Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
daniel_guitar
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então bertola, o roller nut tá lubrificado, você fala lubrificar os carrinhos (saddles) da ponte com pó de borracha? pq se foi mudar de 3 molas tipo V pra paralelas e resolveu no mais as cordas tão do jeito quase certo, passei pela tarracha 1° duas voltas afina segurando um pouco as cordas (me atrapalhei um pouco da ultíma vez) e que a diferença foi gritante, de 1 alavancada leve desafinar, pra 5 fortes e não desafinar e voltar na mesma hora

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Sir.Paulo
Faz sim. Os modelos de corpo e dos "chanfros" mudaram. Existem 3 tipos "básicos" (um para cada década 50,60 e 70).
digorock
Você mandou fazê-lo em formato de guitarra? Isso é incomum...
No mais, só tem o madeiramento ali, não posso opinar...
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


daniel_guitar
No caso é vaselina sólida mesmo, pó de grafite (e não de borracha!!), só nos sulcos da pestana. As cordas tem que ser colocadas nas hastes com uma laceada e com poucas voltas, depois de afinar, puxe a corda, repetindo essa operação até a afinação estabilizar.
Abç

digorock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola!!!!

Pois é kra eu fiz o desenho de como queria e mandei para o luthier, vou adquirir mais fotografias com processos mais avançados para que voce tenho como avaliar

Abraço

daniel_guitar
Veterano
# fev/10 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ah foi mal pó de grafite, troquei vou comprar umas cordas, quebrei uma ontem e vou prestar mais atenção nisso, agora a ponte da paralela ao corpo, vou recolocar as molas novas também, aqueles carrinhos com roller pra uma guitarra que já tem nut com roller ajudam mais ainda a estabilizar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


daniel_guitar
Não muito.
Abç

NightHill
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

cara, um amigo do amigo meu quer me vender uma FENDER SOUTHERN CROSS por R$800,00 (pq o era do irmão dele q naum toca mais etc..), parece q tem alguns problemas (mas nada grave), vale apena compra, da pra revender facil depois de arrumada?

Sir.Paulo
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado Bertola

bd094
Veterano
# fev/10
· votar


Seiji e Mauricio Luiz Bertola


boa noite gostaria de saber como instalar isto!


http://www.artecsound.com/pickups/electronics/qdd.html

é a mesma coisa que isso:

http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-9298-circuito_ar tec_qddum_specialized_circuits_overdrive_distortion_para_guitarra




nao sei se um cara inexperiente pode fazer isso , mas mesmo assim gostaria da suas ajudas

obrigado

xanderayes
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A pergunta pode ser um pouco tonta, mas vou em frente mesmo assim.
Um dia desses tava dando uma olhada sem compromisso nos amps aqui na Teodoro Sampaio, e me deparei com um Meteoro (esqueci qual modelo), que ao invés de possuir um falante de 12", possuia 2 falantes de 6". Qual é melhor? A diferença é muito grande ou não há diferença nenhuma?

l Matheus l
Veterano
# fev/10
· votar


Ola Bertola,

Ultimamente, aqui onde eu moro (região de Curitiba) está tendo uma variação de temperatura violenta, tipo tá 35º e daqui a pouco chove e desce pra 10º.

E com isso, o braço de uma de minhas guitarras empenou (acho), tava trastejando pra cara***, o que é meio que normal por causa da variação da temperatura (talvez nem tanto assim :S). Mas eu pensei "Tá beleza, só da uma regulada no tensor que fica de boa, já fiz isso várias vezes". Eis o problema, o tensor não vira mais, dai fo*** né, ou chegou no limite ou quebrou.

(Irei no luthier Di Castelli's aqui de Curitiba semana que vem, inicialmente ia ser para uma regulagem geral de rotina, mas com essa agora...)

Sei que a troca de tensor é cara, mais cara quanto? Porque eu pesquisei e na Guitar Fetish o braço pra superstrato tá $49,99 o que me livraria daquele maldito imposto para produtos mais caros que 50 dólares.

Pra comprar e instalar o braço eu chuto uns 200, pois vou mandar pro Di Castelli's e as vezes ele é meio "carerinho" sabe...(acho caro porque nunca fiz isso, mas imagino que seja só parafusar o braço novo e colocar as tarraxas, já que o braço já vem com o LockNut)

Eu usei a busca e vi que muita gente e até mesmo você disse que nesses casos já vale mais a pena comprar outro braço, no meu caso, o braço da guitarra não é grande coisa, nem sei do que que é feito \o/.

Vamos dizer que ele quebrou, e eu tenha que trocar, acho que nem vale a pena, já compro outro braço, mas sairia tão caro a ponto de ser mais caro de que comprar outro braço e instalar?

Só estou perguntando porque eu só vou ter tempo de ir lá semana que vem, e já queria ir ficando por dentro de quanto irei desembolsar...

(Outra coisa, uma pergunta pessoal, braço de Ibanez RG ou Jackson? XD)

Vlw!

L T
Veterano
# fev/10
· votar


Fala mulecada, vi que existe um tipo de suporte pra partitura de mesa. Vi num video sobre violão do Masuda no youtube, gostaria de saber a marca e onde posso encontrar esse acessorio. Abrass

PS : Video em que o suporte aparece ( lá atras ) http://www.youtube.com/watch?v=1zPFOWCClBM

Symptom
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No caso de um violão com o tesor na parte de baixo do braço (não no headstock e sim perto do buraco do corpo) a lógica de mexer nele é a mesma? Sentido horário para apertar e levar o braço "para trás" e sentido anti-horário para soltar?

Thiago0
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola ou outros amigos

Tenho uma strato com ponte tremolo e queria saber se é possivel colocar uma ponte hardtail no lugar,e se é necessario muitas adaptações

De qualquer forma gostaria que ficasse o espaço atras da guitarra pois quero instalar ,aquele circuito ativo que o brian darick comentou assim poderia ter espaço para a bateria

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


NightHill
Peça um desconto porcnta dos problemas. Se vc já está pensando em vender, então não compre (a não ser que vc seja lojista).
brian darick
Esses pré-amplificadores são delicados e exigem prática na instalação. Procure um luthier habilitado.
xanderayes
Esqueça esses amps vagabundos com falantezinhos de rádio de pilha cara.
l Matheus l
Em 1º lugar vc deve consultar o luthier em questão e verificar vc mesmo se vale à pena, ou não, trocar o tensor. Se não, pesquise no E-Bay e no ML braços adequados para sua guitarra. Não esqueça que os tais US$ 50 são relativos ao preço total, incluindo o frete, e não apenas o preço da mercadoria.
L T
Nunca ví um desses.
Guilherme Megi
Muito boa guitarra.
Symptom
DEpende do tipo de tensor, e for de dupla ação, ou simples.
Thiago0
Possivel é, mas exige trabalho de luthiería. Basta vc cortar um bloco de madeira e inserir, sob pressão, atrás da base da ponte, bloqueando-a.
Abçs

Symptom
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

é de dupla ação (tá escrito dual action)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Symptom
Então vc terá que verificar por vc mesmo, pois tanto pode ser para um lado, como para o outro.
Abç

Thiago0
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se eu colocasse um pedaço de madeira na ponte tremolo travando ela é uma opção tbm né?

Será que ainda iria sobrar espaço para por a bateria do circuito ativo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Thiago0
Foi o que disse acima.

Thiago0
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Desculpa eu li ,so que na minha cabeça eu imaginei de outra forma

Outra pergunta ,é facil achar esses circuitos ativos,quais marcas fabricam,queria um com o som perto Mid-booster do Clapton

Obrigado pelos esclarecimentos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Thiago0
Cara, no ML tem.
Eu não gosto muito desses troços não....
Variação da Lei de Murphy: "...Quanto mais coisas tem; mais coisas irão quebrar..."
Abç

Thiago0
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
"...Quanto mais coisas tem; mais coisas irão quebrar..."
hauhauahauhauhaahau (pior que é verdade)

Gosto desses booster,e queria ver como fica,talvez eu compre o da Artec por ser uns R$ 40 se eu não me acostumar eu tiro,to querendo fazer um teste mesmo

Valeu

NightHill
Veterano
# fev/10
· votar


Vlw Bertola!

allan of metal
Veterano
# fev/10
· votar


CARA EU KERIA SABER SE UMA GUITARRA COM PONTE TREMOLO TEM COMO REGULAR PARA ALAVANCAR SUBINDO O TOM E NAO SOMENTE ABAIXANDO ISSO É POSSIVEL??????????
VLW..........

allan of metal
Veterano
# fev/10 · Editado por: allan of metal
· votar


post duplo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


allan of metal
Cara, não escreva em caixa alta.
Pode até ser, mas isso é inadequado, danifica a ponte e mesmo o corpo, força o braço e pode produzir empenos no meso. Portanto, esqueça isso.
Abç

Symptom
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Se não for pedir demais, poderia me explicar isso do tensor de ação dupla? O que muda?

zalao
Veterano
# fev/10
· votar


qto um luthier deveria cobrar +- pra regula uma guita?

paulinho pc
Veterano
# fev/10 · Editado por: paulinho pc
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde Bertola.
To afim de trocar minha squier deluxe hot hails por uma LP epiphone custom flame.Toquei nela,e a pegada é muito,mas muito melhor do que na strato,ou...pelo menos pra mim foi.
O cara pede 2600 nela a vista ou 3000 no prazo(é zerada),sendo q pega minha squier por 1200.
Dei uma fuçada na net e o preço parece ser por aí mesmo.
Agora,queria saber a sua opinião sobre ela,porque pode ser que eu esteja seduzido pelo momento.
Desde já agradeço.
Abs man.

KillerOfNight
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola me da um luz ai, se eu tirar o braço da minha strato pra mim customizar so o corpo eu terei que regular o tensor depois?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)