Fender Sourthen Cross x Fender Mexicana

Autor Mensagem
observador251
Veterano
# dez/09


Gostaria de Saber o que os músicos mais experientes acham. Qual das duas seria melhor. A méxicana seria nova. Tenho dado preferência à Sourthen Cross, mesmo usada, pela raridade. O que vocês acham?

observador251
Veterano
# dez/09
· votar


Sobre o assunto já escreveu Jaques Molina: "A Fender Stratocaster Southern Cross foi feita no Brasil por um breve periodo e era confeccionada de acordo com os designs originais. Seu corpo era de cedro e o braço de marfim. Se o braço estiver em boas condições, seu timbre e raridade fazem valer a pena".

observador251
Veterano
# dez/09
· votar


Em outra oportunidade, escreveu Jaques Molina: "Sua guitarra tem tudo para virar uma espécie de relíquia, pois foi produzida em um curto período de tempo, entre 1992 e 1995. Era uma linha denominada Southern Cross e possuía componentes importados comuns aos das mexicanas e coreanas da mesma época. Os instrumentos produzidos tinham uma ótima sonoridade, deixando um pouco a desejar apenas no acabamento e alguns pequenos detalhes. A madeira utilizada no corpo era o cedro rosa, leve e com excelente timbre. O braço era de pau-marfim, algo inusitado em guitarras Fender, haja vista que em nenhum outro país do mundo foi utilizada outra madeira que não fosse o tradicional maple na confecção dos braços das Stratocaster. Você é o feliz proprietário de uma raríssima Fender Stratocaster Southern Cross!"

observador251
Veterano
# dez/09
· votar


Gostaria de saber a opinião de vocês. Em breve poderei comprar uma Sourthen Cross, em bom estado, por R$1.100,00, ou então uma mexicana nova por um preço que varia entre R$1.500,00 a R$1.800,00.

O que vocês acham? Penso na Sourthen Cross pela raridade...

DaniloReis
Veterano
# dez/09
· votar


observador251

Brutality! 4 hits!

Mas eu iria de mexicana, por ser nova e ter mais valor de revenda.

daniel_guitar
Veterano
# dez/09
· votar


eu iria de mexicana, por ser nova e ter mais valor de revenda.(2)

daniel_guitar
Veterano
# dez/09
· votar


obs: não se iludi com esse lance de raridade não pq essas fender´s SC, só são realmente boas as 1° quando o pessoal da fender inspecionava pessoalmente os lotes, dpois disso são guitarras legais só

observador251
Veterano
# dez/09
· votar


Valeu, pessoal.
Mais alguma opinião?

observador251
Veterano
# jan/10
· votar


Mais nenhuma opiniãozinha? Se eu quiser comprar a fender méxico por pouco mais de R$1.500,00 só tenho amanhã. Detelhe, a guitarra é nova. Quanto à sourthen cross, estaria tudo certo para comprá-la amanhã.

Sgt. Eddie
Veterano
# jan/10
· votar


Cara, as chances de você se arrepender com a Mexicana são infinitamente menores de você se arrepender se pegar a Southern Cross.

Vá por mim, compre a MIM, que muitas pessoas tem, e você pode sempre pesquisar sobre ela em fóruns americanos, você vai ter um suporte muito melhor e uma revenda bem mais fácil.

Sem contar que eu não confio muito na sonoridade da Southern Cross.

Copos De Agua
Veterano
# jan/10
· votar


Cara, isso é muito controverso
Alguns dizem que são boas, enquanto outros dizem(o que parece ser a maioria) que elas são pesadas e mal feitas

Sioux
Veterano
# jan/10
· votar


MIM.

Fender Brasileira No ecxiste!

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Galera...
agora outra pergunta...

Qual é melhor... a Fender Japonesa ou a Mexicana??

Abraços!

Sioux
Veterano
# jan/10 · Editado por: Sioux
· votar


MIJ.

Pra mim a ordem é American, Japan e Mex.

;)

edalko
Veterano
# jan/10 · Editado por: edalko
· votar


observador251

Se tem interesse na southern cross, pega então uma giannini da mesma época. É identica, só nao tem "fender" no headstock.
Caps, madeiras, ferragens e construção iguais... e o precinho ó, baratim...

As americanas são as melhores.
As mexicanas são muito boas, das que tive e toquei todas excelentes.
As japonesas são otimas as reissue... nas demais tem que ter cuidado porque já vi algumas com sérios defeitos. Inclusive já tive uma photo flame em que os pivôs da ponte floyd rose tinham "rasgado" a madeira pela pressão das cordas e daí nao afinava de jeito nenhum. O comprador (ciente disso) mandou em luthier para refazer a furação, etc...
As coreanas nao tive muito acesso, mas a unica que vi nao tinha bom acabamento.

Se vc quer uma guita para revender bem depiis, pega uma american.
Se nao se importa com isso, teste algumas e veja qual vc gosta mais, independente de ser made in algum-lugar

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Legal, legal...

mas então pelo jeito... fora a "gringa" a mexicana é a mais confiável...

Abração

Ant--
Veterano
# jan/10 · Editado por: Ant--
· votar


Pesando os prós e os contras:

1) O corpo da mexicana nova é feito com várias emendas (7 partes). O da SC é uma peça única de Cedro. Ponto para a SC

2) o braço da mexicana é feito com 2 peças, mesmo sendo escala clara. O da SC é peça única (como as American). Ponto para a SC.

3) As ferragens são equivalentes, mas vale lembrar que a SC é antiga, de uma época em que ferragens eram melhores. E segundo o Carlos Assale a SC não perdia em nada para as japonesas. Ponto para a SC. (http://gilez.blogspot.com/2006/05/verdadeira-histria-do-meu-baixo.html http://gilez.blogspot.com/2006/05/verdadeira-histria-do-meu-baixo.html )

4) Os captadores da mexicana são cerâmicos, enquanto a SC possui captação de Alnico (também antigos, de uma época boa). Ponto para a SC.

5) Algumas SC possuem acabamento ruim, já as mexicanas possuem bom acabamento, assim como a maioria das guitarras atuais, mesmo as medianas. A tecnologia aliada à mão de obra barata permite isso. Ponto para a Mex.

6) A desinformação a respeito da Fender Southern Cross faz com que seja discriminada, comprometendo o preço de revenda. O contrário acontece com a MIM, que a maioria acha que por possuir o nome Fender no headstock (e não ser fabricada no Brasil) é o supra-sumo das guitarras, fazendo com que seja super-valorizada. Ponto para a Mex.

E bom considerar também que as Sothern Cross encontradas no mercado foram fabricadas há mais de 15 anos e algumas (principalmente as que estão à venda) podem não estar bem conservadas. Aquelas que estão bem conservadas os donos não querem vender justamente porque o preço de revenda não compensa. (http://www.ivox.com.br/opiniao/?id=5717http://www.ivox.com.br/opiniao/ ?id=5717)

Conclusão: me parece que o melhor e mais seguro é pegar uma mexicana mesmo. Embora isso não queira dizer de maneira alguma que seja melhor instrumento do que uma SC.

Guigster
Veterano
# jan/10
· votar


Tenho uma Fender Telecaster mexicana (caps. americanos) e sou muito feliz com ela.
Já toquei com uma Fender Stratocaster SC, me desculpem mas não gostei! Seu timbre era ruim, acabamento mais ou menos.
Acredito que a mexicana ainda é melhor opção!

keyson
Veterano
# jan/10 · Editado por: keyson
· votar


Eu tenho uma Southern Cross.
Gosto dela, comprei por 250,00 gastei 120,00 em manutenção, troca de trastes. Está boasinha. Alguém já viu melhor custo benefício que este?

Eu aconselharia pegar uma guitarra usada, de qualidade, mesmo que com vários problemas, e conserta-la.

Comprei uma fender mexicana usada em perfeito estado por 750,00 a três anos.

Não tenho um pingo de vontade de ter uma guitarra nova. O som que tiro com minha s guitarras é excelente para mim.

Você vai gravar um DVD? Se não, e você se importa mesmo é com o som, COMPRE UMA GUITARRA USADA.

Mas eu não daria mais de 1000,00 em uma SC.

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


Fotos em www.keyson.com.br

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


observador251

Se vc quer pra tela por bastante tempo prefira a Sourthen

Se vc quer pra depois adquirir uma Fender Americana ou uma mais top, pega a Mexicana.

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Caramba... pagou 750 numa mexicana???
Estavam baratas na época hein... hj a mais em conta está na faixa de 1600 no ML.

abraços

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades
Caramba... pagou 750 numa mexicana???
Estavam baratas na época hein... hj a mais em conta está na faixa de 1600 no ML.

Pois é, comprei de um lutier, já veio toda reguladinha, desejo para qualquer um...

Para comprar uma nova, eu iria de Parker 1000,00. Ou uma Fender americana logo...

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Fender americana.. quem me dera ter grana..
o orçamento pra minha guitarra pode ir até milão!

keyson
Veterano
# jan/10 · Editado por: keyson
· votar


Niandra Lades
o orçamento pra minha guitarra pode ir até milão!
Sou defensor das guitarras usadas. Cara, descobre alguém que queira vender uma guitarra boa com algum problema, por exemplo, uma Sourthen Cross com o braço empenado. Voce paga nela uns 300,00, manda fazer um braço por mais 300,00, e vc vai ter uma guitarra bacana, por menos de 1000,00.
Essa é a minha visão...
Só vou comprar guitarra nova se um dia eu tiver que gravar um DVD...

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades

Que guitarra eh essa?

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Então..
estou entre Strato e Semi acustica.

De semi acustica estou interessado na Condor JC-502
E de Strato na Tagima T-635

São as que mais me chamaram a atenção.

Mas são novas né.... em termos de guitarras usadas ainda não corri atrás de nada. Tem algo aí?

Abraços

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades
Tagima eu não compraria nem usada, acho que a madeira usada nela é de baixa qualidade. Nunca vi ninguém tocando blues, ou jazz com elas; dai você já percebe a deficiencia na qualidade do som limpo. Todos que usam tagima entopem seus sons com efeitos e distorções...
A condor com certeza é melhor.
Mas SC usada é melhor

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Com certeza.... quer me vender a sua?
hehehe

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades
Com certeza.... quer me vender a sua?
Quem sabe... estou querendo ir a São Paulo, posso levar uma

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Sourthen Cross x Fender Mexicana