça isso com cuidado para não "lambuzar" o corpo da guitarra. Limpe a escala da guitarra para retirar resíduos de gordura e sujeira que estejam aderidos (não raspe!!!!!) existem líquidos apropriados para este fim, disponíveis em lojas de instrumentos.

    Limpe o corpo da guitarra usando um pano seco ou embebido em líquido para limpeza de instrumentos, também disponível em lojas de instrumentos. Terminada a limpeza, recoloque as cordas e afine a guitarra.

    Regulagem:
    Com a guitarra afinada toque a nota na 12ª casa e verifique se o harmônico natural na 12ª casa está igualmente afinado (utilize um afinador para isto)
    se a nota estiver acima do harmônico, mova o carrinho da ponte para trás apertando o parafuso. Se a nota estiver abaixo, mova o carrinho para frente afrouxando o parafuso.
    Faça isto para todas as cordas, sempre certificando-se que a guitarra está afinada.
    Regulagens mais complicadas (como ajuste do tensor do braço ou das molas da ponte) só devem ser feitas por um luthier de confiança, pois podem danificar permanentemente o instrumento, ou ter seu reparo muito dispendioso.

    djvini10
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ...

    mateus8
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: mateus8
    · votar


    koveiro_guitar
    se a nota estiver acima do harmônico, mova o carrinho da ponte para trás apertando o parafuso. Se a nota estiver abaixo, mova o carrinho para frente afrouxando o parafuso.

    desculpe a pergunta meio besta mas, isso serve para todos os tipos de pontes? esse negocio de apertar o parafuso para ir para tras e soltar para ir pra frente?

    vlw, abraço!

    alfredmad
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    mateus8
    isso serve para todos os tipos de pontes?
    Não, o procedimento é diferente para regular oitavas em pontes tipo tune-o-matic e floyd rose.

    Will Bejar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Regulagens mais complicadas (como ajuste do tensor do braço ou das molas da ponte) só devem ser feitas por um luthier de confiança, pois podem danificar permanentemente o instrumento, ou ter seu reparo muito dispendioso.
    Eu não acho que isso seja tão complicado como tá pintado aqui...só que acho que tem que ser cauteloso!!!

    mateus8
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    alfredmad
    esse procedimento é para pontes tune-o-matic ou floyd rose?

    vlw!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    O cara faz esses tópicos "duvidosos" e some... Bacana hein.

    Faça suas cordas durarem uma eternidade
    Fazendo a manutenção e regulagem de sua guitarra
    Acabe com a duvida de qual guitarra deve comprar


    Quero ver as dúvidas que ficaram.

    koveiro_guitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    MauricioBahia

    é q eu nao to tendo muito tempo...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    koveiro_guitar

    Achei que vc ia sumir pô! ;-)

    Abs

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/10
    · votar


    koveiro_guitar
    Valeu pela iniciativa, mas há vários tópicos com esse conteúdo.

    Abraços!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a fazendo a manutenção e regulagem de sua guitarra